A foto acima parece retratar uma menina brincando com tinta e se lambuzando nela. A priori este fato é verdade. Mais há um algo mais.
Eu descobri Aelita Andre pela internet, recentemente, num site de notícias. A manchete falava do valor de 45 mil reais que uma pessoa pagou por um dos quadros da pequena garota, que tem apenas 3 anos de idade. Achei estranho e fui pesquisar. Li vários textos sobre a pequena menina prodígio. E encontrei no endereço aelitaandreart.com tudo o que precisava ver e saber.
Aelita é australiana e mora em Melbourne. Ela é filha de artistas! Neta de um pintor! Fala russo, incentivada pelos pais, e inglês, aprendido na escola. Desde 1 ano e dez meses, conforme relatam seus pais, Aelita pinta. Ela tem tintas variadas, telas e liberdade total. No início, era apenas uma forma de estimular e divertir a pequena. Entretanto, sua mãe, entendida de arte, achou um toque especial no pintar da filha. Admirava muito os quadros de Aelita e resolveu colocá-los à prova. Levou as telas para um curador e ocultou a idade da autora das obras artísticas. O entendido de arte gostou e fez um evento para lançar o pintor, sem imaginar que se tratava da bebê Aelita! Entretanto, o evento foi o maior sucesso! A menina tinha um dom inato inegável!
O leitor do Intitulável pode conferir as galerias da garota na página acima já mencionada. Eu não sou entendido de arte. Inicialmente, as telas me pareciam inócuas e absurdas. Muita tinta, dispersão, bagunça, coisas de criança. Com um olhar mais cuidadoso pode-se verificar inúmeros desenhos, quase que subliminares. Há uma sensação de uma perspectiva bem feita e bem bolada. Os desenhos não têm as formas delimitadas, são esvoaçantes e um pouco sombrios. Aelita gosta de rabiscar animais, olhos e coisas do cosmos. Mas o foco da maioria das telas não é o desenho em si! Há uma abrangência difícil de explicar. Aelita costuma ver documentários sobre animais, oceanos e o cosmos. Gosta também de ginástica, de piano e ama chocolate. Ela é uma criança normal, mas com uma visão aguçada para a arte. E por essa razão já veio com uma profissão de berço; e já está ganhando mais dinheiro que muita gente grande.
Eu achei fantástico conhecer Aelita e sua arte. Me motivou até a entender um pouco de arte, já que sou ignaro no assunto! Para quem gosta, é só apreciar. Aos céticos e descrentes da arte, não custa dar uma olhada e pelo menos admirar o talento da jovem artista.
Comentários
www.badu-laques.blogspot.com
RF