Pular para o conteúdo principal

EFEITO BORBOLETA


EFEITO BORBOLETA

“O bater de asas de uma simples borboleta poderia influenciar o curso natural das coisas e, assim, talvez provocar um tufão do outro lado do mundo.” Dessa forma alegórica é que compreendemos um pouco da complexa Teoria do Caos. Edward Norton Lorenz, metereologista e matemático norte-americano, foi quem analisou o efeito borboleta, através de um sistema de previsão de tempestades tropicais.

A Teoria do caos, para a física e a matemática, é a teoria que explica o funcionamento de sistemas e complexos dinâmicos. E os sistemas complexos são realmente muito complexos. Neste emaranhado científico aparece o efeito borboleta, a teoria dos universos paralelos e outras teorias que parecem absurdas para os simples seres humanos.

Uma análise reflexiva do fenômeno em questão, nos preenche de idéias suficientes para uma retórica. Por essa razão este texto surgiu! Aliás, ele também surgiu como uma resposta ao público sempre presente no INTITULÁVEL. O filme “Efeito Borboleta”, conforme consoantes pedidos, voltou ao nosso TOP 10. Ele realmente tem os seus méritos. A trama é empolgante e envolvente. A atuação de Ashton Kutcher é muito boa. Cinematograficamente falando, não há muito do que reclamar desta produção. Entreatanto, prefiro me ater à mensagem intrínseca no filme e que realmente advém da teoria. Estamos intimamente entrelaçados neste mundo. Para você ter um carro confortável com ar condicionado, é necessário que o planeta eleve a sua temperatura graças ao efeito estufa. Para alguém esbanjar muito dinheiro, é necessário que muitos padeçam de fome na África. E talvez se você riscar o chão com uma vara, a península ibérica se separe ( A JANGADA DE PEDRA, JOSÉ SARAMAGO). Parece absurdo, mas tudo de alguma forma, maior ou menor, está conexo. Não podemos voltar no tempo, como tanto queria Einstein. A máquina ainda não foi fabricada. Todas as nossas ações diárias têm consequências eternas. Como cantava Cazuza, o tempo não pára. Precisamos refletir sempre no que estamos fazendo. Nos arrependeremos amanhã? No fundo, o filme nos mostra tragicamente que mudar o passado, mesmo que isso fosse possível, é inexequível.

Não vou terminar o meu texto nestas argumentações um tanto aterrorizantes. Vou findá-lo com a beleza do romance proposto pelo filme. E como nos verdadeiros romances: uma história de amor impossível! E acima da vontade de ter prazer, de estar junto e de possuir, está o verdadeiro amor. E apenas essa escolha e não sentimento, que é o amor, propicia no filme e na vida, uma total abdicação com o objetivo de fazer o outro feliz, em detrimento da sua própria vontade. Um viva ao amor! Um viva a nossa “liberdade” de escolha! Um viva ao poder pensante temos!

Comentários

Rafael França disse…
Não serei obstante à escolha do tema e às suas colocações sobre o filme: você nos trouxe, por todas as vertentes possíveis - através da filosofia, da ciência, e das visões social e amorosa -, comentários pertinentes à reflexão proposta por esta obra cinematográfica. Entretanto, permaneço relutante contra o retorno deste excelente filme - esta condição eu não nego - à lista dos nossos dez melhores. O meu "viva" é para a democracia que instalamos aqui: principalmente por causa dela, o filme que tem Kutcher como protagonista conquistou o espaço disputado por "O fantasma da Ópera"; "Ensaio sobre a cegueira"; "O colecionador de ossos"; "Seven"; "Peixe grande"; "Prenda-me se for capaz"; "Uma lição de amor"; "Em algum lugar do passado" etc. Numa lista com os cem melhores filmes do mundo, colocar "Efeito Borboleta" seria unanimidade, certamente. Entre a primazia da sétima arte, não.

RF
Gabriel França disse…
Esse é o melhor filme que já assisti, porém percebo que o meu gosto não conta como voto na lista do TOP 10 do INTITULÁVEL. O apelo do público que foi determinante para esse filme entrar no TOP dos melhores filmes. Sua análise do filme foi perfeita, porém o que me entristece é que você não assistiu o filme novamente pra perceber tudo isso. Fico a me perguntar como esse filme não estava na lista antes.


Um abraço!

Postagens mais visitadas deste blog

EDMÉIA WILLIAMS - UM EXEMPLO DE FORÇA E CORAGEM

Vivemos em um mundo altamente egoísta. São raras as ações de humanitarismo e solidariedade. Por isso mesmo, elas merecem grande destaque. São poucos os relatos de pessoas que abandonam o seu cotidiano e a sua comodidade para contribuírem para o bem-estar do próximo. A “personalidade da semana” do INTITULÁVEL é uma dessas exceções da sociedade hodierna. Edméia Willians nasceu em Santarém, interior do Pará. Entretanto, sua família migrou para Salvador, na Bahia, onde ela passou a maior parte de sua vida. Aqui ela cresceu, realizou seus estudos, se casou, constitui família e obteve os bacharelados em Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Música. A sua vida era normal, como de muitos. Passou a morar no Rio de Janeiro, devido ao emprego de seu marido. Chegou até a morar no Iraque, ainda na época de Sadan, também por motivos profissionais relativos ao seu esposo. Tudo transcorria normalmente até que duas tragédias mudaram a história de sua vida. Em um período muito curto, Edméia perdeu o seu es

POR DENTRO DA CAIXA DE PANDORA

Mais uma operação da Polícia Federal. Seu nome: CAIXA DE PANDORA. Os resultados: corrupção, caixa dois, mensalão. Envolvidos: José Roberto Arruda (DEM) - governador do Distrito Federal , Paulo Octávio (DEM) - vice-governador, Durval Barbosa (o delator) - secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal e mais uma corja enorme de deputados distritais corruptos. E o que podemos aprender com tudo isso? Vamos começar pelo excêntrico nome da operação policial. Pandora é uma personagem da mitologia grega, considerada a primeira mulher, filha primogênita de Zeus. A famosa Caixa de Pandora era usada por ela para guardar lembranças e a sua mente. A tragédia aconteceu quando ela guardou lá um colar que seu pai havia dado a ela. A caixa não podia guardar bens materiais e por isso o colar foi destruído. Pandora entra em depressão e tenta dar fim na caixa, mas ela era indestrutível. Por fim, ela se mata, por não conseguir continuar vivendo carregando aquela maldição. Comumente, a expres

TELA AZUL

Meu recente deslumbramento com a qualidade dos livros de Fernanda Torres permitiu que eu olhasse o livro da Maitê (É duro ser cabra na Etiópia) com olhar caridoso, adquirindo-o para o longínquo voo. A leitura diferente e intrigante, com textos de vários autores desconhecidos, rememorou em mim que o meu prazer de ler sempre foi equivalente ao de escrever. Apesar da voracidade para acabar o livro, a rinite estava atacada. Além disso, os últimos dias haviam sido bem cansativos. Decidi, então, tentar cochilar. Fone no ouvido, voo de cruzeiro. O barulho das crianças no assento de trás não era mais tão perceptível. O avião estava acima da enorme nebulosidade e eu observei a luminosidade variando na asa para avaliar possíveis turbulências. Tudo planejado, era hora de tentar dormir, coisa rara para mim em voos. Entre as variadas cochiladas, a mente tentava conciliar o descanso exigido e a consciência plena da situação. Num dos lampejos, após tornar a fechar os olhos, vi tudo azul.