Pular para o conteúdo principal

A VIOLÊNCIA NOSSA DE CADA DIA

Já é sabido que a violência impera em nossa sociedade. Conhecemos as suas mais variadas formas de manifestação. Os estudiosos apontam inúmeras causas. Os políticos propõem diversas soluções, a maioria delas, ineficazes. A despeito de tudo, ela continua viva e exuberante. Está sempre nas primeiras páginas dos jornais. É assunto constante das revistas semanais. Graças a ela, o mundo tem se tornado mais tenebroso e as pessoas têm tido mais doenças psicossomáticas. O convívio social tem diminuído e os que têm condições financeiras suficientes têm se enclausurado em condomínios gradeados e filmados incessantemente. O medo está para todos e, infelizmente, ele não é infundado.


É difícil pegar um transporte coletivo e não temer um corrente e normal assalto a ônibus. Os que possuem o privilégio de terem um veículo automotivo também não estão livres deste temor. Cotidianamente, muitos carros são furtados e assaltados. As armas de fogo são as protagonistas desse caos urbano. Em conjunto com as drogas, é claro. Mas eu vou fazer o quê? Há alguns anos tentaram acabar com as armas. Infelizmente, o povo brasileiro disse NÃO à vida e vai continuar pagando o preço. Com as drogas o problema é semelhante e alguns acham que resolverão tudo as legalizando.


Tem gente que mata por ódio racial. Tem quem o faça por dinheiro. Tem quem o faça por vingança. Tem quem não tenha motivo plausível. A violência é realmente cruel. E nos acidentes automotivos ela também se faz presente, bem como nas tragédias familiares e nos suicídios inexplicáveis. É difícil conviver com ela; o fato é que não vivemos hoje sem ela. A ideia de um mundo terno e pacífico torna-se cada dia mais distante; virou uma quimera. Só resta nos adaptar a hediondez do nosso mundo. Mas não devemos nos conformar, apenas nos adequar, sem jamais deixar de estender a bandeira da paz e da não-violência.

Comentários

Rafael França disse…
Tema importante, amigo. A violência deve ser amplamente discutida: a cada dia que passa ela demonstra ser um gesto instintivo e fruto de uma existente irracionalidade humana.
Mas não podemos desconsiderar que existem, na história, precurssores relevantes para justificar o mundo atroz que herdamos, como o sentimento nacionalista, a diferenciação de povos por raças/etnias, a desigual distribuição de renda e a recente (des)globalização, por exemplo. Bom texto! Um abraço,

RF
Gabriel França disse…
Parece absurdo de se ouvir, mas a cada dia em que saio de casa me pergunto se não será o meu dia de vítima da violência. A gente acredita que as coisas ruins nunca acontecerão conosco, mas, infelizmente, estamos sujeitos a qualquer tipo de ação violenta. As pessoas estão sendo mortas como bichos. Estamos a viver um verdadeiro caos, onde sair e voltar pra casa, com vida, tem sido um verdadeiro desafio.
Gostei bastante do texto, velho!

Um abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

EDMÉIA WILLIAMS - UM EXEMPLO DE FORÇA E CORAGEM

Vivemos em um mundo altamente egoísta. São raras as ações de humanitarismo e solidariedade. Por isso mesmo, elas merecem grande destaque. São poucos os relatos de pessoas que abandonam o seu cotidiano e a sua comodidade para contribuírem para o bem-estar do próximo. A “personalidade da semana” do INTITULÁVEL é uma dessas exceções da sociedade hodierna. Edméia Willians nasceu em Santarém, interior do Pará. Entretanto, sua família migrou para Salvador, na Bahia, onde ela passou a maior parte de sua vida. Aqui ela cresceu, realizou seus estudos, se casou, constitui família e obteve os bacharelados em Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Música. A sua vida era normal, como de muitos. Passou a morar no Rio de Janeiro, devido ao emprego de seu marido. Chegou até a morar no Iraque, ainda na época de Sadan, também por motivos profissionais relativos ao seu esposo. Tudo transcorria normalmente até que duas tragédias mudaram a história de sua vida. Em um período muito curto, Edméia perdeu o seu es

POR DENTRO DA CAIXA DE PANDORA

Mais uma operação da Polícia Federal. Seu nome: CAIXA DE PANDORA. Os resultados: corrupção, caixa dois, mensalão. Envolvidos: José Roberto Arruda (DEM) - governador do Distrito Federal , Paulo Octávio (DEM) - vice-governador, Durval Barbosa (o delator) - secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal e mais uma corja enorme de deputados distritais corruptos. E o que podemos aprender com tudo isso? Vamos começar pelo excêntrico nome da operação policial. Pandora é uma personagem da mitologia grega, considerada a primeira mulher, filha primogênita de Zeus. A famosa Caixa de Pandora era usada por ela para guardar lembranças e a sua mente. A tragédia aconteceu quando ela guardou lá um colar que seu pai havia dado a ela. A caixa não podia guardar bens materiais e por isso o colar foi destruído. Pandora entra em depressão e tenta dar fim na caixa, mas ela era indestrutível. Por fim, ela se mata, por não conseguir continuar vivendo carregando aquela maldição. Comumente, a expres

TELA AZUL

Meu recente deslumbramento com a qualidade dos livros de Fernanda Torres permitiu que eu olhasse o livro da Maitê (É duro ser cabra na Etiópia) com olhar caridoso, adquirindo-o para o longínquo voo. A leitura diferente e intrigante, com textos de vários autores desconhecidos, rememorou em mim que o meu prazer de ler sempre foi equivalente ao de escrever. Apesar da voracidade para acabar o livro, a rinite estava atacada. Além disso, os últimos dias haviam sido bem cansativos. Decidi, então, tentar cochilar. Fone no ouvido, voo de cruzeiro. O barulho das crianças no assento de trás não era mais tão perceptível. O avião estava acima da enorme nebulosidade e eu observei a luminosidade variando na asa para avaliar possíveis turbulências. Tudo planejado, era hora de tentar dormir, coisa rara para mim em voos. Entre as variadas cochiladas, a mente tentava conciliar o descanso exigido e a consciência plena da situação. Num dos lampejos, após tornar a fechar os olhos, vi tudo azul.