Pular para o conteúdo principal

O estranho em nossos espelhos

Antes de nascer esse texto, havia um dilema: o que escrever? Um conto ou uma crônica? A dúvida existe porque os meus últimos textos foram predominantemente híbridos. Vem da adolescência esta mania que tenho de entremear estórias com fatos da realidade. Então busco um norte agora, exatamente como fez Toby Temple em sua tão agraciada existência literária; ele que hoje está sufocado pelas páginas amarelas do livro que, empoeirado, agora repousa sobre a estante.
Só em ter mencionado o seu nome, devo ter provocado em Toby um súbito desejo em ser relido. E os seus olhos devem ter brilhado novamente, enquanto a sua mente começa a tramar um retorno triunfal aos palcos de outrora. Explico melhor: imagino que os personagens literários, presos em páginas de velhos livros sobre velhas estantes, estão sempre à espera de um leitor curioso que possa lhes explorar o mundo e tirá-los da nostalgia do esquecimento. Toby Temple não pode ser esquecido. Levantar-me-ei agora da cadeira e irei à estante; vou trazê-lo de volta.
Sidney Sheldon deve ter levado meses ou anos para criar Toby; o escritor, que faleceu recentemente, trouxera o meu personagem predileto em 1996, ao escrever "Um estranho no espelho", este que acredito ser o melhor dos seus livros. Durante a minha viciada leitura, ainda na adolescência, Sheldon e Temple pareciam viver em perfeita sintonia: eu precisava estar muito desprendido para não imaginar que as palavras escritas por Sidney eram, na verdade, as vozes de Toby, narrando os seus próprios passos.
Enquanto o meu texto não se define mais uma vez, quero brevemente apresentar Toby. Este nato comediante, que viria mais tarde tornar-se um bajulado astro do cinema, fugiu de casa aos quinze anos, após ter engravidado uma moça de sua cidade natal. Após a fuga, consagrou-se como um notável comediante. Apresentou-se e foi ovacionado em diversos seguimentos sociais. No auge, transformou-se no mais bem pago ator do cinema hollywoodiano. Até conhecer Jill Castle e se apaixonar. Viveu com ela uma intensa e trágica relação amorosa. E, entre os muitos acontecimentos que o livro me ensinou a guardar em segredo, está o seu desfecho. O fim de Toby Temple prescinde da versão adaptada do cinema para ser visto: ele pode ser contemplado pela habilidade em descrever cenários de Sheldon. Mas não é o desfecho da vida de Toby o que mais me fascina. O que existe de mais fascinante está marcado nas duzentas e noventa e seis páginas de sua vida: o seu espírito aventureiro.
E agora, perdido em pensamentos e imerso em mornas lembranças da minha vida, vou entremeando histórias minhas com as dele, dando à mania citada no parágrafo inicial uma nova modalidade. A nossa comparação torna-se inevitável, então. E no paradoxo existente entre o meu medo sobressalente e a sua interminável coragem, encontro o equilíbrio necessário para sobreviver. Logo, não vivo; apenas sobrevivo, concluo. O dilema da primeira frase - assim como outros dilemas que tenho na vida -, agora entendo, é resultado de uma insegura imparcialidade. Só me restou a pressa em findar este texto para consumar um novo propósito: ir ao encontro do meu espelho. O despertar de mais um estranho pode ser iminente.


RF

Comentários

Anônimo disse…
Rafa! Nos tempos de escola vc quase nao falava lembra? ta escrevendo bem heib? foi uma surpresa agradavel ler esse texto. Beijo :)*
tio bay disse…
Rafa,
Não sei o que disse o seu espelho, mas um terceiro interessado pode vislumbrar um talentoso (Ripley?) jovem que manuseia as palavras com a facilidade que tem de dominar uma bola...

Simplicidade, coerencia e dominio!

Um absurdo de magnitude.

Espelho, espelho seu... consegue ver um talentoso como eu vejo?

