Pular para o conteúdo principal

UM SUPER CONTROLE REMOTO

Quem já viu a comédia Click, com Adam Sandler, vai logo lembrar daquele mágico controle que tinha o poder de controlar a vida. Mas não é bem isso que eu quero dizer. A ideia de um controle poderoso é quase inevitável para qualquer criança que tenha nascido na era digital. Também já sonhei com estes aparelhos magnifícios. Mas o meu desejo era outro e eu tinha um objetivo precípuo.

Com o avanço da teconologia, aumentou a ignorância e a falta de educação - pelo menos aqui na Bahia. É corrente por aqui o total desrespeito pelo próximo. Hoje, por exemplo, como em quase todos os dias, tive que vir escutando inímeras músicas bizarras no trajeto de casa para o trabalho, que faço num ônbus coletivo. As pessoas aqui acham que todos tem que ouvir o que elas estão a escutar - principalmente, as porcarias. Cresci vendo as arbitrariedades de pessoas assim no bairro periférico que moro. Sempre odiei os potentes sons colocados nos carros. Os finais de semana eram sempre barulhentos, ensurdecedores e insuportáveis. Na minha mente infantil, surgiu uma ideia. Achei que seria capaz de fazer um controle que emitisse ondas eletromagnéticas potentes e pudesse danificar o aparelho de som dos carros, sem que ninguém percebesse. Essa ideia persistia em minha mente. Esse desejo, acredito eu, me levou até a começar um curso técnico de eletrônica e a tentar o vestibular para Engenharia Elétrica. Eu acabei despertando e verificando que o meu super controle era uma realidade impossível. Apesar disso, ainda acho mais fácil surgir um aparelho dessa natureza do que a população baiana se tornar educada e respeitar o direito do vizinho.

Não é preciso nem falar que o ruído estrondante que sai dos carros desses ignorantes´quase não tem letra alguma - ou seja, é pagode. A origem do termo 'pagode' é antiga. Representava a festa ao deus Dionísio na cultura greco-romana. Era na verdade um bacanal com muita glutonaria, sensualidade e orgia. Ou seja, o nome foi bem designado na música popular baiana, pois só o que ela tem é isso. O pagode aqui promove a sensualidade, a promiscuidade, a traição, a gravidez na adolescência e o culto ao corpo. As letras dessas músicas são sempre monossilábicas e com versos repetitivos, para que o povão fixe bem na memória os 'sucessos'. Antigamente, as letras eram ambíguas e com conotações sexuais. Hoje elas estão explícitas! E assim caminha o povo baiano.

Eu, como baiano frustrado que sou, preciso ouvir tudo isso todos os fins de semana e ainda no ônibus durante a semana. Não adianta fechar a casa, colocar algodão no ouvido, ligar o seu som nas alturas. Não dá para competir com os trios elétricos ambulantes que existem nos carros hoje em dia. Quem quer paz, ou ouvir o seu som em sua casa sabe bem do que eu estou falando. O restante da população, normalmente ébria, desrespeita a moral, a ética e o silêncio. Termino triste esse post, porque sei que essa é a cultura da minha terrinha. Essa é a estupidez humana. Só tem um jeito para mim: VOU-ME EMBORA PRA PASÁRGADA!

Comentários

Rafael França disse…
Tive de consultar o arquivo do blog, parceiro, para lembrar-me de quais são as suas idealizações sobre como viver uma vida no utópico mundo de Pasárgada. Teríamos, se apenas buscássemos em nossos mundos ideais por serenidade e conforto, uma Pasárgada muito parecida. O soteropolitano é realmente único. Tem lá a sua graça e os seus encantos, e isso não há como negar. Mas é extremamente bagunceiro e desrespeitoso para com os direitos do próximo. O fato de só você ter um super controle remoto me tornaria dependente de lhe fazer sucessivos pedidos de empréstimo. Você teria que ir além em sua invenção. Teria que inventar uma forma de dar um choque nesse povo. Um choque cultural.

Um abraço,

RF
Anônimo disse…
rsrs... minha PASÁRGADA só vai ser verdadeira no céu! Mas, por enquanto, cada dia cresce mais a minha vontade de ir embora daqui, principalmente porque esse 'choque cultural' que vc falou, parceiro, nunca vai acontecer.

O super controle remoto é tão utópico quanto a minha pasárgada, mas ainda acredito que existem lugares mais condizentes a minha estadia terrena.

