Pular para o conteúdo principal

ANSIEDADE

Aquela sensação incomoda difícil de explicar. Por esperar alguma coisa. Ou por temer alguma circunstância. Em alguns, dá um frio na barriga. Outros suam excessivamente. Há os que ficam descontrolados e altamente desconcentrados. A ansiedade pode provocar tudo isso. Sempre me achei muito ansioso. E em tudo. Bernad Shaw já dizia que a ansiedade e o medo envenenam o corpo e o espírito. Não há dúvidas de que a ansiedade é um estado emocional e, portanto, muito raramente ela pode ser evitada. Nem sempre ela é patológica, mas é preciso ter cuidado com os possíveis prejuízos oriundos desse problema.

Não há maior infortúnio do que esperar o infortúnio - disse Pedro Barca. Quando queremos que o tempo acelere, ele, aparentemente, fica inerte. O filósofo Sêneca afirmou: o homem que sofre antes de ser necessário, sofre mais do que o necessário. Concordo com isso, mas continuo sofrendo por antecipação. Na verdade, sinto aquela agonia típica, desejando que o momento chegue o mais rápido possível. Acho que ainda não preciso de um tratamento com antidepressivos e ansiolíticos. Ou preciso?

Com certeza eu não sou o único a passar por tudo isso. O mundo dinâmico em que vivemos nos torna cada vez mais doentios. O estresse e a depressão já afligem mais que o câncer e a aids. Os transtornos do século XXI são silenciosos, mas também são letais. Eu, particularmente, reduzo o grau de intensidade da minha ansiedade escrevendo. E por isso aqui estou eu. E talvez, apenas por isso, este blog exista. Como acredito que o Intitulável é profícuo, por silogismo posso afirmar que a minha ansiedade é benéfica. Mas já estou ansioso por terminar este texto e por imaginar se ele será lido, por quem, se será comentado, se será útil. Mais uma vez a ansiedade me domina. Por culpa dela comecei esse texto e por culpa dela também vou terminá-lo.

Comentários

Gildson Souza disse…
Não tem como não ser ansioso. Sempre existirá "aquela prova de matemática", "aquele encontro com a garota que vc gosta", "aquela final de campeonato" e é claro pode ser um mal mas pode tbm ser um bem. Pode dar um tempero a mais nas coisas. E como todo tempero, deve ser ministrado em doses controladas, senão a comida fica salgada.
Abraços

www.badu-laques.blogspot.com
Gabriel França disse…
rsrsrs... Interessante o texto, Tiago. Gostei. É pura verdade tudo que você disse. Essa ansiedade, quando mal controlada, causa danos na nossa vida, fazendo a gente sofrer antecipadamente.
Anônimo disse…
A ansiedade é algo normal. Mas existe realmente a ansiedade patogênica e, por isso, temos que tomar cuidado. Ultimamente, minha ansiedade exerceu um efeito inverso.Fiquei sem conseguir escrever. Mas estou voltando a ativa!

Um abraço,

Tiago França

Postagens mais visitadas deste blog

EDMÉIA WILLIAMS - UM EXEMPLO DE FORÇA E CORAGEM

Vivemos em um mundo altamente egoísta. São raras as ações de humanitarismo e solidariedade. Por isso mesmo, elas merecem grande destaque. São poucos os relatos de pessoas que abandonam o seu cotidiano e a sua comodidade para contribuírem para o bem-estar do próximo. A “personalidade da semana” do INTITULÁVEL é uma dessas exceções da sociedade hodierna. Edméia Willians nasceu em Santarém, interior do Pará. Entretanto, sua família migrou para Salvador, na Bahia, onde ela passou a maior parte de sua vida. Aqui ela cresceu, realizou seus estudos, se casou, constitui família e obteve os bacharelados em Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Música. A sua vida era normal, como de muitos. Passou a morar no Rio de Janeiro, devido ao emprego de seu marido. Chegou até a morar no Iraque, ainda na época de Sadan, também por motivos profissionais relativos ao seu esposo. Tudo transcorria normalmente até que duas tragédias mudaram a história de sua vida. Em um período muito curto, Edméia perdeu o seu es...

Eu sou burro

Eu sou burro, mas tão burro, que quem agora me lê acredita que eu sei escrever. E, sendo tão burro e insensato, resolvi falar da minha burrice para receber um elogio contrário ao que condeno sobre mim. Muita burrice mesmo! Escrevendo no Word!   Sendo corrigido pelo traço vermelho de ortografia! Muita estupidez! Eu sou burro, mas tão burro, que... Usei reticências – por não ter outro pensamento para colocar depois da última palavra. Usei travessão para demonstrar que conheço os recursos da língua. Conheço nada! Vi em algum livro e achei bonito. Sou mesmo muito burro! O pior de tudo é que, a essa altura, o leitor já deve estar impaciente, porque deve achar que é soberba minha; hipocrisia barata. Mas eu te pergunto, leitor: esse ponto e vírgula que eu usei acima está empregado corretamente? E mais: é certo o corretor ortográfico do Word sublinhar a minha pergunta, utilizando a cor verde, insinuando que não há concordância em “ponto e vírgula” com “es...

O PODER DO PERDÃO

“...sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros...” Bíblia Sagrada "Compreender tudo, é tudo perdoar." Leon Tolstói Não é comum ao ser humano perdoar. Não é uma tarefa fácil. Compreender o modo de agir do próximo pode ser impossível. Entretanto, todos reconhecem, quer cristãos ou judeus, islamitas ou budistas, católicos ou evangélicos, ateus ou agnósticos, a importância do ato de perdoar. A palavra “perdoar” traz embutida em sua essência semântica a idéia de absolvição. É através do perdão que os seres humanos conseguem aceitar as falhas e conviver bem com as diferenças. No cotidiano, passamos por diversos momentos onde o perdão se faz ou deveria se fazer presente. Desde pequenos, aprendemos a pedir desculpas. E esse ato de educação nos acompanha ao longo da vida. Entretanto, esta boa ação torna-se simplesmente uma praxe, sem o devido entendimento do assunto. O perdão proporciona a abertura dos relacionamentos. Não há casamento estável, ou ...