Pular para o conteúdo principal

RETROSPECTIVA INTITULÁVEL 2009

Hoje já é o sexto dia do primeiro ano da segunda década do terceiro milênio. O meu texto está obviamente atrasado. Prezo pela pontualidade, mas dificuldades me impediram de postar esse texto no momento adequado. Entretanto, acho ainda necessário fazer uma breve reflexão sobre os textos postados ao longo do ano de 2009. Não vou fazer aqui uma retrospectiva dos fatos históricos e jornalísticos que marcaram o Brasil e o mundo. Não! Vocês já viram esse retrospecto na Globo, Bandeirantes ou Record.

No balanço final, sessenta e nove textos foram postados no Intitulável ao longo de 2009. Foi um ano profícuo: uma média de um texto a cada cinco dias. Janeiro começou com a "CRÔNICA DA VIRADA", que trouxe um alto índice de comentários, que analisaram as comemorações de reveillon. Parecia ser uma postagem com o pé direito em 2009. O mês foi muito produtivo e teve um total de sete postagens, mas é preciso destacar o texto "ELES ESTÃO DE VOLTA", que agregou novas seguidoras do Intitulável.No mês de fevereiro, o blog manteve-se dinâmico. "DINHEIRO NÃO É TUDO", "A MÍDIA BAIANA E SEUS ABSURDOS" e "MENINA DE OURO" alvoroçaram os leitores que nos empolgaram com inúmeros comentários. Os textos foram exíguos em Março, mas voltaram a crescer em Abril de modo recorde. Destacaram-se neste mês os textos "O SILÊNCIO DE DUPRAT" e "O ATO DE ESCREVER - 50º TEXTO DO INTITULÁVEL". As postagens de maio e junho não receberam muitos comentários. Entretanto, preciso destacar "A JUVENTUDE MALHADA", "AMANDA AMORÁVEL" e "SOBRE A SÉTIMA ARTE". 2009 chegava a sua metade e nossos seguidores, envolvidos na sua rotina cotidiana, desapareceram. Houve textos em julho e agosto que não tiveram nem um comentário, ou seja, os próprios colaboradores não estavam conseguindo contribuir com o blog. Do mês de setembro destaco a minha "FELICIDADE". No mês de outubro nos empolgamos com o filme "QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO" e com o "ALCANÇANDO A MAIORIDADE", de Gabriel França. O ano se encerrou morno, devido às ausências dos seguidores do Intitulável. Apenas "O CASO DO VESTIDO" em novembro e "MIGUEL FALABELLA - UM ENTENDIDO DO HUMOR E DAS PALAVRAS", último texto de 2009, conseguiram ter mínimos comentários.

Olhando o texto com meu olhar crítico percebi que não ficou parecendo uma retrospectiva, mas sim um balanço. Vai ficar assim mesmo! Quero começar 2010 agradecendo a todos os que cooperaram conosco em 2009. Rafael França, parceiro e irmão, esteve um pouco sumido no ano, mas seus poucos textos embelezaram nossa página. Gabriel França esteve ativo e contribuiu muito para o Intitulável - seus textos foram os que mais tiveram comentários. Gabriela Farias e Joás França estrearam em 2009. Joás ficou em uma postagem, e Gabriela nos presenteou com uma a mais. Agradeço a todos vocês por me ajudarem a construir esta página e continuo contando com vocês em 2010.

Preciso fazer referência aos nossos seguidores - aqueles que comentam frequentemente os nossos textos. Sei que muitos estavam envolvidos com estudos, vestibulares, faculdade e por isso, em alguns períodos a ausência foi mais intensa. Mas quero agradece pessoalmente a todos que pelo menos a minha mente me permitir lembrar. Sou grato a meu tio Bay(Jocimar França), que invariavelmente nos prestigia com seus comentários e também escreve eme seu blog pessoal( correiojfranca.blogspot.com). Agradeço a Jaqueline (colega de Gabriel), a Quéren (minha irmã)e a Ana Luísa(que nos descobriu na rede e nos acompanha)que nos apoiaram e constantemente contribuiram parao crescimento do blog. Faltou agradecer também a Mary Carvalho,maranhense que conheci no olivreiro.com e a Gildson Souza, que escreve junto com Mary no BADULAQUES(badu-laques.blogspot.com). Muito Obrigado a todos os que tiram um tempinho para ler nossas bobagens e para comentar. Minhas desculpas às pessoas cujos nomes esqueci de citar. Todos continuam sendo muito bem-vindos. O nosso desejo é manter o ritmo em 2010 e nos aprimorarmos mais na escrita, proporcionando a vocês informação e textos de qualidade.

FELIZ 2010!!!

Comentários

Gildson Souza disse…
Perdoando o atraso: Feliz ano novo e, principalmente, feliz Dia Novo, pois cada dia é um pequeno começo. ele é o NOSSO Ano Novo!

