Pular para o conteúdo principal

Carta ao meu filho


Vendo assim tão de perto, não dá para medir quantos são os matizes que colorem os olhos da sua futura mãe, filho, mas posso lhe assegurar que, se eles forem ajuntados ao esverdeamento predominante dos meus, você chegará a esse mundo muito mais deslumbrante do que deslumbrado, íris tão hibridizadas como as que antevejo em seu olhar ainda por aqui não testemunhei, e sobre isso lhe dou igualmente a minha palavra.
Deve estar a se perguntar que assanhamento indisfarçado é esse de minha parte, broto, e me parecerá esperto também se, levado pela presunção, você chegar à consequente conclusão de que há mesmo neste mundo uma cocota que justifique todo esse meu esforço em vida, sendo ela portadora de reciprocidade nos gestos e no amor, inteiramente qualificada a lhe carregar nos braços do instante do seu primeiro ingresso de ar no peito até o terceiro ou o quarto ano da infância, e, ainda por cima, apaixonada como todas as verdadeiras mães costumam ser pelos seus filhos.
Não ignore, porém, os tempos difíceis que atravessamos e ainda os que virão, o que, por conseguinte, adiarão a sua chegada. Não ignore o pai claudicante que a vida, o destino, os deuses ou os números colocaram em seu caminho e, numa primeira demonstração da cumplicidade que espero exista doravante entre nós, respeite essa minha fase sem dinheiro, sem sofá e sem todas as outras condições minimamente necessárias para que eu me sinta seguro para, enfim, lhe trazer ao mundo e lhe apresentar pessoalmente ao Vitória e às outras maravilhas deste nosso universo.
Não se queixe tanto assim de ser, por enquanto, uma não matéria, pois, antes muitíssimo pelo contrário, desprovidos de qualquer coisa somos nós, os encarnados, que cada vez mais temos perdido os rumos e, veja você, cedido até mesmo à pecaminosa tentação de viver duas vidas, uma andante e outra no facebook.
O que quero lhe dizer é que, vindo para cá, daremos alguns passeios, você aprenderá alguns palavrões, conhecerá a internet, tomará parte da falsidade humana e nada mais além disso, porque, no mundo em que o seu papai habita quase tudo é insípido, tirante apenas o que, de modo resumido, tem por detrás de cada composição o sabor do sal ou do açúcar.
Mas, como imagino que deva estar bastante ocupado aí no poleiro, não tomarei muito mais o seu tempo. Não se preocupe: teremos mais papo de homem para homem adiante. Antes, só para que se prepare melhor para o mundo que o aguarda, vou lhe deixar a par de um acontecimento gritante: aqui na Bahia, cerca de 200 municípios estão assolados por uma seca como nunca antes fora registrada. Pouco se lê, se vê ou se ouve sobre isso nos jornais, mas um deles chegou a destacar que, por conta desta intempérie, o famigerado São João terá prejuízos alarmantes. Mas ainda não dou conta de lhe dizer se eles sabem que, neste contexto, tem gente a morrer desgraçadamente de sede.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

EDMÉIA WILLIAMS - UM EXEMPLO DE FORÇA E CORAGEM

Vivemos em um mundo altamente egoísta. São raras as ações de humanitarismo e solidariedade. Por isso mesmo, elas merecem grande destaque. São poucos os relatos de pessoas que abandonam o seu cotidiano e a sua comodidade para contribuírem para o bem-estar do próximo. A “personalidade da semana” do INTITULÁVEL é uma dessas exceções da sociedade hodierna. Edméia Willians nasceu em Santarém, interior do Pará. Entretanto, sua família migrou para Salvador, na Bahia, onde ela passou a maior parte de sua vida. Aqui ela cresceu, realizou seus estudos, se casou, constitui família e obteve os bacharelados em Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Música. A sua vida era normal, como de muitos. Passou a morar no Rio de Janeiro, devido ao emprego de seu marido. Chegou até a morar no Iraque, ainda na época de Sadan, também por motivos profissionais relativos ao seu esposo. Tudo transcorria normalmente até que duas tragédias mudaram a história de sua vida. Em um período muito curto, Edméia perdeu o seu es

POR DENTRO DA CAIXA DE PANDORA

Mais uma operação da Polícia Federal. Seu nome: CAIXA DE PANDORA. Os resultados: corrupção, caixa dois, mensalão. Envolvidos: José Roberto Arruda (DEM) - governador do Distrito Federal , Paulo Octávio (DEM) - vice-governador, Durval Barbosa (o delator) - secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal e mais uma corja enorme de deputados distritais corruptos. E o que podemos aprender com tudo isso? Vamos começar pelo excêntrico nome da operação policial. Pandora é uma personagem da mitologia grega, considerada a primeira mulher, filha primogênita de Zeus. A famosa Caixa de Pandora era usada por ela para guardar lembranças e a sua mente. A tragédia aconteceu quando ela guardou lá um colar que seu pai havia dado a ela. A caixa não podia guardar bens materiais e por isso o colar foi destruído. Pandora entra em depressão e tenta dar fim na caixa, mas ela era indestrutível. Por fim, ela se mata, por não conseguir continuar vivendo carregando aquela maldição. Comumente, a expres

TELA AZUL

Meu recente deslumbramento com a qualidade dos livros de Fernanda Torres permitiu que eu olhasse o livro da Maitê (É duro ser cabra na Etiópia) com olhar caridoso, adquirindo-o para o longínquo voo. A leitura diferente e intrigante, com textos de vários autores desconhecidos, rememorou em mim que o meu prazer de ler sempre foi equivalente ao de escrever. Apesar da voracidade para acabar o livro, a rinite estava atacada. Além disso, os últimos dias haviam sido bem cansativos. Decidi, então, tentar cochilar. Fone no ouvido, voo de cruzeiro. O barulho das crianças no assento de trás não era mais tão perceptível. O avião estava acima da enorme nebulosidade e eu observei a luminosidade variando na asa para avaliar possíveis turbulências. Tudo planejado, era hora de tentar dormir, coisa rara para mim em voos. Entre as variadas cochiladas, a mente tentava conciliar o descanso exigido e a consciência plena da situação. Num dos lampejos, após tornar a fechar os olhos, vi tudo azul.