Pular para o conteúdo principal

De quando o futuro me leva

Eric Carmem sobreviverá - não me perguntem como. Sei apenas que a sua voz permanecerá tocando os corações: será com “all by myself” que Charlize Theron me esperará em seu camarim, quando as gravações do seu primeiro longa filmado no Brasil derem uma pausa, em 2017. Nós teríamos marcado uma entrevista, há dois meses. Nós, do The New York Times, digo.
Como enviado especial, eu seria mandado de volta à minha terra. O Brasil conseguiria, enfim, tornar-se uma potência econômica. Entraria para o seleto time do primeiro mundo. Do lado de fora, os carros poderiam ser vistos pelas janelas, voando velozes a qualquer destino. A fumaça e o CO2, graças às novas tecnologias, já não mais poluiriam o planeta. A onda verde venceria. O mundo tornar-se-ia sustentável. Para resumir: o mundo estará bem, eu estarei engravatado, galante, e Charlize Theron, ah, Charlize continuará linda.
A cena parecerá clássica ao leitor. E poderá lhe sobrar a sensação de que o cinema já a reproduzira antes. Mas eu vou apresentá-la:
- Mrs. Tcheron, Mr. France, the journalist, is here – anunciará o elegante assessor de Charlize, cedendo-me passagem.
Charlize sorrirá para o seu assistente, que fechará a porta do camarim e deixar-me-á sozinho com aquela estrela. Gentilmente, ela estender-me-á o braço e dirá, com seu inglês sutil:
- Please, sit, Mr. France.
- França. Rafael França – eu direi, com ar de gente importante, forçando-a a falar o meu nome em português.
Charlize, que já será como que a Meryl Streep do cinema de então, não disfarçará a velhice que as rugas denunciarão e fará pouco caso da minha observação.
- New York T...? – com o olhar cansado, ela ensaiará perguntar, mas será logo interrompida pela minha resposta transcrita na linha de baixo.
- Yes. Why... (...)? – responderei com firmeza e emendarei uma pergunta sobre o filme e sobre a sua carreira, nada que a rotina jornalística já não conheça.
A loura Sul-africana seguirá respondendo às minhas perguntas e, à medida que as faço, o seu rosto seguirá redesenhando-se em feições mais amenas, e os seus lábios, inquietos, já revelarão a sua angústia. Charlize buscará alguma coisa no criado-mudo ao lado de sua cadeira. Eu lhe perguntarei o que é.
- The control remote – ela dirá, desviando o olhar.
Charlize parecerá inquieta, agitada. Encontrará um objeto minúsculo e o elevará à altura da testa, como quem dá um comando mental. O acessório me parecerá a maior das novidades tecnológicas, embora eu já andasse conhecendo muitas outras coisas por entre a América que fica na parte de cima do globo. Tentarei entender a sua função. Até que uma música, ao fundo, retomará os ares. Será Eric Carmem, que há muito houvera se calado, mais uma vez. Charlize, meu amor, o traria de volta.
Theron erguer-se-á da cadeira, frente à minha perplexidade. E Doce Novembro, sucesso do longínquo ano de 2001, começará a ser reeditado na memória. Serei eu, então, o Keanu Reeves de Charlize. “Ela ainda conserva a mesma beleza de outrora”, eu pensarei, chamando-a de eterna gostosa com outras palavras. “Valeu à pena ter aulas de teorias do jornalismo. Valeu à pena entender por que as notícias são como são. Valeu à pena compreender Marx, Adorno e Gramsci. Eles eram os caras. Eles me tornaram um ótimo jornalista, um ótimo profissional”, vangloriar-me-ei. “Olha só onde eu estou agora”.
- Do you want to dance with me? – ela perguntará.
Tentarei dizer “yes”, em vão.
- Yes – em algum lugar do pensamento, eu consigo dizer.
- Yes – insisto, já no escuro.
- Yeeees – a leitura desta última fala deve ser também ouvida por você, leitor, como aquela voz que vai falhando lentamente com efeito devastador, e que, confesso, é por vezes assustadora nos programas de tevê.
No final, não há dança. E sobra-me, como sempre, o último parágrafo da crônica, que é como que o meu parceiro inseparável, o meu amigo consolador, para terminar a história. Findá-la é uma triste obrigação. O sorriso e a elegância de Charlize, distantes, permanecem, com muita dificuldade, imóveis na retina. Eric Carmem, no Winamp, às gargalhadas, continua a cantar; ele não cessou na caixa de som do PC. Deve ter tocado umas dez vezes. Dez vezes, para o arquivo mp3 que tenho de “all by myself”, é o equivalente a quarenta e cinco minutos. Este deve ser o tempo de duração de uma entrevista. Deve ser quanto dura uma viagem, com posteriores volta e amargura, pelo futuro.

