Venho observando já há algum tempo, nos ‘brothers’ da minha idade, uma busca incessante pela estética física. Na rua onde moro, na escola e até na minha própria família, observo exemplos de pessoas que estão cada vez mais dispostas a fazerem atividades físicas regulares, mais especificamente em academias. Bem, até aqui não há problema algum, pois é fato que a atividade física melhora muito a vida de uma pessoa, em diversos aspectos.
É inegável que a academia foi criada com um propósito muito positivo, mas o seu uso atual tem sido algo que eu ainda contesto. Melhorar a qualidade de vida foi supostamente o objetivo principal ao se criar esse tipo de instituição, mas existem outras vertentes que devem ser consideradas. A mídia, com sua enorme capacidade de influenciar as pessoas, transmite a idéia, a todo instante, de que homem que é homem tem que ter um corpo sarado e definido. Esse estereótipo de homem seria bem visto em qualquer parte da sociedade, com exuberante beleza física. Hoje em dia o culto ao corpo, ao físico está exagerado.
Exercitar-se diariamente é um bem fantástico pro corpo e pra mente. Entretanto, o que acontece é que, muitos, na ânsia de ficarem ‘fortes’ e serem rapidamente aceitos pelo grupo de ‘malhados’, acabam se esquecendo de outro ponto importante nessa trajetória saudável: a alimentação. Essa é a principal responsável pelo funcionamento do corpo e, por isso, deve ser levada a sério. A melhor solução é manter a atividade física e a alimentação equilibrada. Então qual seria o problema desses jovens ‘malhados’? Até hoje, eu não percebi, dentre as pessoas que conheço e que fazem atividades físicas em academias, a mínima preocupação com a alimentação saudável. Muitos saem cedo pela manhã após engolirem um pão e vão malhar. Outros malham à noite e na volta comem um delicioso hambúrguer. Através desses registros, é possível perceber que eles hoje não querem ter saúde; querem ter status. Ver os músculos ‘pulando para fora da camisa’ é o grande desejo deles. A mulherada é o principal alvo dos ‘malhados’. Matam-se fazendo exercício, para serem notados em uma simples cruzada de braços.
Há quem goste de passar horas na academia fazendo exercícios, há quem deteste a malhação por completo. Existem mulheres que simplesmente se ‘derretem’ com o tipo físico avantajado dos homens, já outras não vêem grande coisa nisso e preferem a malhação intelectual dos rapazes. Certo é que, criou-se uma necessidade desnecessária de que ambos os sexos devem mudar radicalmente seu estilo de vida e seguir exatamente o que a mídia transmite como ideal.
Comentários
Mais Uma vez obrigado ao "intitulável" por tentar, aos poucos, minimizar os efeitos negativos da mídia sobre nós, pobres brasileiros, nos dando algumas soluções através desses textos!
Gabriel, Parabéns!pelo texto!
Gostei muito do texto, Gabriel. Parabéns!
Eu não posso discordar de nada. É um fato que a academia hoje é para deixar-nos mais bonitos, atraentes e não mais saudáveis.
A mídia nos empurra um padrão de beleza e nós- pobres mortais- seguimos.
BjãO para vc! e novamente, parabéns!
RF
Tiago França
parabéns pelos informes aE gabrid! [esqueceu di falar di jack aee po! rsrsr