Pular para o conteúdo principal

UP - ALTAS AVENTURAS



Eu deveria ter ido ver este filme quando ele saiu no cinema. Não tive tempo nem dinheiro e também nunca foi hábito meu ir ao cinema ver filmes infantis. É preciso antes de qualquer coisa ressaltar que ultimamente as animações não são direcionadas apenas para as crianças. A minha ideia hoje era postar um texto sobre o filme ‘Abraços Partidos’, mas ontem eu assisti ‘UP - Altas Aventuras’ e ele mexeu comigo.

A película animada foi produzida pela Pixar Animation Studios. Os noventa e seis minutos de trama foram dirigidos por Pete Docter e produzido por Jonas Rivera. Todos esse nomes são desconhecidos do meu universo. Entretanto, o filme que eles conseguiram produzir possibilitou que eu conhecesse essas pessoas. O melhor de UP está no belo roteiro e ele foi feito por Pete Docter, Bob Peterson e Thomas McCarthy. A história é tão fantástica que ela sobrepuja a beleza das animações em 3-D.

O filme conta a história de Carl Fredricksen (muito bem dublado por Chico Anysio). Com um recurso extraordinário, Pete Docter resume a vida inteira de Carl em rápidas cenas sem nenhum diálogo. É a parte mais tocante do filme. Preciso confessar que chorei. Sentir as lágrimas vindo aos meus olhos. A beleza da relação de Carl com Ellie, sua esposa, era tocante. Havia entre eles uma unidade incrível, um amor tão belo, que não dava para imaginar. A seqüência das cenas mostra o relacionamento, o casamento e as dificuldades que impossibilitaram eles realizarem um grande sonho. Ambos eram aventureiros e desejavam muito ir à América do Sul. Ellie queria construir uma casa numa paisagem exótica e maravilhosa, ao lado de uma cachoeira situada num altíssimo penhasco. As cenas mudas acabam com o falecimento de Ellie. Dá uma sensação de tristeza tão grande só em relembrar daquele momento. Parece injusto. Fica uma saudade daquela garota estranha, engraçada,que queria ser aventureira e queria viajar para a América do Sul para poder colocar suas aventuras num diário. De fato, o filme começa a partir daí.

Carl está prestes a ser removido para um asilo. A fim de evitar isso, ele enche milhares de balões em sua casa, fazendo com que ela levante vôo. O objetivo de Carl é viajar para a floresta na América do Sul, para colocar a casa onde Ellie sempre desejou. A aventura do idoso de 78 anos é acompanhada de perto por um garotinho que quer ser explorador, Russel. Aparecem belos e atrapalhados animais. O filme se torna dinâmico, efusivo e engraçado. Mas durante todo o percurso, valores como família, honestidade, companheirismo e solidariedade são pincelados. Durante a trama, ainda voltei a chorar quando Carl abre o diário de aventuras de Ellie. Mas o filme termina alegre e gratificante. Eu fiquei com uma sensação de ter visto um filme perfeito. Um filme realmente nas alturas. Para quem ainda não viu, não perca tempo. Assista e volte aqui para compartilhar conosco.

Comentários

Quéren disse…
Tava com as emoções a flor da pele heim!
Quando eu assisti não tive como prestar muita atenção, só peguei cenas engraçadas, que ultrapassavam o som do secador e chegavam até meus ouvidos e me faziam rir.
Hoje em dia está valendo mais a pena assistir os filmes infantis, muito mais criativos, animados, e com algum valor para transmitir.
Vou reassistir.rs
Rafael França disse…
Amigo, lhe confesso, não li o seu texto, quando do momento de sua publicação, por mera arrogância de cinéfilo metido a besta que sou. Achei que era só mais um texto sobre mais um filme infantil. Não que os filmes infantis não me agradem - A trilogia "A era do gelo", por exemplo, muito me agrada. Aí, buscando a palavra, a frase ou o texto ideal para começar o ano na internet, voltei para esta página, que já se tornou meu habitat natural. Recordei-me imediatamente da injustiça que cometi com você: o adiamento desta leitura. Diante de suas palavras carregadas de emoção e da descrição do personagem deste filme, que, acredito, deve ser excelente, não tenho outra alternativa senão correr ao encontro da locadora mais próxima para vê-lo. No mais, fiquei contente pelo relato sincero do marejar nos olhos. Ciente do fascínio que personagens e histórias exercem sobre mim, você já sabe que após certos 96 minutos de minha vida eu voltarei a esta página. Ela ganhará mais um comentário.

