Pular para o conteúdo principal

MUDANÇA

Esse é o título do primeiro capítulo de Vidas Secas, do brilhante Graciliano Ramos. É também o nome de uma das melhores crônicas de Clarice Lispector, a circunspecta escritora incompreendida. Mas a denominação acima não quer fazer menção a qualquer dos belíssimos trabalhos literários. Trata-se de assunto de foro íntimo. Às vésperas de uma brusca mudança, resolvi escrever. E olha que são infindáveis as coisas que tenho por fazer. Para variar, estou na iminência de mais um concurso público. A cabeça cheia de problemas e agonias. O mundo de fora estressando e eu resolvi mergulhar no mundo virtual. Esse mesmo que abriga o Intitulável e muitas vezes priva-nos da realidade. Lembrei-me do blog após visitar as páginas que comumente visito: email, concurso, noticiário, revistas e, ultimamente, rede social. Me deparei com três belos textos que não havia lido. Lembrei o quanto é belo escrever, fazer poesia jasmim. O quanto é perspicaz decrever a vida cotidiana e social. O quanto é brilhante expressar de forma metalinguística as agruras de por no papel o que queremos. E muitas vezes o que não queremos. São muitas as coisas a mudar. Lições são aprendidas diariamente. O vento carrega a folha e ela é subelevada, pois inocuamente não pode se defender. Nosso curso é traçado, rigorosamente desenhado por nossas intenções e ações. Temos um mundo a descobrir lá fora. Um planeta a salvar. Uma humanidade para compartilhar. Há os amigos. Parentes. Convenções sociais. Dogmas religiosos. Sempre haverá. Mas o que muitos chamam de ‘destino’ é nada mais que consequência de nossas buscas. E a vida é uma eterna procura, alguém discorda? Há sempre algo novo a aprender, lugar novo a conhecer, sensação nova a perscrutar, aventura nova a animar. É o cerne da vida: a mudança. E nem mesmo o mais ortodoxo, o mais conservador, o mais categoricamente rotineiro consegue se manter isento do poder da mudança. Pensamentos. Atos. Fatos. O futuro nos espera, sofregamente. Marchemos, pois. Sim!

Comentários

JOCIMAR FRANÇA disse…
A capacidade de expressar o que sentimos e até o que não sabemos que sentimos através da palavra escrita torna esse mecanismo o mais fascinante. Surgem novas redes sociais, equipamentos mais sofisticados para acessá-las, novas empresas com velocidade de acesso cada vez maior, mas o fato é que a principal forma de comunicação continua sendo a escrita. E aqui estou eu utilizando desse mecanismo de forma prolixa para dizer que me delicio quando visito este blog. Obrigado senhores.
Anseios... Marchemos sim, pois ainda há muito que vir. Abraços.
Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.

Postagens mais visitadas deste blog

EDMÉIA WILLIAMS - UM EXEMPLO DE FORÇA E CORAGEM

Vivemos em um mundo altamente egoísta. São raras as ações de humanitarismo e solidariedade. Por isso mesmo, elas merecem grande destaque. São poucos os relatos de pessoas que abandonam o seu cotidiano e a sua comodidade para contribuírem para o bem-estar do próximo. A “personalidade da semana” do INTITULÁVEL é uma dessas exceções da sociedade hodierna. Edméia Willians nasceu em Santarém, interior do Pará. Entretanto, sua família migrou para Salvador, na Bahia, onde ela passou a maior parte de sua vida. Aqui ela cresceu, realizou seus estudos, se casou, constitui família e obteve os bacharelados em Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Música. A sua vida era normal, como de muitos. Passou a morar no Rio de Janeiro, devido ao emprego de seu marido. Chegou até a morar no Iraque, ainda na época de Sadan, também por motivos profissionais relativos ao seu esposo. Tudo transcorria normalmente até que duas tragédias mudaram a história de sua vida. Em um período muito curto, Edméia perdeu o seu es

POR DENTRO DA CAIXA DE PANDORA

Mais uma operação da Polícia Federal. Seu nome: CAIXA DE PANDORA. Os resultados: corrupção, caixa dois, mensalão. Envolvidos: José Roberto Arruda (DEM) - governador do Distrito Federal , Paulo Octávio (DEM) - vice-governador, Durval Barbosa (o delator) - secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal e mais uma corja enorme de deputados distritais corruptos. E o que podemos aprender com tudo isso? Vamos começar pelo excêntrico nome da operação policial. Pandora é uma personagem da mitologia grega, considerada a primeira mulher, filha primogênita de Zeus. A famosa Caixa de Pandora era usada por ela para guardar lembranças e a sua mente. A tragédia aconteceu quando ela guardou lá um colar que seu pai havia dado a ela. A caixa não podia guardar bens materiais e por isso o colar foi destruído. Pandora entra em depressão e tenta dar fim na caixa, mas ela era indestrutível. Por fim, ela se mata, por não conseguir continuar vivendo carregando aquela maldição. Comumente, a expres

TELA AZUL

Meu recente deslumbramento com a qualidade dos livros de Fernanda Torres permitiu que eu olhasse o livro da Maitê (É duro ser cabra na Etiópia) com olhar caridoso, adquirindo-o para o longínquo voo. A leitura diferente e intrigante, com textos de vários autores desconhecidos, rememorou em mim que o meu prazer de ler sempre foi equivalente ao de escrever. Apesar da voracidade para acabar o livro, a rinite estava atacada. Além disso, os últimos dias haviam sido bem cansativos. Decidi, então, tentar cochilar. Fone no ouvido, voo de cruzeiro. O barulho das crianças no assento de trás não era mais tão perceptível. O avião estava acima da enorme nebulosidade e eu observei a luminosidade variando na asa para avaliar possíveis turbulências. Tudo planejado, era hora de tentar dormir, coisa rara para mim em voos. Entre as variadas cochiladas, a mente tentava conciliar o descanso exigido e a consciência plena da situação. Num dos lampejos, após tornar a fechar os olhos, vi tudo azul.