Pular para o conteúdo principal

DIÁRIO DO ÚLTIMO DIA

Nem sempre a história pode ser contada. Algumas vezes, ela se perde no tempo. Sobram vagas lembranças. Cada indivíduo é uma rede intricada. Mas também é um ser humano. Importante manter a coerência sempre. Todos estes têm o direito à vida assegurado. Têm? Acho que me enveredei pelo caminho errado. Preciso vomitar este texto que está preso em minhas entranhas. Não são fatos digestivos. Mas são verdadeiros. Se o seu estômago não aguentar, querido leitor, pode pensar que são irreais, pura ficção, invencionice da cabeça de escritor.

Ela não escreveu este diário. Ele nunca existiu. Mas não consegui acreditar nisso. Precisava de respostas. E só as encontrei na última página da agenda de Ana. Agenda essa que é uma incógnita para muitos. Para mim é real. E já estou embebido desta triste página. Vamos então às pedras duras. A partir de agora se segue o que estava escrito neste diário que só eu vi, só eu conheço e apenas eu acredito na existência dele.

Querido diário, hoje é um dia realmente intitulável. Provavelmente, daqui a algumas horas ele vai se tornar inexplicável. Pensamentos sombrios. É tudo igual como sempre. Preciso me preparar para a rotina diária. Meu amoroso e excessivamente protecionista pai irá levar-me ao colégio. Do que ele tem medo? De me perder? E para quem? Talvez tenha medo de que eu arranje um namorado muito doido, que use drogas e que só esteja a fim de curtir a vida e de fazer sexo. Coisas típicas de um adolescente de 15 anos. Mas ele me conhece bem: sou uma garota de ouro. Aliás, não. Sou uma menina feita de leite e sangue. Estou cansada do estresse constante dele. Também não suporto a ideia de que ele possua armas de fogo em casa. Ele já é um policial aposentado; para que precisa delas? Eu não entendo. Mas também não consigo dizer isso a ele. Nem a meu irmão mais velho. Ele é tão perfeitinho. Educado, amoroso, estudioso, nunca deu trabalho algum - como diria minha mãe. Aos 21 anos de idade ele já está próximo de concluir seu bacharelado em Direito numa universidade federal. Dele decorre toda a pressão sobre mim. Preciso ser melhor que ele, ou pelo menos igual. Sou uma amante da música clássica e erudita, mas normalmente descarrego minha tensão ouvindo Radiohead ou U2. Herdei de minha mãe um gênio artístico. Aprendi a gostar da pintura e tentar no meu emaranhado de cores revelar o meu sofrimento interno. Nem minha mãe que é tão amiga minha me entende. Não gosto de coisas caras. Nunca gostei de pagar muito por algo que se pode comprar mais barato. Não posso reclamar de falta de nada. Sempre tive tudo. Família, roupa, comida, tecnologia, um bom colégio. Quantas aqui em Curitiba não dariam tudo para estar em meu lugar. Mas de vez em quando me entedio. Acho tudo monótono. Me sinto só. Vem a depressão. Me sinto desmotivada para tudo, principalmente para viver. Tem uma dor lá no fundo que não sei explicar. Quero matá-la. Extirpá-la. Falei meio sorrateiramente sobre isso a meus pais e acabei em sessões com um psiquiatra. Ele também não me entende. Aliás, quem pode me entender? Acordei com ânimo para me livrar de vez desta agonia. Talvez a minha solução seja absurda para muitos. A sociedade não irá me entender. Será que serei manchete de jornal ou revista? Ou serei apenas mais um número nas negativas estatísticas? Não tenho certeza. Sei que me decidi. Lá no fundo tem uma incerteza, mas minha personalidade é forte. Não há outra coisa a fazer. Não vou pedir socorro a ninguém mais. Já vi o suficiente deste mundo - por 15 anos. Não quero me matar. Meu desejo é matar a angústia que há algumas semanas não me deixa. Alguns vão achar que foi imaturidade, falta de informação. Muitos acham que suicídio é caso de saúde pública. Mas o que se passa na minha cabeça agora só eu sei.Chegou a hora de transformar as palavras em realidade. Os motivos não vão ficar claros e explícitos para ninguém. Apenas eu, Ana, saberei.

Após tomar café com seus pais, Ana sorrateiramente pegou o revólver Taurus, calibre 38, de seu pai. Estava em um lugar difícil, mas não impossível de pegar. Colocou-o em sua mochila sempre pesada com livros e cadernos. Seu rosto era o mesmo de todos os dias. Seu pai a deixou na frente do seu colégio e combinou com ela a hora do retorno. Ela adentrou na escola, mas se dirigiu para uma ala universitária que, nesse horário, estava deserta. Foi para o banheiro. Sentou-se no vaso. Apontou o revólver para a sua boca. Não hesitou. Com um disparo calou aquela voz que tanto a fazia sofrer internamente. Aquela adolescente - doce, de pele branquinha feito leite e belos cabelos lisos e escuros - estava agora ensangüentada. Calada para sempre.

Comentários

Gabriel França disse…
O texto comove. Mas essa história é realmente verídica?! Fiquei espantado! Mais um caso de angústia que resulta em suicídio. Uma pena! Qualquer outra solução é melhor do que tirar a própria vida.

