Pular para o conteúdo principal

Ele deve ir à Copa?



Não são os zagueiros italianos que, mesmo tentando ofuscar a todo custo o talento do gaúcho, têm tirado a paz do número 80 do Milan. Ronaldinho tem enfrentado um adversário muito mais chato, marrento e teimoso fora de campo. Dunga tem tirado o seu sono, com declarações cada vez mais sérias sobre a não convocação do craque para a Copa do Mundo.

Quais as razões para tanta implicância? Será que ele não gosta da seleção? Não gosta de Dunga? Perdeu a vontade de jogar futebol? Bem, essa é uma questão complicada, que tem rendido inúmeros posts em blogs, matérias em jornais e reportagens na TV. Ronaldo de Assis Moreira, nascido em Porto Alegre, no ano de 1980, acaba de completar 30 anos e obteve o auge da sua carreira em 2005 e 2006 quando ganhou dois prêmios consecutivos de melhor jogador do mundo. Seu futebol mágico, antes apresentado no Barcelona e babado pelo mundo inteiro, não é mais o mesmo no time Rubro-Negro de Milão. Tenta recuperar o seu futebol daquela época de ouro, quando chegou a ser comparado a Maradona e Pelé, enquanto aguarda a definição do seu futuro na seleção. Ronaldinho é craque, mas, por mais fã que eu seja dele, tenho que admitir: na seleção ele joga sem vontade, sem objetivo. Aí que está a contrapartida. Ora, se temos um jogador de uma qualidade imensurável, por que não levá-lo para a Copa? Por outro lado, apostar em um jogador desmotivado, quando veste a camisa da seleção, é complicado. Ele deveria ter aproveitado melhor o tempo que esteve sobre o comando de Dunga, mesmo não jogando o seu futebol brilhante, mas, pelo menos, se esforçando e ajudando a equipe, deixando de lado a vaidade.


O grupo da seleção para a Copa parece praticamente fechado, e as portas para esse mito do futebol parecem estar se fechando, sob Dunga no comando. Muitos jornalistas esportivos têm comentado que Ronaldinho perdeu o futebol dele lá no lado esquerdo do campo, onde fica durante toda a partida, esperando a bola chegar, sem se movimentar em busca de espaços e de resolver o jogo. Ronaldinho achou conveniente ficar ali, para tentar ser o jogador magnífico que foi no Barcelona, mas não tem chegado nem perto deste nível. Já não tem mais a velocidade nem o prestígio de outrora, mas o talento dos seus pés ninguem o arrancou. O dominar, o passar da bola, a visão de jogo, são únicos desse atleta. Ele é diferente. É craque.


Faço parte do movimento oculto "Dunga, leva Ronaldinho!" que praticamente todo o país participa. Uma seleção sem surpresas, previsível e comum é a que Dunga está formando. Contando com craques como Josué, Gilberto Silva e Felipe Melo e deixando de lado um dos maiores jogadores da história do futebol. Ronaldinho merece ser lembrado. Merece ser abraçado. Ainda vale o perdão, ainda há tempo de acreditar no talento, na volta por cima, como fez o desacreditado Ronaldo, na Copa do Mundo de 2002. Com certeza, muitos dos torcedores brasileiros torcerão para outra seleção se esse absurdo da sua não convocação se concretizar. Eu acredito em Ronaldinho, eu quero vê-lo jogar na Copa, e você? Acha que ele deve ir?

Comentários

Anônimo disse…
Baby, que bom que você voltou a escrever!

Ronaldinho Gaúcho é um grande jogador e admiro o seu futebol! Mas já não sei se levá-lo vai ser bom para a nossa seleção. SE ele for, será a contragosto de Dunga. Ele nã está entrosado com o time formado. São alguns problemas previstos. Eu acho que el deve ir, mas acima disso, acho que devemos ganhar a COPA 2010!!!

Um abraço,

Tiago França
Joás Designer disse…
Já estava esperando esse texto há um tempo, velho!

Estava, porque sabia da sua grande admiração por essse jogador. Não só você, mas milhões de brasileiros que são fissurados por futebol.

O Brasil pode se consagrar HEXACAMPEÃO sei o Ronaldinho. Está muito fácil. O time do Brasil está anos-luz na frente de Espanha, Argetina, Alemanha, HOlanda, Portugal, França, e etc...
Mas espere aí! Como isso pode ser verdade, se as outras 31 seleções que vão à Copa desejariam ter o Ronaldinho Gaúcho como o "10" do time?