Abraços,

Tio Bay
Anônimo disse…
Realmente, TIO BAY, o talento de Rafael é latente. Sou um crítico do excelente escritor Sidney Sheldon. Ele não faz o meu estilo e Rafael sabe bem disso. Mas lembro que li esse livro e gostei. Um livro com temática similar e que acho bem melhor chama-se "UMA MULHER NO ESPELHO" de Helena Parente. Vale a pena conferir também. Obrigado por mais um texto parceiro... um forte abraço e vamos manter o ritmo...

TIAGO FRANÇA
Gabriel França disse…
Rapaz. Às vezes, por ser um texto antigo, a gente acaba esquecendo e deixando de lado. Ao reler alguns textos do blog reencontrei esse. Acredito já ter lido, mas não havia comentado por desconhecimento do livro citado. Pude terminar de ler há 2 dias e é realmente um espetáculo. Toby, citado por Rafael, deve ser mesmo resgatado das páginas amarelas e ser lido por outras pessoas. É um livro excelente! E o texto também merece minha admiração. Muito bom mesmo!

Postagens mais visitadas deste blog

EDMÉIA WILLIAMS - UM EXEMPLO DE FORÇA E CORAGEM

Vivemos em um mundo altamente egoísta. São raras as ações de humanitarismo e solidariedade. Por isso mesmo, elas merecem grande destaque. São poucos os relatos de pessoas que abandonam o seu cotidiano e a sua comodidade para contribuírem para o bem-estar do próximo. A “personalidade da semana” do INTITULÁVEL é uma dessas exceções da sociedade hodierna. Edméia Willians nasceu em Santarém, interior do Pará. Entretanto, sua família migrou para Salvador, na Bahia, onde ela passou a maior parte de sua vida. Aqui ela cresceu, realizou seus estudos, se casou, constitui família e obteve os bacharelados em Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Música. A sua vida era normal, como de muitos. Passou a morar no Rio de Janeiro, devido ao emprego de seu marido. Chegou até a morar no Iraque, ainda na época de Sadan, também por motivos profissionais relativos ao seu esposo. Tudo transcorria normalmente até que duas tragédias mudaram a história de sua vida. Em um período muito curto, Edméia perdeu o seu es

POR DENTRO DA CAIXA DE PANDORA

Mais uma operação da Polícia Federal. Seu nome: CAIXA DE PANDORA. Os resultados: corrupção, caixa dois, mensalão. Envolvidos: José Roberto Arruda (DEM) - governador do Distrito Federal , Paulo Octávio (DEM) - vice-governador, Durval Barbosa (o delator) - secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal e mais uma corja enorme de deputados distritais corruptos. E o que podemos aprender com tudo isso? Vamos começar pelo excêntrico nome da operação policial. Pandora é uma personagem da mitologia grega, considerada a primeira mulher, filha primogênita de Zeus. A famosa Caixa de Pandora era usada por ela para guardar lembranças e a sua mente. A tragédia aconteceu quando ela guardou lá um colar que seu pai havia dado a ela. A caixa não podia guardar bens materiais e por isso o colar foi destruído. Pandora entra em depressão e tenta dar fim na caixa, mas ela era indestrutível. Por fim, ela se mata, por não conseguir continuar vivendo carregando aquela maldição. Comumente, a expres

TELA AZUL

Meu recente deslumbramento com a qualidade dos livros de Fernanda Torres permitiu que eu olhasse o livro da Maitê (É duro ser cabra na Etiópia) com olhar caridoso, adquirindo-o para o longínquo voo. A leitura diferente e intrigante, com textos de vários autores desconhecidos, rememorou em mim que o meu prazer de ler sempre foi equivalente ao de escrever. Apesar da voracidade para acabar o livro, a rinite estava atacada. Além disso, os últimos dias haviam sido bem cansativos. Decidi, então, tentar cochilar. Fone no ouvido, voo de cruzeiro. O barulho das crianças no assento de trás não era mais tão perceptível. O avião estava acima da enorme nebulosidade e eu observei a luminosidade variando na asa para avaliar possíveis turbulências. Tudo planejado, era hora de tentar dormir, coisa rara para mim em voos. Entre as variadas cochiladas, a mente tentava conciliar o descanso exigido e a consciência plena da situação. Num dos lampejos, após tornar a fechar os olhos, vi tudo azul.