Um abração
Gabriel França disse…
rsrsrs... sei bem o que é isso. Tambem convivo com esse barulho impossível, nos mais variados horários do dia. A moda da zuada já evoluiu e agora os 'trios elétricos' despejam sua potência sonora dentro dos ônibus.
O pessoal não tá nem aí se você quer silêncio, tranquilidade e, ao menos, respeito.
Joás Designer disse…
rsrsrs... Não consegui ler o texto e comentá-lo sem rir. Só me vem à memória a frase de uma música famosa nos ônibus de FAZENDA COUTOS - NEGO DRAMA, ENTRE O SUCESSO E A LAMA.

Já deixei de ficar sentado no fundo do ônibus, pra ficar em pé na frente, só pra evitar esse som.

Infelizmente, Tiago, além de morarmos em SSA, moramos na suburbana, onde a ignorância do povo é consideravelmente maior que a dos moradores da cidade alta.

Ah! Também estou na lista de emprestimos do controle remoto, viu?!

Um abraço!
Quéren disse…
Colocar as músicas Oficina G3 nas alturas não está dando mais certo, não é?! Está até tendo que apelar para um controle utópico.rs
O pior de tudo é que as músias que ouvimos o dia todo fica na cabeça, Às vezes me pego cantando terchos...rs e olhe que odeio esses pagodes que degrinem a imagem da mulher.
E pra quem pensa que ser amigo do rei é pouco, more em Coutos.rs
Vou-me embora pra Pasárgada!!!

Postagens mais visitadas deste blog

EDMÉIA WILLIAMS - UM EXEMPLO DE FORÇA E CORAGEM

Vivemos em um mundo altamente egoísta. São raras as ações de humanitarismo e solidariedade. Por isso mesmo, elas merecem grande destaque. São poucos os relatos de pessoas que abandonam o seu cotidiano e a sua comodidade para contribuírem para o bem-estar do próximo. A “personalidade da semana” do INTITULÁVEL é uma dessas exceções da sociedade hodierna. Edméia Willians nasceu em Santarém, interior do Pará. Entretanto, sua família migrou para Salvador, na Bahia, onde ela passou a maior parte de sua vida. Aqui ela cresceu, realizou seus estudos, se casou, constitui família e obteve os bacharelados em Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Música. A sua vida era normal, como de muitos. Passou a morar no Rio de Janeiro, devido ao emprego de seu marido. Chegou até a morar no Iraque, ainda na época de Sadan, também por motivos profissionais relativos ao seu esposo. Tudo transcorria normalmente até que duas tragédias mudaram a história de sua vida. Em um período muito curto, Edméia perdeu o seu es

POR DENTRO DA CAIXA DE PANDORA

Mais uma operação da Polícia Federal. Seu nome: CAIXA DE PANDORA. Os resultados: corrupção, caixa dois, mensalão. Envolvidos: José Roberto Arruda (DEM) - governador do Distrito Federal , Paulo Octávio (DEM) - vice-governador, Durval Barbosa (o delator) - secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal e mais uma corja enorme de deputados distritais corruptos. E o que podemos aprender com tudo isso? Vamos começar pelo excêntrico nome da operação policial. Pandora é uma personagem da mitologia grega, considerada a primeira mulher, filha primogênita de Zeus. A famosa Caixa de Pandora era usada por ela para guardar lembranças e a sua mente. A tragédia aconteceu quando ela guardou lá um colar que seu pai havia dado a ela. A caixa não podia guardar bens materiais e por isso o colar foi destruído. Pandora entra em depressão e tenta dar fim na caixa, mas ela era indestrutível. Por fim, ela se mata, por não conseguir continuar vivendo carregando aquela maldição. Comumente, a expres

TELA AZUL

Meu recente deslumbramento com a qualidade dos livros de Fernanda Torres permitiu que eu olhasse o livro da Maitê (É duro ser cabra na Etiópia) com olhar caridoso, adquirindo-o para o longínquo voo. A leitura diferente e intrigante, com textos de vários autores desconhecidos, rememorou em mim que o meu prazer de ler sempre foi equivalente ao de escrever. Apesar da voracidade para acabar o livro, a rinite estava atacada. Além disso, os últimos dias haviam sido bem cansativos. Decidi, então, tentar cochilar. Fone no ouvido, voo de cruzeiro. O barulho das crianças no assento de trás não era mais tão perceptível. O avião estava acima da enorme nebulosidade e eu observei a luminosidade variando na asa para avaliar possíveis turbulências. Tudo planejado, era hora de tentar dormir, coisa rara para mim em voos. Entre as variadas cochiladas, a mente tentava conciliar o descanso exigido e a consciência plena da situação. Num dos lampejos, após tornar a fechar os olhos, vi tudo azul.