Pular para o conteúdo principal

Que você cuide do Brasil, então, Dilma Roussef

      Depois de ter elegido, por dois pleitos subseqüentes, um metalúrgico semi-analfabeto, a maioria dos eleitores brasileiros pôs agora uma mulher no cargo majoritário do governo. Um sinal claro de que, por aqui, a democracia caminha a passos largos rumo à sua consolidação. Dilma Roussef, munida de grande maioria no congresso, terá mais quatro anos para dar continuidade aos programas de governo dos quais, como ministra, também fez parte e que, consta da sua biografia, teria sido a principal responsável pela maioria daqueles que tiveram desempenhos satisfatórios, como o inacabado PAC.
Dilma administrará um País em acelerado ritmo de crescimento. Os últimos índices econômicos do Brasil já apontam semelhanças com os índices que outrora deram propulsão às economias consolidadas dos países desenvolvidos. O mercado interno com maior poder de compra e de venda, a alta das exportações e a maior oferta de créditos têm feito parte de um processo de retroalimentação do sistema econômico brasileiro. O governo até então comandado pelo seu futuro predecessor destacou-se pelas aberturas de novos mercados externos, que foram garantidas por uma diplomacia respeitosa para com as diferenças e representada carismaticamente pela própria figura do presidente.  
O PT, um partido historicamente marcado pelas lutas em prol das causas sociais, afirmam os mais críticos, teria traído as suas origens, ao governar marcadamente através de práticas neoliberais. A maioria dos empresários, que antes de 2003 temiam eventuais perdas provocadas por um governo de esquerda e que, agora, surfam em altos picos de lucratividade, é hoje entusiasta do modo de governar petista. A equipe de Lula promoveu uma enxurrada de desonerações e concedeu crédito em demasia às médias e grandes empresas. E Dilma, que no começo de sua campanha era motivo de incerteza para o setor privado, já se comprometeu a conduzir a economia da mesma maneira.
O crescimento de que se gaba a equipe econômica do atual governo, entretanto, é diferente do desenvolvimento de que o País necessita. Desenvolvimento, a palavra utilizada como medidor econômico de um país, engloba outras esferas sócio-econômicas que não são necessariamente medidas por altas sazonais no PIB e pressupõe equilíbrio. O País necessitará, portanto, de políticas públicas muito mais consistentes: ainda há enormes precariedades infra-estruturais e sócio-econômicas por todo o território nacional. O governo Lula tirou muitas famílias da miséria e, embora ainda existam milhões de outras famílias vivendo em péssimas condições, esse pode, sim, ser considerado um primeiro passo. Mas quase metade do País ainda sofre com a falta de sistemas de esgotos; de médicos e de medicamentos nos hospitais públicos; com o esgotamento do sistema de transportes; com a falta de professores e de melhores condições nas escolas etc.
Inicialmente, parece ser exata a concepção propagada pelos cientistas políticos de que a vitória de Dilma, uma iniciante em eleições, se deve somente à popularidade recorde de Lula. Mesmo sob perceptível desconfiança e pouca aclamação, Dilma foi alçada ao comando do Palácio do Planalto. Mas aquela geniosa e competente mulher que a propaganda petista tentou apresentar somente terá a sua imagem testada à partir do primeiro dia de 2011. Será quando todos conhecerão Dilma Roussef, a futura presidente do Brasil.

RF

Comentários

Anônimo disse…
Quase todo mundo já sabia que esse seria o resultado da eleição presidencial e quase ninguém pode afirmar como será o governo da primeira presidenta brasileira. O fato é que ser do sexo feminino não vai mudar em nada a forma de gerir o país; tudo vai depender da competência e da ideologia, ou seja, independe se é homem ou mulher.

"Que o povão sofrido possa ter seus problemas atenuados!!!"

MASARACHAMADOGO
Gabriel França disse…
Faço parte dos que não acreditam que o país mudará somente pela escolha de uma mulher ao cargo de presidente. É inédito, é a primeira vez, mas na verdade isso quer dizer pouca coisa. Assim como Barack Obama foi eleito, com todo aquele alvoroço por ter sido o primeiro negro a ser presidente do país, a nova presidenta Dilma também representa um marco histórico. Esperamos que essa mudança seja positiva para todo o povo brasileiro e que os problemas principais do nosso país sejam resolvidos.

Postagens mais visitadas deste blog

EDMÉIA WILLIAMS - UM EXEMPLO DE FORÇA E CORAGEM

Vivemos em um mundo altamente egoísta. São raras as ações de humanitarismo e solidariedade. Por isso mesmo, elas merecem grande destaque. São poucos os relatos de pessoas que abandonam o seu cotidiano e a sua comodidade para contribuírem para o bem-estar do próximo. A “personalidade da semana” do INTITULÁVEL é uma dessas exceções da sociedade hodierna. Edméia Willians nasceu em Santarém, interior do Pará. Entretanto, sua família migrou para Salvador, na Bahia, onde ela passou a maior parte de sua vida. Aqui ela cresceu, realizou seus estudos, se casou, constitui família e obteve os bacharelados em Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Música. A sua vida era normal, como de muitos. Passou a morar no Rio de Janeiro, devido ao emprego de seu marido. Chegou até a morar no Iraque, ainda na época de Sadan, também por motivos profissionais relativos ao seu esposo. Tudo transcorria normalmente até que duas tragédias mudaram a história de sua vida. Em um período muito curto, Edméia perdeu o seu es

POR DENTRO DA CAIXA DE PANDORA

Mais uma operação da Polícia Federal. Seu nome: CAIXA DE PANDORA. Os resultados: corrupção, caixa dois, mensalão. Envolvidos: José Roberto Arruda (DEM) - governador do Distrito Federal , Paulo Octávio (DEM) - vice-governador, Durval Barbosa (o delator) - secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal e mais uma corja enorme de deputados distritais corruptos. E o que podemos aprender com tudo isso? Vamos começar pelo excêntrico nome da operação policial. Pandora é uma personagem da mitologia grega, considerada a primeira mulher, filha primogênita de Zeus. A famosa Caixa de Pandora era usada por ela para guardar lembranças e a sua mente. A tragédia aconteceu quando ela guardou lá um colar que seu pai havia dado a ela. A caixa não podia guardar bens materiais e por isso o colar foi destruído. Pandora entra em depressão e tenta dar fim na caixa, mas ela era indestrutível. Por fim, ela se mata, por não conseguir continuar vivendo carregando aquela maldição. Comumente, a expres

TELA AZUL

Meu recente deslumbramento com a qualidade dos livros de Fernanda Torres permitiu que eu olhasse o livro da Maitê (É duro ser cabra na Etiópia) com olhar caridoso, adquirindo-o para o longínquo voo. A leitura diferente e intrigante, com textos de vários autores desconhecidos, rememorou em mim que o meu prazer de ler sempre foi equivalente ao de escrever. Apesar da voracidade para acabar o livro, a rinite estava atacada. Além disso, os últimos dias haviam sido bem cansativos. Decidi, então, tentar cochilar. Fone no ouvido, voo de cruzeiro. O barulho das crianças no assento de trás não era mais tão perceptível. O avião estava acima da enorme nebulosidade e eu observei a luminosidade variando na asa para avaliar possíveis turbulências. Tudo planejado, era hora de tentar dormir, coisa rara para mim em voos. Entre as variadas cochiladas, a mente tentava conciliar o descanso exigido e a consciência plena da situação. Num dos lampejos, após tornar a fechar os olhos, vi tudo azul.