Pular para o conteúdo principal

EDMÉIA WILLIAMS - UM EXEMPLO DE FORÇA E CORAGEM

Vivemos em um mundo altamente egoísta. São raras as ações de humanitarismo e solidariedade. Por isso mesmo, elas merecem grande destaque. São poucos os relatos de pessoas que abandonam o seu cotidiano e a sua comodidade para contribuírem para o bem-estar do próximo. A “personalidade da semana” do INTITULÁVEL é uma dessas exceções da sociedade hodierna.

Edméia Willians nasceu em Santarém, interior do Pará. Entretanto, sua família migrou para Salvador, na Bahia, onde ela passou a maior parte de sua vida. Aqui ela cresceu, realizou seus estudos, se casou, constitui família e obteve os bacharelados em Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Música. A sua vida era normal, como de muitos. Passou a morar no Rio de Janeiro, devido ao emprego de seu marido. Chegou até a morar no Iraque, ainda na época de Sadan, também por motivos profissionais relativos ao seu esposo. Tudo transcorria normalmente até que duas tragédias mudaram a história de sua vida. Em um período muito curto, Edméia perdeu o seu esposo, que tanto a sustentou, e sua filha querida, no início da sua juventude. Foi um enorme baque. Entretanto, o ressurgimento desta mulher foi esplendoroso.

A idéia inicial era formar um coral das crianças na favela. Edméia Willians foi a idealizadora. Mas a experiência na Colina Dona Marta – como ela gosta de chamar o morro – foi muito além. Edméia é evangélica, membro da Igreja Anglicana. Não possui apenas conhecimentos seculares, mas também fez o Curso de Liderança Cristã, no Intituto Haggai, em Cingapura e é formada em Missiologia pelo Celly Oak Collage , na Inglaterra. Ela decidiu usar os seus conhecimentos, as suas finanças e o seu tempo em prol do Dona Marta. Então no início dos anos 90 ela fundou a Casa de Maria e Marta.

A Casa possui várias salas de aulas, um refeitório, um núcleo de informática e ainda uma sala anexa para aulas de música. As crianças atendidas recebem, além das aulas de reforço escolar, aulas de Educação Religiosa, Música, Inglês e de Teatro. Elas fazem três refeições no local: café, almoço e jantar. Na época do NATAL, todas ganham um pacote contendo roupas, brinquedos e demais itens que lhes sejam necessários. Tudo isso gratuitamente. Tudo isso é possibilitado pelo esforço dessa querida irmã que hoje é assessorada por Kay Davis, uma missionária inglesa. É difícil compreender como um movimento social tão forte e atuante consiga sobreviver sem apoio das autoridades, da mídia ou até mesmo de igrejas. A irmã Edméia Willians, recentemente, participou de uma das maiores convenções mundiais da igreja protestante, realizada em Belfast, na Irlanda do Norte. Lá questionaram-na sobre o magnífico projeto no morro. Ela atribui a Deus todo o sustento oriundo para a Casa. O sustento financeiro sai de doações esparsas alcançadas por Edméia em suas conferências pelo Brasil e pelo mundo. O seu reconhecimento no mundo evangélico é inegável, entretanto não existe esta mesma valorização frente às autoridades políticas e perante a mídia brasileira. Fica aqui a nossa justa homenagem! Que melhores exemplos como esse possam surgir para contribuir com o progresso social e moral de nossa nação.

Comentários

Rafael França disse…
Ótima iniciativa, parceiro! Você trouxe, através do exemplo de Edméia Williams, uma bandeira que demoramos a estender no blog: a da verdadeira solidariedade humana. Os atos solidários que, diga-se de passagem, não devem ser reconhecidos apenas por doações de cestas básicas para quem tem fome: podem estar, também, em simples gestos efemêros, mas não menos grandiosos, como uma breve palavra de incentivo ou de consolação. Sobre a personagem em questão, me impressionou a capacidade dela em aliar o seu vasto conhecimento a gestos fraternos tão sublimes, estes que estão cada vez mais diminutos em nossos dias. Edméia é uma das raras pontas de esperança que ainda temos num mundo menos desigual. Um abraço,

