Pular para o conteúdo principal

VIDA DE TRABALHADOR

Ela era uma adolescente comum. Na verdade, estava ficando jovem. Concluíra o seu Ensino Médio. Tinha alguns cursos profissionalizantes em seu currículo. Decidiu correr atrás do seu primeiro emprego. Não queria se submeter como mão-de-obra barata, por isso queria um emprego de carteira assinada. A luta era diária. Diversas viagens perdidas. Muitos currículos deixados em agências. De repente, um telefonema. Mas a euforia desmoronava depois das provas e entrevistas. Parecia ser impossível fazer parte da PEA (População Economicamente Ativa). Houve novas oportunidades. Mais entrevistas. Nada! Uma vez, ela chegou perto. Passou na entrevista. Foi selecionada. Pediram a documentação. Abriu a conta bancária. Parecia que enfim ela iria conseguir realizar o seu desejo. Mas, não. Frustração. Decepção. Enrolaram-na. Deixaram-na no aguardo. Não voltaram a chamá-la. Ela parecia não acreditar em tudo aquilo. Ela já tinha 22 anos. Queria estar livre. Ser independente. Ter seu salário.

O primeiro emprego dela, enfim, chegou. E foi da forma mais comum hoje em dia: indicação! Uma amiga trabalhava por lá e levou seu currículo. Foi chamada. Uma demora danada no dia da entrevista. Estavam fazendo ela de boba novamente? Pensou em desistir. Mas resolveu esperar. Foi selecionada. E dessa vez foi para valer. Ela agora era uma promotora de vendas. Sua função: atrair os consumidores, para que eles fizessem um cartão de crédito. Tudo era novo e maravilhoso. Trabalharia seis dias na semana. Sete horas e vinte minutos diários que perfaziam as constitucionais quarenta e quatro horas semanais. Não gostou muito do seu horário. Mas teve de se adaptar. Teve que se acostumar também com o cansaço, com as dores nas pernas, com o estresse rotineiro. E tinha mais. Tinha pressão hierárquica. Era preciso mostrar serviço, dar produção. Mas era uma loucura. Aquilo ali independia da força de vontade dela. Ela podia fazer mil consultas, mas se os clientes tivessem restrições financeiras, ou fossem novatos no mercado financeiro, as propostas eram negadas. Assim, no final de um dia muito cansativo, não haveria uma boa produção. Apenas o medo; o inquietante temor da demissão.

Em menos de dois meses de trabalho: um susto. Na volta para casa, ela se descuidou. Na ânsia para não perder o caro e esporádico transporte coletivo, ela tropeçou ao subir os degraus da traseira do ônibus. Seu pé esquerdo aparentemente torceu. Aquilo doeu. As lágrimas vieram ao seu rosto. Encontrou uma amiga e foram juntas a uma clínica com atendimento especializado para traumas. Seu pé foi engessado. Não era uma simples torção, mas havia ocorrido uma pequena fratura. Estava de atestado por quinze dias. Ao fim desse período, não houve melhora. Seria necessário entrar em licença, receber um auxílio doença-acidentário do INSS, já que o seu acidente, qualificado como “de trajeto”, era equivalente ao acidente de trabalho. Toda a burocracia ficou por conta da empresa dela. Mas eles não fizeram o que deveria ser feito. Alegaram não conseguir. Aquela trabalhadora começou a sentir-se impotente frente aos seus superiores. Ela não sabia lidar com aquela situação. Foi orientada a entrar na justiça trabalhista para exigir os seus direitos. Ao final de um mês sem trabalhar efetivamente, o seu salário havia sido depositado. No segundo mês, mais uma vez ela teve salário. Ela se empolgou. Sua empresa estava sendo generosa. Estava fazendo fisioterapia. Sua empresa avisou-a que iria começar a dar-lhe faltas. Mas ela ainda não tinha condições de voltar. Estava angustiada, mas não queria perder o seu emprego, tão duramente conquistado. Depois de duas semanas, ela, ainda sem condições, retornou ao trabalho.

Ela teve medo de acionar a justiça. Sabia da morosidade. No Brasil, infelizmente, além da justiça tardar, muitas vezes, ela falhava e não respeitava o principio da proteção do trabalhador, dando, na maioria das vezes, ganho de causa aos empresários. Voltou a suas atividades normais. O estresse retornou. E, aos poucos, ele se agravou. O primeiro mês que se seguiu não teve salário. Descontos de faltas. O seu salário chegou a ser negativo, o que ocasionou um déficit em sua conta bancária, liquidado efetivamente pelo limite bancário oferecido pelo banco, em troca, obviamente, de uma altíssima taxa de juros. No mês seguinte, mais uma devastação no seu contracheque. Aquilo tudo parecia impossível. A piada maior era que no “Banco de Horas” ela continuava devendo. E ela continuava se matando de trabalhar. Lutando para fazer mais cartões. Querendo ter comissão e mostrar serviço. Ela foi chegando ao seu limite. O seu pé não estava completamente curado. A sua saúde estava debilitada. Ela estava sentindo na pele a vida de um verdadeiro trabalhador. Entendeu que não existe generosidade, quando se trata de empresa. O patrão tem sempre em mente o lucro e para tal ele precisa explorar o operário. Ela deu seus primeiros chiliques. Mas não foi prontamente atendida. Pouca coisa havia sido esclarecida. Aquilo tudo parecia um inferno. Eles são todos iguais: os empresários, os banqueiros, os donos-de-terra etc. São todos capitalistas! Vivendo com um patrimônio exuberante graças à fome no mundo e a subserviência de milhões e milhões de trabalhadores.