R> Mistérios do Dunga.

Já comentei em textos anteriores e reafirmo: Não gosto do DUnga. É um técnico retranqueiro, e vai prejudicar a seleção na Copa!

Ronaldinho deve sim ir à Copa. Precisamos de um craque de verdade. Não só um esforçado e técnico como Kaká - que por sinal está em má fase -. Ele tem capacidade de resolver por sí só um jogo! (você deve conhecer a origem dessa frase, neh Gabriel? XD).

Só mais um dos milhões de fãs desse excelente jogador!

"Dunga, leva Ronaldinho!"
Rafael França disse…
Mesmo com todo o apelo, Romário não foi à copa, em 2002, e o Brasil consagrou-se campeão. Possíveis coincidências à parte, o clamor popular merece sempre ser ouvido com atenção. Mas Ronaldinho Gaúcho estampa em sua face que não merece a convocação: falta-lhe vibração, gana e vontade. Atributos que o grupo em formação de Dunga tem. E de sobra.

RF

Postagens mais visitadas deste blog

EDMÉIA WILLIAMS - UM EXEMPLO DE FORÇA E CORAGEM

Vivemos em um mundo altamente egoísta. São raras as ações de humanitarismo e solidariedade. Por isso mesmo, elas merecem grande destaque. São poucos os relatos de pessoas que abandonam o seu cotidiano e a sua comodidade para contribuírem para o bem-estar do próximo. A “personalidade da semana” do INTITULÁVEL é uma dessas exceções da sociedade hodierna. Edméia Willians nasceu em Santarém, interior do Pará. Entretanto, sua família migrou para Salvador, na Bahia, onde ela passou a maior parte de sua vida. Aqui ela cresceu, realizou seus estudos, se casou, constitui família e obteve os bacharelados em Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Música. A sua vida era normal, como de muitos. Passou a morar no Rio de Janeiro, devido ao emprego de seu marido. Chegou até a morar no Iraque, ainda na época de Sadan, também por motivos profissionais relativos ao seu esposo. Tudo transcorria normalmente até que duas tragédias mudaram a história de sua vida. Em um período muito curto, Edméia perdeu o seu es...

Eu sou burro

Eu sou burro, mas tão burro, que quem agora me lê acredita que eu sei escrever. E, sendo tão burro e insensato, resolvi falar da minha burrice para receber um elogio contrário ao que condeno sobre mim. Muita burrice mesmo! Escrevendo no Word!   Sendo corrigido pelo traço vermelho de ortografia! Muita estupidez! Eu sou burro, mas tão burro, que... Usei reticências – por não ter outro pensamento para colocar depois da última palavra. Usei travessão para demonstrar que conheço os recursos da língua. Conheço nada! Vi em algum livro e achei bonito. Sou mesmo muito burro! O pior de tudo é que, a essa altura, o leitor já deve estar impaciente, porque deve achar que é soberba minha; hipocrisia barata. Mas eu te pergunto, leitor: esse ponto e vírgula que eu usei acima está empregado corretamente? E mais: é certo o corretor ortográfico do Word sublinhar a minha pergunta, utilizando a cor verde, insinuando que não há concordância em “ponto e vírgula” com “es...

O PODER DO PERDÃO

“...sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros...” Bíblia Sagrada "Compreender tudo, é tudo perdoar." Leon Tolstói Não é comum ao ser humano perdoar. Não é uma tarefa fácil. Compreender o modo de agir do próximo pode ser impossível. Entretanto, todos reconhecem, quer cristãos ou judeus, islamitas ou budistas, católicos ou evangélicos, ateus ou agnósticos, a importância do ato de perdoar. A palavra “perdoar” traz embutida em sua essência semântica a idéia de absolvição. É através do perdão que os seres humanos conseguem aceitar as falhas e conviver bem com as diferenças. No cotidiano, passamos por diversos momentos onde o perdão se faz ou deveria se fazer presente. Desde pequenos, aprendemos a pedir desculpas. E esse ato de educação nos acompanha ao longo da vida. Entretanto, esta boa ação torna-se simplesmente uma praxe, sem o devido entendimento do assunto. O perdão proporciona a abertura dos relacionamentos. Não há casamento estável, ou ...