Pular para o conteúdo principal

Domingão

Texto enviado por Danilo França

Domingo normalmente é visto por muitos como um dia de veraneio. Dia de ir ao shopping, de sair com a namorada, de curtir um bronzeado à beira mar, de beber uma cervejinha com os amigos, de reunir toda a família para comer um churrasquinho, e é também um dia especial para quase todos os adeptos religiosos, pois utilizam deste dia para fazerem suas preces, visitarem as igrejas que congregam e consequentemente dedicarem devoções aos seus deuses ou ao seu único Deus.

Enfim, o domingo de fato é um dia aproveitado e agradável a quase toda a população, digo quase, pois existem aqueles que neste garboso dia, trabalham. Algumas pessoas que se encontram neste último quadro são imprescindíveis, pois corroboram para com a garantia de um dia de paz, de harmonia, de alegria etc, como os policias, quando não estão em greve, é claro, mas essa é outra história.

Sem mais protelações, direi de fato o que me leva a escrever. Falarei sobre o que leva o meu domingo a ser maravilhoso, e sei que o mesmo acontece na vida de muitos: o futebol. Para alguns, apenas mais um estilo esportivo, para muitos outros, uma paixão, uma obra-prima, um manjar dos deuses, uma palavra com sete letras, mas com inúmeras interpretações, com uma capacidade singular de alterar o ritmo cardíaco de um torcedor no estádio do seu time do coração, palavra que faz com que o sistema límbico, responsável pelo controle das emoções, envie informações às glândulas lacrimais, que permitem que as lágrimas rolem em nosso rosto.

O motivo? O único motivo é termos vislumbrado a bola estufando a rede do time adversário. Sei que pessoas dirão que isso é uma hipérbole da minha parte, mas os diversos torcedores assíduos ou não dos estádios, sabem que o meu relato é verdadeiro. Uma sensação indescritível que, através de verbos, de frases, de orações, de adjetivos, de figuras de linguagem, e de todos os atributos da Língua Portuguesa que temos ao nosso dispor, jamais conseguirão descrever tudo o que de fato acontece com um amante do futebol. Quem sabe um dia isso se torne tema de pesquisa para um doutorado.

Saudações a todos os que, assim como eu, fazem parte desse grupo de apaixonados pelo futebol.

Comentários

Anônimo disse…
Bom, não sou muito amante de futebol, mas como adoro bons textos não podia deixar de passar por aqui pra conferir as novidades.
Parabéns pelo blog, ele continua ótimo e com conteúdo de qualidade. :)

Abraços!
Gabriel França disse…
Nada melhor que adicionar mais um França para aumentar a qualidade do nosso blog. Ótima estreia, meu parceiro. Começou falando sobre um tema em que todos nós somos suspeitíssimos pra falar: adoramos esse esporte viciante. Já tenho a certeza de que este foi apenas o primeiro dos seus bons textos que virão. E não se surpreendam, leitores, se este rapaz lhe falar sobre política, religião, cultura, ou quaisquer outros temas: ele tem capacidade e vai nos ajudar muito por aqui.
Grande abraço, meu velho!
Danilo França disse…
Valeu, Gabriel.
É uma honra poder escrever juntamente com exímios escritores. Muito obrigado pela oportunidade, sou deveras grato pelo apoio de todos vocês. Quem sabe um outro dia, volto a publicar outros textos aqui no Blog, sei que a melhor maneira de se aperefeiçoar a escrita, é através da prática contínua, portanto, me comprometo a continuar treinando.
Parabéns pelo Blog. O seu reconhecimento é a prova da sua grandeza.
Abraço a todos.
JOCIMAR FRANÇA disse…
Futebol...arte que se vê. Mas como toda boa arte, inspira outros artistas e transforma-se em arte que se lê, como já o fez o mestre do tema Armando Nogueira. Aqui vislumbramos um iníciante na escrita, mas não nos futebol e como craque que é da arte criada pelos ingleses, acredito que já pode ser considerado um talento nesse novo campo. O desejo já o transforma numa gratíssima novidade. Ah, eu sou o pai dele! rsrsrs Beijão meu filho. Valeu mesmo.!

Postagens mais visitadas deste blog

EDMÉIA WILLIAMS - UM EXEMPLO DE FORÇA E CORAGEM

Vivemos em um mundo altamente egoísta. São raras as ações de humanitarismo e solidariedade. Por isso mesmo, elas merecem grande destaque. São poucos os relatos de pessoas que abandonam o seu cotidiano e a sua comodidade para contribuírem para o bem-estar do próximo. A “personalidade da semana” do INTITULÁVEL é uma dessas exceções da sociedade hodierna. Edméia Willians nasceu em Santarém, interior do Pará. Entretanto, sua família migrou para Salvador, na Bahia, onde ela passou a maior parte de sua vida. Aqui ela cresceu, realizou seus estudos, se casou, constitui família e obteve os bacharelados em Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Música. A sua vida era normal, como de muitos. Passou a morar no Rio de Janeiro, devido ao emprego de seu marido. Chegou até a morar no Iraque, ainda na época de Sadan, também por motivos profissionais relativos ao seu esposo. Tudo transcorria normalmente até que duas tragédias mudaram a história de sua vida. Em um período muito curto, Edméia perdeu o seu es

POR DENTRO DA CAIXA DE PANDORA

Mais uma operação da Polícia Federal. Seu nome: CAIXA DE PANDORA. Os resultados: corrupção, caixa dois, mensalão. Envolvidos: José Roberto Arruda (DEM) - governador do Distrito Federal , Paulo Octávio (DEM) - vice-governador, Durval Barbosa (o delator) - secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal e mais uma corja enorme de deputados distritais corruptos. E o que podemos aprender com tudo isso? Vamos começar pelo excêntrico nome da operação policial. Pandora é uma personagem da mitologia grega, considerada a primeira mulher, filha primogênita de Zeus. A famosa Caixa de Pandora era usada por ela para guardar lembranças e a sua mente. A tragédia aconteceu quando ela guardou lá um colar que seu pai havia dado a ela. A caixa não podia guardar bens materiais e por isso o colar foi destruído. Pandora entra em depressão e tenta dar fim na caixa, mas ela era indestrutível. Por fim, ela se mata, por não conseguir continuar vivendo carregando aquela maldição. Comumente, a expres

TELA AZUL

Meu recente deslumbramento com a qualidade dos livros de Fernanda Torres permitiu que eu olhasse o livro da Maitê (É duro ser cabra na Etiópia) com olhar caridoso, adquirindo-o para o longínquo voo. A leitura diferente e intrigante, com textos de vários autores desconhecidos, rememorou em mim que o meu prazer de ler sempre foi equivalente ao de escrever. Apesar da voracidade para acabar o livro, a rinite estava atacada. Além disso, os últimos dias haviam sido bem cansativos. Decidi, então, tentar cochilar. Fone no ouvido, voo de cruzeiro. O barulho das crianças no assento de trás não era mais tão perceptível. O avião estava acima da enorme nebulosidade e eu observei a luminosidade variando na asa para avaliar possíveis turbulências. Tudo planejado, era hora de tentar dormir, coisa rara para mim em voos. Entre as variadas cochiladas, a mente tentava conciliar o descanso exigido e a consciência plena da situação. Num dos lampejos, após tornar a fechar os olhos, vi tudo azul.