Abraços
Gabriel França disse…
2010 chegou. Pedimos muito para esse ano, agradecemos por tudo de bom em 2009 e confiamos em mais um ano de sucesso do no querido INTITULÁVEL. Sempre digo que é uma grande honra fazer parte dessa equipe que nós formamos. É muito prazeroso poder acessar essa página, ler as postagens e interagir com todo o pessoal que frequenta o blog. Espero que 2010 não seja apenas mais um ano, mas, que seja um ano muito proveitoso para o INTITULÁVEL, com mais postagens e mais leitores para nos acompanhar. Um feliz 2010 à todos!
Abraço!
Rafael França disse…
Isso aqui é uma família. E eu, como um dos seus membros mais velhos, não posso comentar neste texto com isenção e comedimento: o orgulho em fazer parte deste time toma-me pelas mãos e dita as palavras que dão corpo ao comentário. Isso aqui é uma prova inequívoca de que a nossa geração, que sucede à geração que protagonizou inúmeros protestos e batalhas campais nos tempos de chumbo, colhe na liberdade de expressão um dos direitos essenciais dentro de uma democracia em fase de consolidação, como a que temos em nosso País. Os blogs já não mais os suportes do futuro para o jornalismo convencional: eles têm se mostrado cada vez mais influentes e combativos. E há de quem negar a sua importância num mundo cada vez mais dependente das onipotentes invenções tecnológicas. 2010 será um ano em que teremos boas discussões nesta página, sobretudo no que tange às eleições e à Copa do Mundo. Vamos continuar a fazer história! Um abraço a todos.

RF
Anônimo disse…
2009 se foi e para matar as saudades só lendo os textos no arquivo do blog.

Agora vamos fazer de 2010 um ano rico de textos no INTITULÁVEL.

ABRAÇOS A TODOS
Jaqueline disse…
Aah... Nem consigo me conter de tanta felicidade... (rs)*
Não vou dizer novamente o motivo de minha ausência mas, vou me desculpar outra vez!
Estou me 'atualizando' no Blog, lendo alguns textos que eu não li e cheguei neste. Bom, eu li todos menos o do Miguel Falabela (Não gosto dele ¬¬). O blog INTITULÁVEL é com certeza o melhor blog que já "encontrei" Fala de tudo um pouco e eu... que sou ligeiramente destraiida e desligada das coisas a minha volta... me atualizo muitas vezes aqui. Muito Obrigada!
Tenho cereteza que vocês crescerão mais e mais neste anO!

Beijos

parabéns pelo texto.

Postagens mais visitadas deste blog

EDMÉIA WILLIAMS - UM EXEMPLO DE FORÇA E CORAGEM

Vivemos em um mundo altamente egoísta. São raras as ações de humanitarismo e solidariedade. Por isso mesmo, elas merecem grande destaque. São poucos os relatos de pessoas que abandonam o seu cotidiano e a sua comodidade para contribuírem para o bem-estar do próximo. A “personalidade da semana” do INTITULÁVEL é uma dessas exceções da sociedade hodierna. Edméia Willians nasceu em Santarém, interior do Pará. Entretanto, sua família migrou para Salvador, na Bahia, onde ela passou a maior parte de sua vida. Aqui ela cresceu, realizou seus estudos, se casou, constitui família e obteve os bacharelados em Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Música. A sua vida era normal, como de muitos. Passou a morar no Rio de Janeiro, devido ao emprego de seu marido. Chegou até a morar no Iraque, ainda na época de Sadan, também por motivos profissionais relativos ao seu esposo. Tudo transcorria normalmente até que duas tragédias mudaram a história de sua vida. Em um período muito curto, Edméia perdeu o seu es

POR DENTRO DA CAIXA DE PANDORA

Mais uma operação da Polícia Federal. Seu nome: CAIXA DE PANDORA. Os resultados: corrupção, caixa dois, mensalão. Envolvidos: José Roberto Arruda (DEM) - governador do Distrito Federal , Paulo Octávio (DEM) - vice-governador, Durval Barbosa (o delator) - secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal e mais uma corja enorme de deputados distritais corruptos. E o que podemos aprender com tudo isso? Vamos começar pelo excêntrico nome da operação policial. Pandora é uma personagem da mitologia grega, considerada a primeira mulher, filha primogênita de Zeus. A famosa Caixa de Pandora era usada por ela para guardar lembranças e a sua mente. A tragédia aconteceu quando ela guardou lá um colar que seu pai havia dado a ela. A caixa não podia guardar bens materiais e por isso o colar foi destruído. Pandora entra em depressão e tenta dar fim na caixa, mas ela era indestrutível. Por fim, ela se mata, por não conseguir continuar vivendo carregando aquela maldição. Comumente, a expres

TELA AZUL

Meu recente deslumbramento com a qualidade dos livros de Fernanda Torres permitiu que eu olhasse o livro da Maitê (É duro ser cabra na Etiópia) com olhar caridoso, adquirindo-o para o longínquo voo. A leitura diferente e intrigante, com textos de vários autores desconhecidos, rememorou em mim que o meu prazer de ler sempre foi equivalente ao de escrever. Apesar da voracidade para acabar o livro, a rinite estava atacada. Além disso, os últimos dias haviam sido bem cansativos. Decidi, então, tentar cochilar. Fone no ouvido, voo de cruzeiro. O barulho das crianças no assento de trás não era mais tão perceptível. O avião estava acima da enorme nebulosidade e eu observei a luminosidade variando na asa para avaliar possíveis turbulências. Tudo planejado, era hora de tentar dormir, coisa rara para mim em voos. Entre as variadas cochiladas, a mente tentava conciliar o descanso exigido e a consciência plena da situação. Num dos lampejos, após tornar a fechar os olhos, vi tudo azul.