Pular para o conteúdo principal

Amor: não deixemos que...

Meu pai, certa vez, escreveu sobre por que o amor "morre" na beira da praia. O texto, que em seu título já anunciava o clamor do meu velho, trazia ensinamentos que, de tão profícuos, devem ser reproduzidos numa cartilha, para que sejam lidos a cada manhã, após o primeiro despertar dos corpos - e das almas. Ele, que escreve com a magia comum a poucos mortais, demora a produzir novos contos e novas crônicas. Sou sempre como um fã ansioso a cutucá-lo o ombro insistentemente, clamando por uma nova obra-prima. Mas o título deste último achado, se me lembro bem, era "amor: não deixe que morra".

Entre as divagações do manuscrito, a que ficou marcada foi uma passagem em que o meu pai atribui ao término do amor conjugal a falta cotidiana de pequenos mimos, justamente estes os alicerces que dão segurança ao entrelaçamento dos corpos, que geralmente acontece sob o silêncio e a penumbra noturnos. Concordo com ele. E, agora mesmo, enquanto idealizo o parágrafo de baixo, recordo-me das vezes em que omiti cotidianamente frases como "você está linda" ou "eu te amo".

Iniciei este texto na cama, há algumas horas, enquanto criava frases e viajava pelo tempo, surfando confortavelmente sobre as ondas da memória, que, ainda bem, não costuma negar-me viagens longínquas. Numa destas viagens, nem tão distante assim, confesso, voltei ao verão de 2006. Embalado por “La Belle De Jour”, que Alceu insistia em cantar no meu celular, revivi há pouco a cena de um primeiro beijo. Beijo este que, por muitos anos, fora motivo de um sonhar comum a duas almas.

No verão de então, também nascera o primeiro olhar. Com ele, apresentaram-se os brilhos – dos olhos e dos cabelos - e o perfume, que logo ganhou o seu espaço na memória, instalando nela a sua fragrância e subjugando-me a lembrar eternamente daquela tarde. Também vieram os primeiros abraços. O primeiro beijo, que demorou a acontecer, foi como a explosão de dois corpos em estágio de iminentes erupções.
Mas o amor, infelizmente, vai mesmo morrendo aos poucos na beira da praia. É comum que relacionamentos amorosos virem mornas amizades e que boas amizades virem, num determinado espaço de tempo, apenas boas lembranças de um determinado passado para a memória. Renová-lo cotidianamente foi ensinado, mas não foi aprendido. Esta triste constatação torna mais lenta a leitura e conduz o leitor para fora da página. Até que os seus olhos, que são como a efusiva representação da alma, indicam que o caminho pode estar mais abaixo, num despretencioso e sincero parágrafo.

O título engasgou nas reticências de propósito. É que elas, as reticências, trazem o leitor ávido por uma conclusão ao último parágrafo. “La Belle De Jour”, de Alceu, é agora também codinome da minha companheira daquele fim de tarde que o sol, despedindo-se, ajudava a colorir. É especialmente para “La Belle” que dedico este texto: as palavras que os seus cinco parágrafos organizaram neste blog substituem melhor as palavras que, se proferidas pelo trepidar da minha voz, deixariam dúvidas sobre a veracidade do discurso. Em época de festividades, como a que se apresenta neste fim de ano, será agradavelmente comum recebermos abraços sinceros. Eles se apresentarão como a entrega fragmentada daquele pequeno amor que esteve tão ausente em pequenos gestos durante o ano, mas que, como todos sabemos, não escondia no ar a sua existência. Por ora, esqueçamos as crenças e os simbolismos por trás do Natal e busquemos o brilho nos olhos de um familiar ou da pessoa amada. O amor estará lá, certamente. Não deixemos que morra.
RF

Comentários

Anônimo disse…
De fato, sabemos toda a cartilha de como manter um amor com os 'pequenos mimos' diários, mas não conseguimos aprender. Com o tempo deixamos de elogiar pra muitas vezes apenas criticar, e isso é como se fosse o apagar das chamas de um relacionamento.
Muito bom o texto, e parabéns pelo blog!

Até.
Anônimo disse…
Ah, e Alceu Valença embalando teus pensamentos deve ter sido incrível! Também adoro Alceu, tanto é que um dos primeiros posts do meu blog falava dele e do filme que ele está produzindo.