Abraço
Jaqueline disse…
Tiago foi um texto incrível! Não duvido da veracidade dessa hitória mas, prefiro pensar que foi fruto da sua fértil imaginação.
Muitas vezes achamos absurda a idéia de suicídio- e até pode ser- mas, quando se tem depressão ou algo difícil não é muito possível pensar em outra coisa. Muitas vezes preferimos não ficar mais nesse mundo porque é uma verdade incontestável que viver é difícil.
A morte é "boa", fácil. Por isso, queremos fugir daqui, do difícil, do inseguro, de nossos problemas.

Mais uma vez parabéns! O Intitulável está cada vez melhor!
Rafael França disse…
Vou me antecipar ao autor deste excelente texto para explicitar alguns fatos. Respondo a Gabriel e a Jaqueline, primeramente: meninos, o acontecimento fatídico muito bem ilustrado no diário é verídico e foi divulgado pela revista ÉPOCA, há duas semanas. Sei que o suicídio representa o clímax do texto e que é uma discussão adormecida já há algum tempo. Confesso que Tiago me devolveu a mesma tristeza que me enchera o peito quando li, perplexo, a matéria da revista, há alguns dias. Mas o que não podemos esquecer é a importância do bom acompanhamento familiar para vidas tão jovens, como a de Ana. Ana possuía todos os traços de uma menina muito bem educada, mas o final precoce de sua vida revelou que ali, naquele reduto curitibano, faltava o mais sensato diálogo, aquele que deve ser conduzido com o máximo de cuidado e de amor pelos pais. Ana pode ter decidido por se matar naquela manhã, mas certamente este gesto foi alimentado diariamente, a cada palavra incompreendida e a cada desejo rechaçado por seus pais. Um abraço,

RF
Anônimo disse…
Bom, Rafael já explicitou bem a origem deste texto. No meu imaginário esse diáro realmente existiu. Sou do tipo que não gosta de deixar um caso sem explicação. Gosto dos porquês. As causas me são fundamentais, mesmo que esdrúxulas ou inventadas. Quanto ao suicídio, SOU CONTRA! Quanto à adolescência, continuo um estudioso e pesquisador; pulei esta fase da vida e até hoje me surpreendo com aqueles que estão atravesando esse momento. É isso aí. Obrigado a vocês que me leem e me dão motivos para continuar a trajetória.

Um forte abraço,

Tiago França

Postagens mais visitadas deste blog

EDMÉIA WILLIAMS - UM EXEMPLO DE FORÇA E CORAGEM

Vivemos em um mundo altamente egoísta. São raras as ações de humanitarismo e solidariedade. Por isso mesmo, elas merecem grande destaque. São poucos os relatos de pessoas que abandonam o seu cotidiano e a sua comodidade para contribuírem para o bem-estar do próximo. A “personalidade da semana” do INTITULÁVEL é uma dessas exceções da sociedade hodierna. Edméia Willians nasceu em Santarém, interior do Pará. Entretanto, sua família migrou para Salvador, na Bahia, onde ela passou a maior parte de sua vida. Aqui ela cresceu, realizou seus estudos, se casou, constitui família e obteve os bacharelados em Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Música. A sua vida era normal, como de muitos. Passou a morar no Rio de Janeiro, devido ao emprego de seu marido. Chegou até a morar no Iraque, ainda na época de Sadan, também por motivos profissionais relativos ao seu esposo. Tudo transcorria normalmente até que duas tragédias mudaram a história de sua vida. Em um período muito curto, Edméia perdeu o seu es

POR DENTRO DA CAIXA DE PANDORA

Mais uma operação da Polícia Federal. Seu nome: CAIXA DE PANDORA. Os resultados: corrupção, caixa dois, mensalão. Envolvidos: José Roberto Arruda (DEM) - governador do Distrito Federal , Paulo Octávio (DEM) - vice-governador, Durval Barbosa (o delator) - secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal e mais uma corja enorme de deputados distritais corruptos. E o que podemos aprender com tudo isso? Vamos começar pelo excêntrico nome da operação policial. Pandora é uma personagem da mitologia grega, considerada a primeira mulher, filha primogênita de Zeus. A famosa Caixa de Pandora era usada por ela para guardar lembranças e a sua mente. A tragédia aconteceu quando ela guardou lá um colar que seu pai havia dado a ela. A caixa não podia guardar bens materiais e por isso o colar foi destruído. Pandora entra em depressão e tenta dar fim na caixa, mas ela era indestrutível. Por fim, ela se mata, por não conseguir continuar vivendo carregando aquela maldição. Comumente, a expres

TELA AZUL

Meu recente deslumbramento com a qualidade dos livros de Fernanda Torres permitiu que eu olhasse o livro da Maitê (É duro ser cabra na Etiópia) com olhar caridoso, adquirindo-o para o longínquo voo. A leitura diferente e intrigante, com textos de vários autores desconhecidos, rememorou em mim que o meu prazer de ler sempre foi equivalente ao de escrever. Apesar da voracidade para acabar o livro, a rinite estava atacada. Além disso, os últimos dias haviam sido bem cansativos. Decidi, então, tentar cochilar. Fone no ouvido, voo de cruzeiro. O barulho das crianças no assento de trás não era mais tão perceptível. O avião estava acima da enorme nebulosidade e eu observei a luminosidade variando na asa para avaliar possíveis turbulências. Tudo planejado, era hora de tentar dormir, coisa rara para mim em voos. Entre as variadas cochiladas, a mente tentava conciliar o descanso exigido e a consciência plena da situação. Num dos lampejos, após tornar a fechar os olhos, vi tudo azul.