Distante dali havia ecos de uma insurreição. A revolução bolivariana, como estava sendo chamada, estava acontecendo em países latino-americanos. Mas aquela trabalhadora brasileira não entendia muito daquilo. Havia pouco tempo para assistir jornais, para ler e para estudar. Aquilo tudo parecia ser muito bonito, mas parecia distante. Ela, como muitos, estava revoltada, triste e fatigada. Mas também estava, infelizmente, alienada. Mais uma vez se curvou. Posicionou-se subservientemente. Continuou a viver a sua vida de trabalhador.

Comentários

Quéren disse…
De início pensei que esse texto tivesse falando de mim. Engano. POr estar passando por essa situãção nos dias atuais quero comentar sobre o meu primeiro dia nesse mundo de trabalhador,e por incrível que possa parecer, também no mesmo emprego referido no texto. Ser promotora de vendas é um trabalho de eterna pressão.É um respirar de bater meta que não dava oportunidades para o inspirar. Uma pressão contínua que leva aos promotores a terem realmente momentos de "chilique". Acho até que tive um hoje ao ver passar cinco horas no meu relógio do horário combinado previamente de despensa. Meu primeiro dia e já encontrei promotores com olhos vermelhos de chorar por não estarem conseguindo bater a sua tão louvável META.Essa é a palavra que também terei que respirar, não sei se irei conseguir, meu desejo não será de respirá-la, mas de fazer o meu trabalho me sentindo bem.
POde parecer desastroso ler o que alguém falou sobre o seu primeiro emprego dessa forma, mas não se preocupem...as coisas só tendem a piorar e isso de alguma forma pode ser divertido.
E também vale lembrar que isso é a primeira experiência,meu trabalho vai chegar e em breve estarei na VIVO, comemorando,rsrs.
Abraços.
Anônimo disse…
Sim... minha querida irmã... vida de trabalhador não é realmente fácil...nunca foi! Mas a coisa é pior para quem estuda pouco e para quem desconhece os seus direitos e deveres. Nunca deixaremos a condição de trabalhador, mas podemos atenuá-la com muito estudo e especialização. Suportar as agruras dos subempregos não é realmente fácil. Por isso, deixo meus parabéns aos homens e mulheres que suportam horrores trabalhando nos call centers, nos shoppings, na construção civil e nos supermercados! Talvez, um dia em minha Pasárgada, eu verei o Socialismo reinar, onde não haverá ricos e pobres, mas apenas trabalhadores!

Postagens mais visitadas deste blog

EDMÉIA WILLIAMS - UM EXEMPLO DE FORÇA E CORAGEM

Vivemos em um mundo altamente egoísta. São raras as ações de humanitarismo e solidariedade. Por isso mesmo, elas merecem grande destaque. São poucos os relatos de pessoas que abandonam o seu cotidiano e a sua comodidade para contribuírem para o bem-estar do próximo. A “personalidade da semana” do INTITULÁVEL é uma dessas exceções da sociedade hodierna. Edméia Willians nasceu em Santarém, interior do Pará. Entretanto, sua família migrou para Salvador, na Bahia, onde ela passou a maior parte de sua vida. Aqui ela cresceu, realizou seus estudos, se casou, constitui família e obteve os bacharelados em Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Música. A sua vida era normal, como de muitos. Passou a morar no Rio de Janeiro, devido ao emprego de seu marido. Chegou até a morar no Iraque, ainda na época de Sadan, também por motivos profissionais relativos ao seu esposo. Tudo transcorria normalmente até que duas tragédias mudaram a história de sua vida. Em um período muito curto, Edméia perdeu o seu es

POR DENTRO DA CAIXA DE PANDORA

Mais uma operação da Polícia Federal. Seu nome: CAIXA DE PANDORA. Os resultados: corrupção, caixa dois, mensalão. Envolvidos: José Roberto Arruda (DEM) - governador do Distrito Federal , Paulo Octávio (DEM) - vice-governador, Durval Barbosa (o delator) - secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal e mais uma corja enorme de deputados distritais corruptos. E o que podemos aprender com tudo isso? Vamos começar pelo excêntrico nome da operação policial. Pandora é uma personagem da mitologia grega, considerada a primeira mulher, filha primogênita de Zeus. A famosa Caixa de Pandora era usada por ela para guardar lembranças e a sua mente. A tragédia aconteceu quando ela guardou lá um colar que seu pai havia dado a ela. A caixa não podia guardar bens materiais e por isso o colar foi destruído. Pandora entra em depressão e tenta dar fim na caixa, mas ela era indestrutível. Por fim, ela se mata, por não conseguir continuar vivendo carregando aquela maldição. Comumente, a expres

TELA AZUL

Meu recente deslumbramento com a qualidade dos livros de Fernanda Torres permitiu que eu olhasse o livro da Maitê (É duro ser cabra na Etiópia) com olhar caridoso, adquirindo-o para o longínquo voo. A leitura diferente e intrigante, com textos de vários autores desconhecidos, rememorou em mim que o meu prazer de ler sempre foi equivalente ao de escrever. Apesar da voracidade para acabar o livro, a rinite estava atacada. Além disso, os últimos dias haviam sido bem cansativos. Decidi, então, tentar cochilar. Fone no ouvido, voo de cruzeiro. O barulho das crianças no assento de trás não era mais tão perceptível. O avião estava acima da enorme nebulosidade e eu observei a luminosidade variando na asa para avaliar possíveis turbulências. Tudo planejado, era hora de tentar dormir, coisa rara para mim em voos. Entre as variadas cochiladas, a mente tentava conciliar o descanso exigido e a consciência plena da situação. Num dos lampejos, após tornar a fechar os olhos, vi tudo azul.