Pular para o conteúdo principal

O esplendor do amanhecer





Não consegui dormir. E é embalado pela insônia que o meu corpo, ainda cambaleante, se assenta na cadeira frente ao computador para escrever. O sono não chegou a tempo para me fazer repousar, embora eu não goste muito dele quando se finda a noite. A verdade é que a madrugada sempre me atraiu, fazendo com que eu tenha bons pensamentos, reflexões e bons momentos de felicidade, simplesmente por sentir a luminosidade e o calor do novo dia invadindo a casa.

Sempre quis falar sobre o amanhecer do dia. Acho fantástico o clarear das luzes, que sutilmente dá vida ao mundo sombrio e deserto, que se percebe na escuridão da madrugada. Madrugada que vive do silêncio, das coisas inanimadas. Nesse período inerte, os corpos descansam, as mentes se esvaziam e tudo se torna perfeito. Perfeição que ao abrir a porta se manifesta no mais belo e mais preciso silêncio do dia. Silêncio, quão bom ele é. Difícil é lembrar a última vez em que estivemos acompanhados dele. Num mundo tão barulhento e contaminado pelo ruído, o momento de refúgio é a alvorada. O pós noite e o antemanhã. É nessa transição de horário, de tempo, de estação, que está a mais bela parte do dia. Tudo se transforma de forma tão magnífica, que ficamos bestificados a contemplar a beleza da natureza.

O dilúculo é sempre convidativo para comigo a escrever, a pensar, a dar valor às coisas e a me alegrar. O sorriso surge ao perceber o nascer do sol, como forma de esperança de um grande dia. E o amanhecer proporciona isso: esperança. É impossível pensar em coisas ruins nessa hora da manhã, quando se vê tudo interagindo perfeitamente, como um ritual cotidiano a repetir exatamente nos mesmos horários a magnitude da vida. A grande lástima é que poucos vêem toda essa maravilha. O próprio homem criou o tempo, criou as horas, depois vieram os horários e, infelizmente, inventaram que deveríamos descansar no momento mais lindo do dia: o amanhecer. O amanhecer não deveria se deixar passar despercebido: é magnífico!

Cumpri parte do meu dever para com a aurora. Ela que me tem sido tão fiel nesses últimos dias. Que me tem acompanhado, me dado serenidade para ver a vida de forma melhor. Nela tenho passado períodos insólitos e “insônios”, porém significantes.

Nesse momento, os humanos acordam, gerando seus ruídos comuns; os cães latem desvairados; os pássaros cantam seu cântico do novo dia. Já é manhã, e eu luto contra os meus olhos que insistem em se fechar, entrando em comum acordo com todo meu corpo, que exige repouso. A paz de outrora se vai à medida que o sol se torna mais intenso, enquanto eu me vou, rumo ao descanso, ao findar este texto.


GF

Comentários

Aline disse…
Gostei mto do seu texto, Gabi. Vc bem sabe quantas vezes ja me dei o luxo de apreciar esse momento mágico. Mtas delas em sua companhia, inclusive. É realmente fantástico. Parabéns!
Anônimo disse…
Gabi, preciso ser sincero e te dizer que li o texto inteiro achando que Rafael era o autor. Me surpreendi! E fiquei muito feliz!!! Gostei muito do texto. Bem escrito e com uma vivacidade incrível. Gostei muito do 'dilúculo', não vou esquecer essa palavra. Seu texto me fez um bem danado. Era prosa, mas eu li como poesia e achei maravilhoso. PARABÉNS!!! Um forte abraço,

Tiago França
Quéren disse…
Axo que aprendi a contemplar o dilúdico exatamente ai na sua casa.rs
Sempre apreciei a madrugada e o alvorecer, porém na mminha casa tem aquelas regrinhas em acordar, então já sabe né, tem que estar de pé no horário, descansada ou não.rs
Também pensei que o texto fosse de Rafael. Você está escrevendo muito bem. Parabéns. E vê se não para. BJ
Joás Designer disse…
É rapaz. Antes tarde do que nunca. Demora, demora, mas quando sai... Concordo com Quéren e Aline e todos outros da família França, que já passaram uma noite em sua casa. Aí, é onde mais acontece esse momento. Gostei mais da parte dos "homens que criaram o tempo". Acho isso perfeito. Nós estamos escravos do tempo a cada amanhecer. Abraço, primo. Ótimo texto. (Nível de Rafael. rs)
Anônimo disse…
Parabéns! Gostei muito do seu texto Bieel.. Concordo com você, o amanhecer é muito lindoo! Beijos!
Catarina Silva.
Adson Erlo disse…
Belo texto, meu irmão. De fato, eh o momento mais encantador que nós podemos nos apegar em meio a tantos problemas e dificuldades no nosso cotidiano. É a hora que o silêncio toma conta do espaço, nos convidando para imaginar o futuro, e seguir os caminhos que não vinheram a acontecer. Tá craque primo, igual ao irmão. Parabéns.
Quéren disse…
Me corrigindo em relação ao "dilúculo", escrevi dilúdico. Foi mals. só pra não apagar o outro comentário.br
Rosane Santiago disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Rosane Santiago disse…
Eu não tive o privilégio de apreciar o amanhecer tantaz vezes como você, porém, concordo em todas as palavras. Adorei seu texto amor, seu vocabulário tá ótimo, principalmente o 'dilúculo' rsrs. Parabéns e espero que escreva mais coisinho!!
Rafael França disse…
É bem verdade que o amanhecer é fascinante. Sou também um admirador nato desse show particular da natureza. Gostei das afirmações, nos comentários, sobre as madrugadas aqui em casa: é bem verdade que as noites e as madrugadas não costumam adormecer com facilidade sob os nossos olhos. E, meu querido irmão, o seu texto está mesmo esplendoroso! São apenas descabidos - com o perdão dos meus primos de plantão pela crítica e pela (falsa?) modéstia - os elogios à sua escrita em forma de comparação com o meu estilo: você já mostrou que é capaz e que pode muito mais. Parabéns!

