Pular para o conteúdo principal

A ARTE DE LER – 100% TEXTO DO INTITULÁVEL




“É certo que, a praticar desse modo a leitura como arte, faz-se preciso algo que precisamente em nossos dias está bem esquecido – e que exigirá tempo, até que minhas obras sejam 'legíveis' -, para o qual é imprescindível ser quase uma vaca e não um homem 'moderno': o ruminar ...”

FRIEDERICH NIETZSCHE, em Sils-Maria, em julho de 1887



A minha ideia inicial era escrever um texto sobre o 'ato de ler', dando continuidade aos textos já postados: 'o ato de pensar' e 'o ato de escrever'. Mas refletindo sobre a temática, concluí que a leitura é algo muito superior a um simples ato. E tive a certeza ao me deparar com o discurso expresso acima, lendo o prólogo de Genealogia da Moral, livro do próprio Nietzsche. O ato de ler é trivial. Não quero retirar a beleza do processo de alfabetização de uma pessoa. Mas, infelizmente, apenas aprender a ler não é suficiente. Como diz Mário Quintana, o verdadeiro analfabeto é aquele que aprende a ler e não lê. O hábito da leitura é escasso em nosso país. Rubem Alves dizia ousadamente que ler é fazer amor com as palavras. Voltaire constantemente relatava que a leitura engrandecia a sua alma. Já ouvi muitos dizendo que a leitura dá poder ao homem. Acho que por isso Mao-Tsé-Tung afirmava que ler demasiados livros é perigoso. Para mim nunca foi perigoso. Gandhi dizia que ler vem antes de escrever e Fernando Pessoa que ler é sonhar pela mão de outrem. Com eles eu concordo. Recentemente, a mídia globista fez uma intensa campanha intitulada de 'ler também é um exercício'. Immanuel Kant, outro grande expoente da filosofia alemã, já havia afirmado no século XVIII que uma leitura alegre é tão útil à saúde como o exercício do corpo. Há uma inequívoca coerência nestes pensamentos, mas continuo crendo numa arte de ler, que desemboque numa interpretação plena e numa reflexão ampliadora de horizontes. Henry David Thoreau, filósofo americano do século XIX, afirmou ter começado uma nova era em sua vida após a leitura de um livro. Eis o poder da leitura. A vida é curta demais para eu ler todo o grosso dicionário a fim de por acaso descobrir a palavra salvadora – afirmou categoricamente Clarice Lispector. Eu tive a audácia de ler um minidicionário, mas ainda continuo a procura dos verbetes arrebatadores. Ler e escrever por si, não são educação. A compreensão abrangente do tempo, dos fatos e dos seres requer experiência, persistência e, em alguns casos, erudição. Tudo isso pode ser encontrado nos livros, mas nem todos que os leem conseguem enxergar. É preciso entender a dimensão do 'ruminar', citado por Nietzsche. O vocábulo tem sua semântica peculiar relacionada ao retorno do alimento já deglutido à boca, para ser novamente mastigado. Em sentido conotativo, o verbete pode ser entendido por um 'pensar profundamente'. Não se enganem: ler um texto incompreensível por dez vezes não o tornará compreensível. Com aplicação, constância e determinação pode-se alcançar a arte da leitura, mas ela nunca será derradeira. A sempre algo a aprender, o escondido a encontrar, o belo a admirar, o irrespondível a nos intrigar. Quer mergulhar na ventura do conhecimento? Dê o primeiro passo: leia!

Comentários

Jaqueline disse…
O seu texto está Ótimooo!!! Já nem sei mais o que falar para vocês. (Acho que não vou mais comentar... Nem tenho mais nada a dizer) rsrs.
Eu amo sentar e ler... Só parar para beber água. Maa, confesso que ultimamente não tenho lido muito. E isso está me matando. Parece que quando não pegamos um livro, nossa mente se torna pequena sinto, EU me sinto como se nem tivesse aprendido a ler, para falar a verdade, me sinto alienada da vida já que não é costume meu parar em frente a televisão.
" A arte de ler" é um título muito propício, visto que ler de fato é uma arte. Requer tempo, esforço e dedicação como todas as outras.
Particularmente, gosto de biografias de pessoas desconhecidas, literatura e salvo alguns livros que acabam virando "modinha".

BeijoO a todos

Bieel e Bieela .. Saudade de vc's!
Gabriel França disse…
Olha só quem veio nos dar o ar da graça. Minha querida Jaque voltou! Fico muito feliz com isso!
Tiago já havia mencionado a importância de escrever e de pensar, agora nos escreve sobre essa verdadeira arte. A leitura é mesmo essencial, embora nessas férias eu tenha estado um pouco relaxado nesse aspecto. Mas, enquanto ainda não peguei um novo livro pra ler, fico aqui, no INTITULÁVEL, acompanhando a cada dia, pois com certeza ganho muito em conhecimento com essa leitura agradável.
O blog tá mantendo o ritmo! Isso aí!
Jaque, minha linda, um beijão pra você!
Rafael França disse…
Ler é uma arte e uma filosofia de vida. Diria mais: é também subsídio para quem almeja algo melhor, a exemplo dos triviais crescimentos profissional e intelectual. Parceiro, você trouxe em seu texto algo até então impensado por mim. Vejo-me então obrigado a concordar com você: habilitar-se como leitor já não é mais privilégio de quem somente contenta-se com o beabá escolar. No mais, parabéns pelo texto e pelas escolhas das declarações que o embasaram. Tenho uma referência sobre o tema que conheci no ano passado, entre os estudos da faculdade. Seu nome é Jean Marie Goulemot, e ele dizia que "o leitor, na sua relação com o texto, define-se por uma fisiologia, uma história e uma biblioteca". Discutiremos sobre ele numa próxima oportunidade, já que a metalinguagem, como você bem sabe, volta e meia aparece em nossa página. Um abraço, meu irmão. Vamos rumo aos duzentos textos em 2010!