RF

Comentários

Anônimo disse…
Que viagem maravilhosa, parceiro! Você sabe escrever!!! Você será um grande jornalista! O seu futuro será muito melhor e maior do previsto no texto! É sempre bom sonhar, pensar no futuro e almejar uma carreira. Confesso que preferiria que você fizesse um jornalismo diferente, mais combativo, mais social! Entretanto, sei de suas inúmeras qualidades. Você está aprimorando sua crônica! Só precisa deixar de preguiça e continuar escrevendo, treinando e melhorando! Seu texto me deu novo ânimo e me deu uma leitura agradável! Obrigado!

Um abraço
Gabriel França disse…
Que viagem viu, velho?! rsrs... Achei massa o texto. Gosto muito quando você deixa a imaginação tomar conta desse jeito. É uma característica da sua escrita. A parte do Winamp foi massa... rsrsrs...
Volte a escrever, rapaz, você é bom nisso.
Um abraço!
Quéren disse…
Amei o texto! Viajei como vc! Ah, o futuro! Adoro este tipo de crônica, esse pensamento otimista. Continue assim. Texto engraçado e agradável. Gostei muito. Bj

Postagens mais visitadas deste blog

EDMÉIA WILLIAMS - UM EXEMPLO DE FORÇA E CORAGEM

Vivemos em um mundo altamente egoísta. São raras as ações de humanitarismo e solidariedade. Por isso mesmo, elas merecem grande destaque. São poucos os relatos de pessoas que abandonam o seu cotidiano e a sua comodidade para contribuírem para o bem-estar do próximo. A “personalidade da semana” do INTITULÁVEL é uma dessas exceções da sociedade hodierna. Edméia Willians nasceu em Santarém, interior do Pará. Entretanto, sua família migrou para Salvador, na Bahia, onde ela passou a maior parte de sua vida. Aqui ela cresceu, realizou seus estudos, se casou, constitui família e obteve os bacharelados em Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Música. A sua vida era normal, como de muitos. Passou a morar no Rio de Janeiro, devido ao emprego de seu marido. Chegou até a morar no Iraque, ainda na época de Sadan, também por motivos profissionais relativos ao seu esposo. Tudo transcorria normalmente até que duas tragédias mudaram a história de sua vida. Em um período muito curto, Edméia perdeu o seu es

POR DENTRO DA CAIXA DE PANDORA

Mais uma operação da Polícia Federal. Seu nome: CAIXA DE PANDORA. Os resultados: corrupção, caixa dois, mensalão. Envolvidos: José Roberto Arruda (DEM) - governador do Distrito Federal , Paulo Octávio (DEM) - vice-governador, Durval Barbosa (o delator) - secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal e mais uma corja enorme de deputados distritais corruptos. E o que podemos aprender com tudo isso? Vamos começar pelo excêntrico nome da operação policial. Pandora é uma personagem da mitologia grega, considerada a primeira mulher, filha primogênita de Zeus. A famosa Caixa de Pandora era usada por ela para guardar lembranças e a sua mente. A tragédia aconteceu quando ela guardou lá um colar que seu pai havia dado a ela. A caixa não podia guardar bens materiais e por isso o colar foi destruído. Pandora entra em depressão e tenta dar fim na caixa, mas ela era indestrutível. Por fim, ela se mata, por não conseguir continuar vivendo carregando aquela maldição. Comumente, a expres

TELA AZUL

Meu recente deslumbramento com a qualidade dos livros de Fernanda Torres permitiu que eu olhasse o livro da Maitê (É duro ser cabra na Etiópia) com olhar caridoso, adquirindo-o para o longínquo voo. A leitura diferente e intrigante, com textos de vários autores desconhecidos, rememorou em mim que o meu prazer de ler sempre foi equivalente ao de escrever. Apesar da voracidade para acabar o livro, a rinite estava atacada. Além disso, os últimos dias haviam sido bem cansativos. Decidi, então, tentar cochilar. Fone no ouvido, voo de cruzeiro. O barulho das crianças no assento de trás não era mais tão perceptível. O avião estava acima da enorme nebulosidade e eu observei a luminosidade variando na asa para avaliar possíveis turbulências. Tudo planejado, era hora de tentar dormir, coisa rara para mim em voos. Entre as variadas cochiladas, a mente tentava conciliar o descanso exigido e a consciência plena da situação. Num dos lampejos, após tornar a fechar os olhos, vi tudo azul.