RF
Anônimo disse…
Aproveito o Blogger para deixar aqui agradecimentos primeiro a Deus e segundo a Irma Edméia Willian. Me chamo Maraiza Pinto, nascida na Cidade de Sto Amaro – BA. No mês de fevereiro do ano 2007 tive a oportunidade de participar de um retiro espiritual no município de São Gonçalo dos Campos BA, e a pregadora do Culto era a irma Edmeia. Eu tinha 22 anos de idade vivia uma vida de prostituição e drogas, alem de problemas familiares (pais) e depressão, fui convidada por um conhecido a este evento. Estava ali ouvindo a pregadora falar do amor de Cristo e quando ela perguntou:__ quem gostaria de confiar em Jesus como centro de sua vida? Eu sem perceber levantei as mãos, então ela me chamou a mim e mais duas pessoas que levantaram as mãos para ir a frente e pediu que o pastor da congregação fizesse a oração. Naquele momento eu não entendia nada mas senti algo estremecer meu corpo e um vento suave me tocar e logo comecei a chorar e depois dali a minha vida nunca mais foi a mesma. Hoje entendo verdadeiramente o amor de Cristo e sua misericórdia. Tenho 25 anos o Senhor me libertou das drogas, da vida de prostituição e das depressões. Não sou daquela congregação, porque hoje moro na Itália onde me casei com um Paranaense que aceitou Jesus através do meu testemunho, fomos batizados nas aguas e no espirito. Também Deus libertou meu marido do cigarro e da bebida e hoje vivemos para Jesus. Quero dizer que esta missionaria de Deus marcou a minha vida através de Cristo e sou muito grata, como já disse primeiro a Deus e segundo a ela. Parabéns Irma Edmeia que o Senhor Jesus continue te Abençoando e te usando eternamente. Te amo em Cristo. Amem.

"Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore." (Mateus 12 : 33)

Porque Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que condenasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele. João 3:17
marcos Barretos-sp disse…
Tive o prazer de conhecer a querida irmã Edméia e nossa querida Key em Aguas de Lindoia-sp onde através delas Deus ministrou fantásticas palestras que muito edificaram a vidas de todos os casais. Só ficou faltando conhecer a tão famosa HILUX, ok Key.
Anônimo disse…
* Ouvi 3 pregações da Edméia na metade de 2009.. sequer a conhecia, mas estava passando por uma fase de muitas lutas contra tentação e falta de foco cristão. Suas pregações foram impactantes!! Ela conseguiu amolecer meu coração endurecido e me ajudou a achar o ÚNICO caminho de novo =) Ela é demais!!! Raquel Abreu, Caxias do Sul, raqueabreu@hotmail.com
Anônimo disse…
Já tive o prazer de ouvir duas pregaçoes de Edméia, não há mto o que dizer a não ser que essa mulher é maravilhosa e que Deus se faz presente na pessoa dela.
Anônimo disse…
eu tive a honrra de participar de um comgrsso de mulheres em Vitoria da Conquista e a preletora era essa grande mulher de Deus, foi impactante
as menssagens o testemunho dela e as lindas canções cantadas por Key. Não teve uma só mulher que não se emocionace ali.
Que o senhor Jesus a abençoe poderosamente e continue usando essa mulher para transformar vidas, casamentos e sociedades.

Dou Glorias A Deus pela vida de Edmeia e Kei
Maria do Carmo disse…
eu tive a honrra de participar de um comgrsso de mulheres em Vitoria da Conquista e a preletora era essa grande mulher de Deus, foi impactante
as menssagens o testemunho dela e as lindas canções cantadas por Key. Não teve uma só mulher que não se emocionace ali.
Que o senhor Jesus a abençoe poderosamente e continue usando essa mulher para transformar vidas, casamentos e sociedades.

Dou Glorias A Deus pela vida de Edmeia e Kei
Maria do Carmo disse…
eu tive a honrra de participar de um comgrsso de mulheres em Vitoria da Conquista e a preletora era essa grande mulher de Deus, foi impactante
as menssagens o testemunho dela e as lindas canções cantadas por Key. Não teve uma só mulher que não se emocionace ali.
Que o senhor Jesus a abençoe poderosamente e continue usando essa mulher para transformar vidas, casamentos e sociedades.
As mulheres da Sião de Licinio de Almeida e Tauape voltaram transbordando de unção e aprendizado.

Dou Glórias A Deus pela vida da Dra. Edmeia e a missionária Kei
Silmara disse…
Neste ano, no Rio de Janeiro, num tempo de tomada de difíceis decisões na minha vida, Deus estendeu sua misericórdia até mim, atraves da vida desta mulher, cuja autoridade em Deus e Sua Palavra tem arrancado vidas das trevas.
LOUVO A DEUS POR SUA VIDA!
Anônimo disse…
Em 2003 participei de um Retiro em 2003, realizado por uma igreja em Passo Fundo/RS, fazia 3 meses que havia me batizado. Lá tb adquiri varios CDs que até hoje ouço, e já estao até falhando. Foi maravilhoso esse retiro e através do exemplo dela, como mulher vistuosa, como profeta do Senhor, me espelhei nela para buscar a palavra, estudar, e buscar essa unção que ela tem. Deus fez muito na vida e ainda tem feito. Mas ainda tenho muito a trilhar, para ter a uncao do SENHOR, comparado ao da nossa querida Edmeia. Que continue a abencoando-a grandemente.
Maira
Anônimo disse…
A irmã Edmeia é realmente uma benção, fui grandemente edificada através de suas mensagens, quando ela esteve em minha igreja. Que Deus possa abençoa-la grandiosamente.

