Pular para o conteúdo principal

É HORA DE LER!!!




Já cansei de falar aqui sobre o tempo. E sobre a necessidade de ler também! Todos nós já estamos cansados de saber que quase sempre falta tempo para ler. Esse texto de hoje é um incentivo! Vai ser uma sugestão de leitura. Eu, como de costume, estava indo para casa no meu ônibus lotado. Estava cansado e estressado. O celular tocou. Rafael me ligava e me pedia uma sugestão para comprar um livro. Coloquei minha mente no lugar. Viajei no meu universo literário buscando uma boa obra para indicar. Eu estava com saudade de ler bons livros. E de reler também. Saudade das minhas tardes fagueiras com romances e mais romances. Como me diverti com a ironia de Machado, com as divagações de Clarice, com as belas histórias de Érico, com a simplicidade de Fernando, com a profundidade de Graciliano, com a complexidade de Saramago e com outros gênios da palavra. Era difícil escolher um para indicar. Resolvi inovar e sugeri um livro de Érico Veríssimo: INCIDENTE EM ANTARES.

Hoje, muitos devem conhecer Veríssimo. Mas a maioria conhece Luís Fernando Veríssimo, filho de Érico. Os estilos são completamente distintos. Luís Fernando tem a enorme capacidade de contar uma boa história com poucas palavras. Ele é o gênio do conto e da crônica. E principalmente do humor. Já o pai é gênio de outra maneira. Seus livros são enormes, detalhistas, reflexivos, históricos. Na leitura dos livros de Érico, o leitor vai chorar, rir, refletir e viajar. O gaúcho Érico Veríssimo gostava de contar longas histórias. Ele criou dinastias e personagens marcantes da literatura brasileira como Ana Terra e Rodrigo Cambará. Érico estreou com "Clarissa" em 1933 e escreveu o belo "Olhai os Lírios do Campo" em 1938. O auge foi com "O tempo e o Vento". Uma longuíssima história contada em três partes: "O continente", "O retrato" e "O arquipélago". Um história fictícia recheada de fatos reais da história brasileira, que começou a ser escrita em 1949 e só acabou em 1961. Já no fim da carreira, vivendo a ditadura militar brasileira, Érico escreveu Incidente em Antares.

A publicação é do ano de 1971. Era o ápice da ditadura com Médici na presidência. Érico deixou sua contribução crítica. Vou apenas sintetizar a história do livro, para deixar o leitor com vontade de quero mais. Na cidade fictícia de Antares, morrem sete pessoas. Os coveiros estão em greve e, por isso, os mortos não podem ser sepultados. Assim, os defuntos, em decomposição, passam a vagar pela cidade falando o que nunca podeeriam falar em vida e requerendo o fim da greve, para poderem descansar em paz. Essa história excêntrica foi um ardil do escritor para criticar o regime. Os mortos podem criticar e falar o que quiserem. O livro menciona uma briga política, onde os comunistas aparecem. O livro segue o molde dos outros livros de Érico, logo é extenso e muito detalhista. Entretanto é uma leitura apreciável e, apesar de sombria, é muito divertida. O meu conselho é fazer uma leitura crítica, remontando o cenário histórico da época. O livro virou minissérie na Globo em 1994. Eu não vi e nem lembro. Quem tiver esta relíquia e puder fazer a gentileza de me enviar, ficarei grato. Por enquanto, fica a sugestão de leitura, não apenas para Rafael, mas para todos os que me acompanham aqui no INTITULÁVEL! Aproveitem, meus caros leitores, enquanto tem tempo para isso. Hoje eu vivo me torturando, pois queria tempo para estar relendo. Ler é de grande valia. Por isso, abra a cabeça, jogue a preguiça longe, tome uma posição e leia!

Comentários

Rafael França disse…
Você é o cara, parceiro. Tenha a certeza de que encontrarei "Incidente em Antares" e de que o lerei, em breve. No mais, só posso registrar o meu mais sincero agradecimento por ter sido citado em seu texto e pelas elucidações expostas sobre a obra. Você colocou a leitura no patamar que essa prática milenar merece. Foi mais um grande texto com o seu primor. Com a sua marca. Um abraço.

RF
Anônimo disse…
Quando comprar o livro, vou querer reler! Estou na fila! Ler é mais que um hobby... é minha vida!


Um abraço

Postagens mais visitadas deste blog

EDMÉIA WILLIAMS - UM EXEMPLO DE FORÇA E CORAGEM

Vivemos em um mundo altamente egoísta. São raras as ações de humanitarismo e solidariedade. Por isso mesmo, elas merecem grande destaque. São poucos os relatos de pessoas que abandonam o seu cotidiano e a sua comodidade para contribuírem para o bem-estar do próximo. A “personalidade da semana” do INTITULÁVEL é uma dessas exceções da sociedade hodierna. Edméia Willians nasceu em Santarém, interior do Pará. Entretanto, sua família migrou para Salvador, na Bahia, onde ela passou a maior parte de sua vida. Aqui ela cresceu, realizou seus estudos, se casou, constitui família e obteve os bacharelados em Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Música. A sua vida era normal, como de muitos. Passou a morar no Rio de Janeiro, devido ao emprego de seu marido. Chegou até a morar no Iraque, ainda na época de Sadan, também por motivos profissionais relativos ao seu esposo. Tudo transcorria normalmente até que duas tragédias mudaram a história de sua vida. Em um período muito curto, Edméia perdeu o seu es

POR DENTRO DA CAIXA DE PANDORA

Mais uma operação da Polícia Federal. Seu nome: CAIXA DE PANDORA. Os resultados: corrupção, caixa dois, mensalão. Envolvidos: José Roberto Arruda (DEM) - governador do Distrito Federal , Paulo Octávio (DEM) - vice-governador, Durval Barbosa (o delator) - secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal e mais uma corja enorme de deputados distritais corruptos. E o que podemos aprender com tudo isso? Vamos começar pelo excêntrico nome da operação policial. Pandora é uma personagem da mitologia grega, considerada a primeira mulher, filha primogênita de Zeus. A famosa Caixa de Pandora era usada por ela para guardar lembranças e a sua mente. A tragédia aconteceu quando ela guardou lá um colar que seu pai havia dado a ela. A caixa não podia guardar bens materiais e por isso o colar foi destruído. Pandora entra em depressão e tenta dar fim na caixa, mas ela era indestrutível. Por fim, ela se mata, por não conseguir continuar vivendo carregando aquela maldição. Comumente, a expres

TELA AZUL

Meu recente deslumbramento com a qualidade dos livros de Fernanda Torres permitiu que eu olhasse o livro da Maitê (É duro ser cabra na Etiópia) com olhar caridoso, adquirindo-o para o longínquo voo. A leitura diferente e intrigante, com textos de vários autores desconhecidos, rememorou em mim que o meu prazer de ler sempre foi equivalente ao de escrever. Apesar da voracidade para acabar o livro, a rinite estava atacada. Além disso, os últimos dias haviam sido bem cansativos. Decidi, então, tentar cochilar. Fone no ouvido, voo de cruzeiro. O barulho das crianças no assento de trás não era mais tão perceptível. O avião estava acima da enorme nebulosidade e eu observei a luminosidade variando na asa para avaliar possíveis turbulências. Tudo planejado, era hora de tentar dormir, coisa rara para mim em voos. Entre as variadas cochiladas, a mente tentava conciliar o descanso exigido e a consciência plena da situação. Num dos lampejos, após tornar a fechar os olhos, vi tudo azul.