Pular para o conteúdo principal

Ganhe a América, mas não me faça chorar

Ainda não percebo variarem os matizes do vermelho e do preto que o revestem, então não vá pensando que anda dotado de maior grandeza somente porque anda aprontando poucas e boas pelos campos do Brasil. Pouco me importa se têm falado de você e muito menos ainda o que têm falado. Reconheça-te a ti mesmo, portanto. Saiba se colocar no seu lugar. Aja como homem, antes de tudo. Não aceite os elogios de ocasião, pois nunca antes haviam lhe enxergado a importância. A sua grandeza, isto eu já o havia dito antes, é a grandeza que habita o meu coração. Somente no meu coração e no meu pensamento você seria capaz de ultrapassar o Goiás, o Botafogo, o Grêmio, o Atlético-PR e, ainda que seja matematicamente impossível, até mesmo o Cruzeiro, pois sou eu que sempre vi em você valentia e não houve e nem haverá pra mim agremiação no mundo que possa nos amedontrar. Mas agora vejo que quer me desafiar. Quer desafiar a minha ficção. Quer, finalmente, pôr em prática tudo o que eu bradava para outrém a seu respeito. Quer, por fim, transgredir, deixar de ser um time boa praça para reclamar um lugar na América, para pôr a flamular no alto da Bolívia ou por entre as ruas elegantes de Buenos Aires a nossa bandeira. Vejo que me tomou até o discurso. Fala e se comporta agora de modo a me reproduzir os delírios, esfregando na cara de quem quer que seja esse seu escudo imponente, o mesmo que ajudo, com a minha contemplação e zelo diários, a manter todo cheio de fulgor, tal como você agora o ostenta na parte de cima da tabela de classificação. Não queira perder os meus cuidados. Não faça pouco caso dos beijos no escudo que te dou às escondidas, antes e depois de dormir. Peça-me que te deixe, se preciso, mas não venda a minha paixão. Continue a ser valente por entender somente e tão somente que a galhardia lhe é parte constituinte do espírito. Seja honesto comigo. Estou com medo de você. Não estou preparado para te ver ainda mais altivo, figurando honrosamente entre os grandes do País, metido por aí em viagens internacionais, irrompendo fronteiras, devastando novos corações, adorado como um clube cosmopolita e como uma força nacional. Quero que repense tudo isso. O mundo pode não estar preparado para a sua força. Sei bem o que te digo, pois Sr. Vuvuca, meu vizinho, também te carrega no coração e me segredou que somente sairia ao seu encontro se, de fato, você vier a abocanhar uma vaga na América. Pelo silêncio na cidade, te garanto que há outros vuvucas por aí, pois o comedimento nos é uma marca registrada, fruto talvez do seu histórico de parcas conquistas. Então, pense bem: se você for mesmo seguir impetuoso e resolver mesmo invadir esse tal G-4, como a nossa cidade comportaria esse amontoado de gente que sairia às ruas em inebriada celebração? Não vê a tensão que você instalou em Salvador? Não vê que estamos todos em silêncio, somente à espera de que ganhe os jogos de quarta e de domingo para que, por fim, saiamos por aí, então com os peitos cheios de orgulho, a gritar o seu nome pela capital, pela região metropolitana, por Sergipe, pelas Alagoas, por Pernambuco, por Minas Gerais e por todos os demais cantos do Brasil? Avalie bem o que fará. Prefiro, confesso, a continuidade da simples liturgia a que nos habituamos conjuntamente. Não queria tanto assim te ver campeão. Isso era coisa que eu dizia no bar. Dizia pra animar os meus primos. Somente para fazê-los suspirar e lhes imaginar o sonho da conquista flutuando em seus espíritos. Na verdade, eu só te empresto o meu amor pra te ver entrar em campo. Só vou ao seu encontro pra reencontrar a alegria daqueloutros que também são apaixonados por você. Vou lá e faço o de sempre. Você entra e eu te aplaudo, embalado pelo batuque ritmado da galera. Vivemos aqui uma relação altruísta de troca. Você nos energiza os tambores e nós fazemos de você um Leão. Sem nós, não se materializaria em você um Leão. Então te peço, mais uma vez, meu Leão, que tome muito cuidado. Se vai mesmo se meter no G-4, o faça com segurança. Certifique-se de que estarão inteiros os nossos corações. Temor dentro deles jamais haverá. Estaremos contigo, porra. Mas a certeza que te dou é uma só: se nada der certo, te amarei ainda mais, seu porra, e já chorei o que eu tinha que chorar agora, porque eu nunca senti tanto orgulho de você, seu filho da puta. Então vá lá e meta a porra no Cruzeiro mesmo, me chame pra acabar com o Santos, pra dilacerar o Criciúma, pra desonrar o Flamengo e pra fechar com chave de ouro contra o Atlético-MG. Depois, nem precisa me chamar: eu estarei nas ruas, de bandeira empunhada, de rosto pintado, cantando feito um menino até perder a voz. Ou então, se aqueles que ainda escondem o amor por você vierem a me surpreender, vou conter a minha empolgação e ouvir uma cidade inteira cantar por mim.

