Pular para o conteúdo principal

Prateleiras da vida

Crônica de Armando Oliveira

A cobrança é intensa, mas sua possibilidade de quitação fica cada vez mais tão remota quanto o da nossa dívida externa.
Pedem-me um livro, se possível pinçado de quinze anos de escrivinhações diárias nesta imorata folha.
Matéria, não falta, reconheço, a maioria mera sucata do cotidiano, assuntos que se perderam na voragem do tempo, coisas mais minhas que do tolerante leitorado.
Por sinal, acho que escrevo mais pra mim do que pros outros, daí esta relutância em encadernar vivências, anseios e frustrações.
Dia desses dei uma relida em vários recortes, generosamente colecionados por mãos amigas e muito queridas, encontrando dificuldades em admitir sua autoria.
Tive fases de romantismo piegas, ira mal contida, descrença assumida, ironia cruel, como juntar tudo isso numa obra que se pretende coerente?
A quem interessaria bisbilhotar meus bons e maus humores, essa vocação de mutante potencial, essa vontade de ficar, mas tendo que ir embora (e vice-versa), essa procura vã da harmonia total entre o desejado e o possível?
Francamente, não sei.
Às vezes me acho ótimo (perdão, leitores), não raro me julgo péssimo, eventuais manifestações de terceiros me deixam envaidecido, sem me fazer totalmente a cabeça.
Nunca consegui rotular tanta escrevinhação como artigo de consumo, daí, quem sabe, minha dificuldade em negociá-la bem.
Pode parecer falsa modéstia - forma sutil de vaidade -, porém a ideia de vir a comprar um livro "meu" foge a qualquer cogitação.
Se, como pai da criança, reluto em abraçá-la, como ter a veleidade de vê-la amada por estranhos?
Quando alguém a coloca nas nuvens, embora a referência me acaricie o ego, fico a imaginar o que pode existir por trás do elogio.
Admito ter tocado fundo certas pessoas muito especiais, mas não transfiro tal especialidade ao instrumento da admiração.
Rigor excessivo comigo mesmo, talvez, ou simples insegurança, como diria um psicanalista de plantão.
Invejo os que vão à luta, originais sob o sovaco, forçação de barra sobre os editores, "lobby" entre os amigos da imprensa, o sucesso literário depende tanto da inspiração quanto da transpiração.
O ter uma veneração quase mística pela boa literatura, também atrapalha um pouco.
Tem umas feras aí que me desestimulam a alcançá-las, nem pensar jogar no terceiro time, só para estar no jogo, esbarra na minha ausência de espírito olímpico.
Foi uma onda dessas que me cortou as pretensões musicais, ou Baden Powell com três meses de aprendizado, ou viola largada no canto.
Nada menos do que o máximo, e olhem que não cultivo qualquer tipo de megalomania, fica difícil explicar.
Parece até que estou, mais uma vez, me desculpando pela esterilidade literária, o prazer independe da procriação, mas em matéria de livro a vasectomia é irreversível.
Freudianamente falando, esta preferência pelos textos curtos e descartáveis certamente sintetiza a afetividade capaz de se repartir generosamente, com eventuais variações de intensidade.
Livro é igualzinho a casamento: depois da "noite de autógrafos", há que se arcar com toda uma possibilidade de encalhe nas prateleiras da vida.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EDMÉIA WILLIAMS - UM EXEMPLO DE FORÇA E CORAGEM

Vivemos em um mundo altamente egoísta. São raras as ações de humanitarismo e solidariedade. Por isso mesmo, elas merecem grande destaque. São poucos os relatos de pessoas que abandonam o seu cotidiano e a sua comodidade para contribuírem para o bem-estar do próximo. A “personalidade da semana” do INTITULÁVEL é uma dessas exceções da sociedade hodierna. Edméia Willians nasceu em Santarém, interior do Pará. Entretanto, sua família migrou para Salvador, na Bahia, onde ela passou a maior parte de sua vida. Aqui ela cresceu, realizou seus estudos, se casou, constitui família e obteve os bacharelados em Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Música. A sua vida era normal, como de muitos. Passou a morar no Rio de Janeiro, devido ao emprego de seu marido. Chegou até a morar no Iraque, ainda na época de Sadan, também por motivos profissionais relativos ao seu esposo. Tudo transcorria normalmente até que duas tragédias mudaram a história de sua vida. Em um período muito curto, Edméia perdeu o seu es

POR DENTRO DA CAIXA DE PANDORA

Mais uma operação da Polícia Federal. Seu nome: CAIXA DE PANDORA. Os resultados: corrupção, caixa dois, mensalão. Envolvidos: José Roberto Arruda (DEM) - governador do Distrito Federal , Paulo Octávio (DEM) - vice-governador, Durval Barbosa (o delator) - secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal e mais uma corja enorme de deputados distritais corruptos. E o que podemos aprender com tudo isso? Vamos começar pelo excêntrico nome da operação policial. Pandora é uma personagem da mitologia grega, considerada a primeira mulher, filha primogênita de Zeus. A famosa Caixa de Pandora era usada por ela para guardar lembranças e a sua mente. A tragédia aconteceu quando ela guardou lá um colar que seu pai havia dado a ela. A caixa não podia guardar bens materiais e por isso o colar foi destruído. Pandora entra em depressão e tenta dar fim na caixa, mas ela era indestrutível. Por fim, ela se mata, por não conseguir continuar vivendo carregando aquela maldição. Comumente, a expres

TELA AZUL

Meu recente deslumbramento com a qualidade dos livros de Fernanda Torres permitiu que eu olhasse o livro da Maitê (É duro ser cabra na Etiópia) com olhar caridoso, adquirindo-o para o longínquo voo. A leitura diferente e intrigante, com textos de vários autores desconhecidos, rememorou em mim que o meu prazer de ler sempre foi equivalente ao de escrever. Apesar da voracidade para acabar o livro, a rinite estava atacada. Além disso, os últimos dias haviam sido bem cansativos. Decidi, então, tentar cochilar. Fone no ouvido, voo de cruzeiro. O barulho das crianças no assento de trás não era mais tão perceptível. O avião estava acima da enorme nebulosidade e eu observei a luminosidade variando na asa para avaliar possíveis turbulências. Tudo planejado, era hora de tentar dormir, coisa rara para mim em voos. Entre as variadas cochiladas, a mente tentava conciliar o descanso exigido e a consciência plena da situação. Num dos lampejos, após tornar a fechar os olhos, vi tudo azul.