RF
JOCIMAR FRANÇA disse…
Se ler é tão bom, o que se deve ler então?

Sugiro que leiam INTITULÁVEL, pois a mescla aqui proporciona conhecimento variado e permanente.

Parabéns Tiguinho, mais uma vez!
Anônimo disse…
Gostei muito do texto e sobretudo concordo com ele, ler realmente é uma arte! Mas o que mais traduz o meu pensamento é a frase de Rubem Alves, que diz que "ler é fazer amor com as palavras", pois assim podemos entender o quanto é intensa a relação de quem se envolve com um livro e procura o seu significado, "ruminando" os verbetes que leu.
Parabéns pelo texto, adorei!
Até.
Quéren disse…
Acho que é por isso que demoro lendo um livro. Fico "ruminando" cada palavra.
Às vezes me pego lendo livros bestas só pra não perder o hábito.Ler é realmentearte, amor, fascínio.
Me peguei lendo o blog e esquecendo de comentar...nem sei o porque.Prometo que agora os comentários seram assíduos.
E para todos que postam nesse blog, meus sinceros parabéns.
Nunca pensei que tinha tantos talentos em minha família.
Que possamos ler mais textos maravilhosos como esse no Intitulável.
Beijo grande.
Anônimo disse…
A leitura me fascina. Por isso esse texto surgiu. Os comentários de todos foram muito pertinentes. Jaque, que bom que voltou. Seus comentários são sempre incentivantes: VOLTE SEMPRE! Rafa, acho que não vá haver um especial 200º texto. Minha meta agora é escrever e escrever... e quero ver você escrevendo também.

Abraços a todos

Postagens mais visitadas deste blog

EDMÉIA WILLIAMS - UM EXEMPLO DE FORÇA E CORAGEM

Vivemos em um mundo altamente egoísta. São raras as ações de humanitarismo e solidariedade. Por isso mesmo, elas merecem grande destaque. São poucos os relatos de pessoas que abandonam o seu cotidiano e a sua comodidade para contribuírem para o bem-estar do próximo. A “personalidade da semana” do INTITULÁVEL é uma dessas exceções da sociedade hodierna. Edméia Willians nasceu em Santarém, interior do Pará. Entretanto, sua família migrou para Salvador, na Bahia, onde ela passou a maior parte de sua vida. Aqui ela cresceu, realizou seus estudos, se casou, constitui família e obteve os bacharelados em Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Música. A sua vida era normal, como de muitos. Passou a morar no Rio de Janeiro, devido ao emprego de seu marido. Chegou até a morar no Iraque, ainda na época de Sadan, também por motivos profissionais relativos ao seu esposo. Tudo transcorria normalmente até que duas tragédias mudaram a história de sua vida. Em um período muito curto, Edméia perdeu o seu es

POR DENTRO DA CAIXA DE PANDORA

Mais uma operação da Polícia Federal. Seu nome: CAIXA DE PANDORA. Os resultados: corrupção, caixa dois, mensalão. Envolvidos: José Roberto Arruda (DEM) - governador do Distrito Federal , Paulo Octávio (DEM) - vice-governador, Durval Barbosa (o delator) - secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal e mais uma corja enorme de deputados distritais corruptos. E o que podemos aprender com tudo isso? Vamos começar pelo excêntrico nome da operação policial. Pandora é uma personagem da mitologia grega, considerada a primeira mulher, filha primogênita de Zeus. A famosa Caixa de Pandora era usada por ela para guardar lembranças e a sua mente. A tragédia aconteceu quando ela guardou lá um colar que seu pai havia dado a ela. A caixa não podia guardar bens materiais e por isso o colar foi destruído. Pandora entra em depressão e tenta dar fim na caixa, mas ela era indestrutível. Por fim, ela se mata, por não conseguir continuar vivendo carregando aquela maldição. Comumente, a expres

TELA AZUL

Meu recente deslumbramento com a qualidade dos livros de Fernanda Torres permitiu que eu olhasse o livro da Maitê (É duro ser cabra na Etiópia) com olhar caridoso, adquirindo-o para o longínquo voo. A leitura diferente e intrigante, com textos de vários autores desconhecidos, rememorou em mim que o meu prazer de ler sempre foi equivalente ao de escrever. Apesar da voracidade para acabar o livro, a rinite estava atacada. Além disso, os últimos dias haviam sido bem cansativos. Decidi, então, tentar cochilar. Fone no ouvido, voo de cruzeiro. O barulho das crianças no assento de trás não era mais tão perceptível. O avião estava acima da enorme nebulosidade e eu observei a luminosidade variando na asa para avaliar possíveis turbulências. Tudo planejado, era hora de tentar dormir, coisa rara para mim em voos. Entre as variadas cochiladas, a mente tentava conciliar o descanso exigido e a consciência plena da situação. Num dos lampejos, após tornar a fechar os olhos, vi tudo azul.