A iniciativa de falar dessa grande mulher de Deus foi mravilhosa. Parabéns a vocês!
Aninha- Araruama disse…
A Edmea, é a pessoa mais incrível que tive o prazer de conhecer! Sempre exata nas palavras, nunca deixa de falar o necessário.A conheço desde 1999 e sempre mantemos contato. Posso dizer que o que ela fez e faz no morro Dona Marta foi muito mais profundo do que podemos imaginar. Um trabalho de formiguinha que tive o prazer de acompanhar em diversas fases e constatar a mão de Deus alí! Meméia e Kayzinha, amo vcs!!!!!!!
tania disse…
as pregacoes da Dr. edimeia willian sao demais que Jesus continue sempre a usando e ela testemunhando, gostaria de adquirir algum de seus livros
Tania Florianopolis 20.04.2011
Anônimo disse…
moro em boston ha 16 anos e tive a oportunidade de conhece-la quando e la veio p/ um seminario de mulheres. Ela eh uma mulher realmente compro- metida com Deus e tem sido uma pro- fetiza no meio evangelico, anuncia a palavra de Deus com reverencia, seriedade e desinteresse.Ela , entre tao poucos hoje em dia, tem pregado o verdadeiro evangelho. Que Deus a mantenha sempre fiel a Ele.E aqui deixo um convite : ela estara conosco para o Sexto seminario de mulheres da igreja presbiteriana Cristo Rei no 99 Prospect St em Boston.
Luziane disse…
Conheço esta mulher de Deus já algum tempo, pois ela tem sido usada por Deus para falar em alguns eventos da minha denominação. Sinceramente eu posso afirmar que Deus tem grande honra na vida desta serva. Louvado seja o nosso Deus e que Ele possa aumentar a sua força, pois não há galardão maior que servir ao próximo. Um grande beijo, Sou Luziane e minha igreja de origem é a congregacional
MERIDIANA disse…
Tive o prazer de conhecer a querida irmã Edméia e nossa querida Key em Porto Velho-RO onde através delas Deus ministrou e edificou a vidas de todos os irmãos.
minifilhasara disse…
Eu agradeço a Deus pela vida desta mulher.Instrumento nas mãos de dele para abençoar muitas vidas. Principalmente ali no Dona Marta.
Parabéns por compartilhar com quem lê este blog a vida desta mulher de fibra.
A Bíblia diz: "A quem honra, honra"
apatriciasouza disse…
NÃO SEI COMO EXPLICAR COMO DEUS FALA ATRAVES DELA( EDMÉIAS WILLIANS), POIS EM POUCO TEMPO OUVINDO SUAS PREGAÇÕES SINTO NITIDAMENTE O SENHOR TOCANDO EM MIM.
MESMO A TEMPOS EU QUERENDO SENTIR O TOQUE DO PAI, EM MINUTOS OUVINDO ELA FALAR DE SEU TESTEMUNHO EM UMA ENTREVISTA NO YOU TUBE, COMECEI A CHORAR QUANDO ELA DESCREVE O MOMENTO ONDE SENTIU DEUS FALAR COM ELA.
PARABÉNS A VC QUEM DESCREVEU UM POUQUINHO COMO ELA É BENDITA E MARAVILHORA, QUERO MUITO A CONHECER E DIZER A ELA QUE A ADMIRO MUITO SÓ POR UM POUQUINHO A OUVIR FALAR.
QUE O PAI POSSA TE ABRAÇAR NESTA HORA DE UMA FORMA UNICA E MAGNIFICA, E POSSA DIZER O QUANTO SUA VIDA É ESPECIAL PARA ELE.
OBRIGADO EDMÉIA WILLINS.
Anônimo disse…
Eu também fui impactada pelas pregações da irmã Edméia, sobretudo quando abre nossos olhos sobre ouvir primeiramente a voz do Espírito... que Deus a continue usando...
Tatiane, Divinópolis-MG
Anônimo disse…
Não a conhecia, agora divulgo quem é e o q JESUS faz através de sua filha. A paz do Senhor Deus Adonay a vc irmã e a todos q cooperam para o bem daqueles que amam a Deus,e são chamados segundo o Seu propósito.
Glória a Deus!!!Gilson Prado 26-11-11 FRA/BA.
Unknown disse…
Existem dois grupos de pessoas, àquelas que estão passando pela vida e nada deixam e outras que vão passando e deixando um rastro de exemplos, a Edméia faz parte do segundo grupo, ela usa a sua vida para servir a Deus e ao próximo.
Muitas vezes damos desculpas que não podemos fazer ou que não temos dinheiro ou ainda que não temos tempo, essa mulher , arranjou tempo,buscou sabedoria em Deus e descobriu meios de angariar verbas para o seu intento.
Quando temos consciência de quem somos e o que viemos fazer aqui na terra, buscamos fazer a diferença, EDMÉIA você tem nos ensinado com a sua vida como servir ao Senhor, Deus seja contigo!
Forte abraço!
TEREZA FARIAS
Igreja Presbiteriana de Candeias - PE
Alice Batista disse…