RF
Anônimo disse…
ASSISTA MESMO, PARCEIRO: é um bom filme. Posso ter exagerado, estava muito emotivo no dia que vi UP, mas o filme vale a pena. Não apenas sorria com a comédia, mas reflita nos valores e na história.

Um abraço
Jaqueline disse…
Oie... Olha eu aqui novamente... Sinto muito mas vocês não vão se livrar de mim tão facilmente. Quero, primeiramente me desculpar pelo meu "desaparecimento"...(rs) Trabalhar, estudar e ESTUDAR... não é muito fácil enfim...
Assisti esse filme no cinema de inicio por falta de opção. Fui com uns amigos e ngm conseguia concordar em nada... Escolhemos Up-Altas aventuras... Que vergonha (rs) comecei a chorar assistindo Desenho animado!!! eu fikava pensando o que o menino do meu lado tava pensando (rsrs) mas ele tbm chorou no fim.
De fato a animação tem tudo o que um BOM filme tem que ter. Um pouco de tudo. E não acaba sem sentido como muitos outros (¬¬)
Recomendoo a TODOS que assistam esse filmee também.
E claro Tiago você postou um ótimo texto como sempree...

Beijos para todos vocês.

Postagens mais visitadas deste blog

EDMÉIA WILLIAMS - UM EXEMPLO DE FORÇA E CORAGEM

Vivemos em um mundo altamente egoísta. São raras as ações de humanitarismo e solidariedade. Por isso mesmo, elas merecem grande destaque. São poucos os relatos de pessoas que abandonam o seu cotidiano e a sua comodidade para contribuírem para o bem-estar do próximo. A “personalidade da semana” do INTITULÁVEL é uma dessas exceções da sociedade hodierna. Edméia Willians nasceu em Santarém, interior do Pará. Entretanto, sua família migrou para Salvador, na Bahia, onde ela passou a maior parte de sua vida. Aqui ela cresceu, realizou seus estudos, se casou, constitui família e obteve os bacharelados em Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Música. A sua vida era normal, como de muitos. Passou a morar no Rio de Janeiro, devido ao emprego de seu marido. Chegou até a morar no Iraque, ainda na época de Sadan, também por motivos profissionais relativos ao seu esposo. Tudo transcorria normalmente até que duas tragédias mudaram a história de sua vida. Em um período muito curto, Edméia perdeu o seu es

POR DENTRO DA CAIXA DE PANDORA

Mais uma operação da Polícia Federal. Seu nome: CAIXA DE PANDORA. Os resultados: corrupção, caixa dois, mensalão. Envolvidos: José Roberto Arruda (DEM) - governador do Distrito Federal , Paulo Octávio (DEM) - vice-governador, Durval Barbosa (o delator) - secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal e mais uma corja enorme de deputados distritais corruptos. E o que podemos aprender com tudo isso? Vamos começar pelo excêntrico nome da operação policial. Pandora é uma personagem da mitologia grega, considerada a primeira mulher, filha primogênita de Zeus. A famosa Caixa de Pandora era usada por ela para guardar lembranças e a sua mente. A tragédia aconteceu quando ela guardou lá um colar que seu pai havia dado a ela. A caixa não podia guardar bens materiais e por isso o colar foi destruído. Pandora entra em depressão e tenta dar fim na caixa, mas ela era indestrutível. Por fim, ela se mata, por não conseguir continuar vivendo carregando aquela maldição. Comumente, a expres

TELA AZUL

Meu recente deslumbramento com a qualidade dos livros de Fernanda Torres permitiu que eu olhasse o livro da Maitê (É duro ser cabra na Etiópia) com olhar caridoso, adquirindo-o para o longínquo voo. A leitura diferente e intrigante, com textos de vários autores desconhecidos, rememorou em mim que o meu prazer de ler sempre foi equivalente ao de escrever. Apesar da voracidade para acabar o livro, a rinite estava atacada. Além disso, os últimos dias haviam sido bem cansativos. Decidi, então, tentar cochilar. Fone no ouvido, voo de cruzeiro. O barulho das crianças no assento de trás não era mais tão perceptível. O avião estava acima da enorme nebulosidade e eu observei a luminosidade variando na asa para avaliar possíveis turbulências. Tudo planejado, era hora de tentar dormir, coisa rara para mim em voos. Entre as variadas cochiladas, a mente tentava conciliar o descanso exigido e a consciência plena da situação. Num dos lampejos, após tornar a fechar os olhos, vi tudo azul.