Rafael França, sem vergonha de confessar o amor pelo Esporte Clube Vitória, em 12 de novembro de 2013, véspera do jogo contra o Cruzeiro, sem medo de ser frustrado por um eventual fracasso na luta do Leão da Barra por conquistar uma vaga na Taça Libertadores da América no ano seguinte. A sua paixão pelo Nêgo é burra e eterna.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EDMÉIA WILLIAMS - UM EXEMPLO DE FORÇA E CORAGEM

Vivemos em um mundo altamente egoísta. São raras as ações de humanitarismo e solidariedade. Por isso mesmo, elas merecem grande destaque. São poucos os relatos de pessoas que abandonam o seu cotidiano e a sua comodidade para contribuírem para o bem-estar do próximo. A “personalidade da semana” do INTITULÁVEL é uma dessas exceções da sociedade hodierna. Edméia Willians nasceu em Santarém, interior do Pará. Entretanto, sua família migrou para Salvador, na Bahia, onde ela passou a maior parte de sua vida. Aqui ela cresceu, realizou seus estudos, se casou, constitui família e obteve os bacharelados em Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Música. A sua vida era normal, como de muitos. Passou a morar no Rio de Janeiro, devido ao emprego de seu marido. Chegou até a morar no Iraque, ainda na época de Sadan, também por motivos profissionais relativos ao seu esposo. Tudo transcorria normalmente até que duas tragédias mudaram a história de sua vida. Em um período muito curto, Edméia perdeu o seu es

POR DENTRO DA CAIXA DE PANDORA

Mais uma operação da Polícia Federal. Seu nome: CAIXA DE PANDORA. Os resultados: corrupção, caixa dois, mensalão. Envolvidos: José Roberto Arruda (DEM) - governador do Distrito Federal , Paulo Octávio (DEM) - vice-governador, Durval Barbosa (o delator) - secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal e mais uma corja enorme de deputados distritais corruptos. E o que podemos aprender com tudo isso? Vamos começar pelo excêntrico nome da operação policial. Pandora é uma personagem da mitologia grega, considerada a primeira mulher, filha primogênita de Zeus. A famosa Caixa de Pandora era usada por ela para guardar lembranças e a sua mente. A tragédia aconteceu quando ela guardou lá um colar que seu pai havia dado a ela. A caixa não podia guardar bens materiais e por isso o colar foi destruído. Pandora entra em depressão e tenta dar fim na caixa, mas ela era indestrutível. Por fim, ela se mata, por não conseguir continuar vivendo carregando aquela maldição. Comumente, a expres

TELA AZUL

Meu recente deslumbramento com a qualidade dos livros de Fernanda Torres permitiu que eu olhasse o livro da Maitê (É duro ser cabra na Etiópia) com olhar caridoso, adquirindo-o para o longínquo voo. A leitura diferente e intrigante, com textos de vários autores desconhecidos, rememorou em mim que o meu prazer de ler sempre foi equivalente ao de escrever. Apesar da voracidade para acabar o livro, a rinite estava atacada. Além disso, os últimos dias haviam sido bem cansativos. Decidi, então, tentar cochilar. Fone no ouvido, voo de cruzeiro. O barulho das crianças no assento de trás não era mais tão perceptível. O avião estava acima da enorme nebulosidade e eu observei a luminosidade variando na asa para avaliar possíveis turbulências. Tudo planejado, era hora de tentar dormir, coisa rara para mim em voos. Entre as variadas cochiladas, a mente tentava conciliar o descanso exigido e a consciência plena da situação. Num dos lampejos, após tornar a fechar os olhos, vi tudo azul.