RF
Jaqueline disse…
Bieeeeeeeeel!!!!

Parabéns!!!!
Seu texto está ótimo!
Também não tenho tantas oportunidades de apreciar o amanhecer. Vc escreveu com uma exatidão de detalhes que acho que nunca vi um!
Surpreendente. Para falar a verdade não fiquei confusa com quem escreveu ou não. TODOS deste blog escrevem muito bem!
Aah... GF eu pensei Gabriela Farias(rsrs)
Assim num dá néh?


BeeijO!
Saudade de vc SUMIDOO!
Iasmim Mello disse…
Apesar de não conhecer os outros autores, ao ler este texto tive a certeza de que só poderia ter vindo desta pessoa maravilhosa que conheci, Gabriel França.
Sei que TODOS NÓS somos capazes de lidar bem com as palavras, mas nem todos exercitam este dom. Você descobriu o jeito certo de manipular as palavras, fazer com que elas brotassem e nos desse de presente um texto tão fantástico que acabo de ler.

Particularmente, se tratando de fenômenos solares, todos são do meu agrado, tanto o pôr-do-sol, quanto o seu 'nascimento'. Sinto apenas pelas pessoas que conseguem estragar esse momento grandioso e transformá-lo em APENAS PONTOS DE ORIENTAÇÃO , LESTE E OESTE.

Bom saber que ainda existem pessoas como você, que conseguem transmitir a sensação deste contato com a natureza de maneira tão esplendorosa.
Fiquei feliz com sua postagem.

Um grande beijo meu amigo.

Postagens mais visitadas deste blog

EDMÉIA WILLIAMS - UM EXEMPLO DE FORÇA E CORAGEM

Vivemos em um mundo altamente egoísta. São raras as ações de humanitarismo e solidariedade. Por isso mesmo, elas merecem grande destaque. São poucos os relatos de pessoas que abandonam o seu cotidiano e a sua comodidade para contribuírem para o bem-estar do próximo. A “personalidade da semana” do INTITULÁVEL é uma dessas exceções da sociedade hodierna. Edméia Willians nasceu em Santarém, interior do Pará. Entretanto, sua família migrou para Salvador, na Bahia, onde ela passou a maior parte de sua vida. Aqui ela cresceu, realizou seus estudos, se casou, constitui família e obteve os bacharelados em Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Música. A sua vida era normal, como de muitos. Passou a morar no Rio de Janeiro, devido ao emprego de seu marido. Chegou até a morar no Iraque, ainda na época de Sadan, também por motivos profissionais relativos ao seu esposo. Tudo transcorria normalmente até que duas tragédias mudaram a história de sua vida. Em um período muito curto, Edméia perdeu o seu es

POR DENTRO DA CAIXA DE PANDORA

Mais uma operação da Polícia Federal. Seu nome: CAIXA DE PANDORA. Os resultados: corrupção, caixa dois, mensalão. Envolvidos: José Roberto Arruda (DEM) - governador do Distrito Federal , Paulo Octávio (DEM) - vice-governador, Durval Barbosa (o delator) - secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal e mais uma corja enorme de deputados distritais corruptos. E o que podemos aprender com tudo isso? Vamos começar pelo excêntrico nome da operação policial. Pandora é uma personagem da mitologia grega, considerada a primeira mulher, filha primogênita de Zeus. A famosa Caixa de Pandora era usada por ela para guardar lembranças e a sua mente. A tragédia aconteceu quando ela guardou lá um colar que seu pai havia dado a ela. A caixa não podia guardar bens materiais e por isso o colar foi destruído. Pandora entra em depressão e tenta dar fim na caixa, mas ela era indestrutível. Por fim, ela se mata, por não conseguir continuar vivendo carregando aquela maldição. Comumente, a expres

TELA AZUL

Meu recente deslumbramento com a qualidade dos livros de Fernanda Torres permitiu que eu olhasse o livro da Maitê (É duro ser cabra na Etiópia) com olhar caridoso, adquirindo-o para o longínquo voo. A leitura diferente e intrigante, com textos de vários autores desconhecidos, rememorou em mim que o meu prazer de ler sempre foi equivalente ao de escrever. Apesar da voracidade para acabar o livro, a rinite estava atacada. Além disso, os últimos dias haviam sido bem cansativos. Decidi, então, tentar cochilar. Fone no ouvido, voo de cruzeiro. O barulho das crianças no assento de trás não era mais tão perceptível. O avião estava acima da enorme nebulosidade e eu observei a luminosidade variando na asa para avaliar possíveis turbulências. Tudo planejado, era hora de tentar dormir, coisa rara para mim em voos. Entre as variadas cochiladas, a mente tentava conciliar o descanso exigido e a consciência plena da situação. Num dos lampejos, após tornar a fechar os olhos, vi tudo azul.