Estojo encantada não só pelo belo e precioso. Trabalho com as crianças mas com a firmeza e profundidade na fé e na palavra. Gostaria muito de entrar em contato com a Edmeia e convida-lá para um congresso coma as mulheres com o tema Amor e guerra. Toda mulher tem uma história dessa. E gostaríamos muito de ajudar esse trabalho tão. Magnifico . ( o61 ) 91514611 Alice
Anônimo disse…
Esta querida irmã mostra sabedoria ao atribuir a Deus o sustento da Casa Marta e Maria. Quando as autoridades, sejam políticas e até mesmo eclasiástica, oferecem alguma contribuição, acabam por querer retorno de alguma forma e a pessoa passa a ser "refém" daquela entidade que ajuda. Mas com Deus é diferente. Ele não barganha, não exige nada em troca, além de ter TODOS os recursos necessários. A ELE toda honra e glória. Que Ele continue a abençoar a querida missionária.
Unknown disse…
rogo a Deus bençãos e enquanto pernear na terra dos viventes tenha a proteção de Deus.
Ana Paula Lima disse…
Tive a honra de conhecer esta missionária há anos ainda no Rio Grande do Sul e ela realmente é uma serva de Deus, que ama servi-lo e servir as pessoas. Sou grata pelas inumeras vezes que gentilmente ela atendeu o telefonemas de minha mãe do outro lado país, mesmo em meio as muitas tarefas de seu apressado dia-a-dia a Irmã Edméia a aconsenlhava,orava,sempre lembrava de perguntar por todos de minha familia,gente q ela viu por pouquissimos minutos no final de algumas pregações e mesmo anos depois ela recordava e falava com carinho.
Que Deus a abençoe,pois a muitos tem levado a Palavra da Verdade e o Amor de Deus !
Nana disse…
Que o Senhor continue fortalecendo essa guerreira

Postagens mais visitadas deste blog

POR DENTRO DA CAIXA DE PANDORA

Mais uma operação da Polícia Federal. Seu nome: CAIXA DE PANDORA. Os resultados: corrupção, caixa dois, mensalão. Envolvidos: José Roberto Arruda (DEM) - governador do Distrito Federal , Paulo Octávio (DEM) - vice-governador, Durval Barbosa (o delator) - secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal e mais uma corja enorme de deputados distritais corruptos. E o que podemos aprender com tudo isso? Vamos começar pelo excêntrico nome da operação policial. Pandora é uma personagem da mitologia grega, considerada a primeira mulher, filha primogênita de Zeus. A famosa Caixa de Pandora era usada por ela para guardar lembranças e a sua mente. A tragédia aconteceu quando ela guardou lá um colar que seu pai havia dado a ela. A caixa não podia guardar bens materiais e por isso o colar foi destruído. Pandora entra em depressão e tenta dar fim na caixa, mas ela era indestrutível. Por fim, ela se mata, por não conseguir continuar vivendo carregando aquela maldição. Comumente, a expres

TELA AZUL

Meu recente deslumbramento com a qualidade dos livros de Fernanda Torres permitiu que eu olhasse o livro da Maitê (É duro ser cabra na Etiópia) com olhar caridoso, adquirindo-o para o longínquo voo. A leitura diferente e intrigante, com textos de vários autores desconhecidos, rememorou em mim que o meu prazer de ler sempre foi equivalente ao de escrever. Apesar da voracidade para acabar o livro, a rinite estava atacada. Além disso, os últimos dias haviam sido bem cansativos. Decidi, então, tentar cochilar. Fone no ouvido, voo de cruzeiro. O barulho das crianças no assento de trás não era mais tão perceptível. O avião estava acima da enorme nebulosidade e eu observei a luminosidade variando na asa para avaliar possíveis turbulências. Tudo planejado, era hora de tentar dormir, coisa rara para mim em voos. Entre as variadas cochiladas, a mente tentava conciliar o descanso exigido e a consciência plena da situação. Num dos lampejos, após tornar a fechar os olhos, vi tudo azul.