ATé!
Gildson Souza disse…
'Os pequenos mimos' são sempre os mais esquecidos e os mais sentidos
Anônimo disse…
Esse é mais um dos belos textos de meuq uerido primo! Entretanto, a pungência e indivualidade do assunto tratado me fez recear a comentar. Os sentimentos são sempre válidos. Os mimos são sempre necessários. Mas eu acredito, parceiro, que deve haver mais que sentimentos: deve haver COMPROMISSO!

Você bem sabe o que eu penso...


Mas tudo bem: você continua sendo meu primo e um grande escritor. É um pena que você deixou ele(O AMOR) morrer. Espero que um dia ele ressuscite verdadeiramente para nunca mais deixar de existir.

UM ABRAÇO
Jaqueline disse…
Rafael??? é você mesmo??? Oo
(rs)Quando comecei a ler o texto pensei que fosse o Tiago ou de repente o Bieel mas, ao terminar me surpreendi com a 'assinatura'.
você parece sempre tão sério, seus textos são sempre tão... cheios de informações e poucas emoções que não tive como não me surpeender com o tema principal.
ÓTIMO texto!!! Mais uma vez, escreveu de forma extraordinária!
Tenho que concordar com você que o que basicamente nos mantem fortes para a rotina, os chamados 'mimos', não existem mais. "Eu te amo" é dito de forma tão descomprometida que é dificil acharmos que é verdadeiro...

Parabéns pelo textooO!!!

BeijoO

Jaque

Postagens mais visitadas deste blog

EDMÉIA WILLIAMS - UM EXEMPLO DE FORÇA E CORAGEM

Vivemos em um mundo altamente egoísta. São raras as ações de humanitarismo e solidariedade. Por isso mesmo, elas merecem grande destaque. São poucos os relatos de pessoas que abandonam o seu cotidiano e a sua comodidade para contribuírem para o bem-estar do próximo. A “personalidade da semana” do INTITULÁVEL é uma dessas exceções da sociedade hodierna. Edméia Willians nasceu em Santarém, interior do Pará. Entretanto, sua família migrou para Salvador, na Bahia, onde ela passou a maior parte de sua vida. Aqui ela cresceu, realizou seus estudos, se casou, constitui família e obteve os bacharelados em Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Música. A sua vida era normal, como de muitos. Passou a morar no Rio de Janeiro, devido ao emprego de seu marido. Chegou até a morar no Iraque, ainda na época de Sadan, também por motivos profissionais relativos ao seu esposo. Tudo transcorria normalmente até que duas tragédias mudaram a história de sua vida. Em um período muito curto, Edméia perdeu o seu es

POR DENTRO DA CAIXA DE PANDORA

Mais uma operação da Polícia Federal. Seu nome: CAIXA DE PANDORA. Os resultados: corrupção, caixa dois, mensalão. Envolvidos: José Roberto Arruda (DEM) - governador do Distrito Federal , Paulo Octávio (DEM) - vice-governador, Durval Barbosa (o delator) - secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal e mais uma corja enorme de deputados distritais corruptos. E o que podemos aprender com tudo isso? Vamos começar pelo excêntrico nome da operação policial. Pandora é uma personagem da mitologia grega, considerada a primeira mulher, filha primogênita de Zeus. A famosa Caixa de Pandora era usada por ela para guardar lembranças e a sua mente. A tragédia aconteceu quando ela guardou lá um colar que seu pai havia dado a ela. A caixa não podia guardar bens materiais e por isso o colar foi destruído. Pandora entra em depressão e tenta dar fim na caixa, mas ela era indestrutível. Por fim, ela se mata, por não conseguir continuar vivendo carregando aquela maldição. Comumente, a expres

TELA AZUL

Meu recente deslumbramento com a qualidade dos livros de Fernanda Torres permitiu que eu olhasse o livro da Maitê (É duro ser cabra na Etiópia) com olhar caridoso, adquirindo-o para o longínquo voo. A leitura diferente e intrigante, com textos de vários autores desconhecidos, rememorou em mim que o meu prazer de ler sempre foi equivalente ao de escrever. Apesar da voracidade para acabar o livro, a rinite estava atacada. Além disso, os últimos dias haviam sido bem cansativos. Decidi, então, tentar cochilar. Fone no ouvido, voo de cruzeiro. O barulho das crianças no assento de trás não era mais tão perceptível. O avião estava acima da enorme nebulosidade e eu observei a luminosidade variando na asa para avaliar possíveis turbulências. Tudo planejado, era hora de tentar dormir, coisa rara para mim em voos. Entre as variadas cochiladas, a mente tentava conciliar o descanso exigido e a consciência plena da situação. Num dos lampejos, após tornar a fechar os olhos, vi tudo azul.