Pular para o conteúdo principal

A MÍDIA BAIANA E SEUS ABSURDOS

É difícil de acreditar, mas este texto não vai falar mal da TV Bahia, emissora Carlista que sempre foi criticada pelo seu escancarado apoio aos peefelistas, hoje democratas. Não! Vamos fazer uma reflexão sobre o nível de jornalismo de nossa mídia, principalmente, o exercido pela TV Itapoan e TV Aratu.
As cenas realmente chocavam. Era uma criança de apenas 5 anos de idade em movimentos sexuais com uma adulta, que afirmavam ser a mãe do garoto. No canal vizinho, um homem, que teve sua mão mutilada, gemia de dor. Esse é o quadro do jornalismo baiano, visto pela população no horário de almoço e de descanso. Parece difícil de acreditar, mas há muito tempo que este tipo de jornalismo se fincou por aqui. Existe o sensacionalismo para todos os gostos, desde o Balanço Geral, passando pelo Que Venha o Povo, chegando no Se Liga Bocão e no Na Mira. O apelo a fortes imagens, à violência urbana e à miséria social são os principais destaques destes programas que têm grande audiência. Eles mexem com as emoções e quando o ser humano é provocado pelas sensações, tende a querer ver, principalmente, quando ele não foi formado intelectualmente para ser crítico e para ver outros conteúdos.
Mostram cadáveres, pessoas em estado deploráveis, entrevistam bandidos, massificam crimes hediondos e atraem a massa menos favorecida da população pelo sensacionalismo barato. Mas agora eles extrapolaram de vez! É preciso entender que a liberdade de expressão termina onde se inicia o direito dos familiares. E no caso da criança, relatado acima, o programa, que exibiu as imagens, infringe o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) e a CF (Constituição Federal), que proíbem a veiculação de imagens de crianças vítimas de abuso.
E a classificação indicativa dos programas televisivos existe? Parece uma piada! É justamente nesta hora que as crianças estão na frente do televisor, vidradas com tudo o que vêem. E nesse momento, onde se encontra o Ministério Público do estado? Onde está a Defensoria Pública? Onde está a Justiça? Medidas urgentes precisam ser adotadas pelas autoridades públicas como forma de coibir tais agressões à sociedade civil. É fato que essa peculiaridade jornalística não é invecionice baiana. Ela existe em todo o país, aproveitando as brechas da lei, a falta de fiscalização, usando assim indevidamente a liberdade de expressão e comunicação para seduzir os incautos e obter audiência. Mas a bizarrice exibida nos programas baianos está chocando a muitos. São absurdos incontestáveis! Precisamos abrir os olhos. Lutar por um jornalismo decente e de qualidade no nosso estado.

Comentários

Rafael França disse…
É a miséria alheia dando espetáculo, amigo. Ética, respeito e bom senso passam longe do Sr. Raimuno Varela, do Sr. José Eduardo e do imbecil do "Na mira" - o seu nome eu desconheço; que pena! E eu que achava que o pseudojornalismo era uma característica de Adriana Quadros; fui injusto: ela é apenas atrapalhada e, vez por outra, inconveniente, quando nos faz sorrir pelas manhãs ao lado de Genildo, na TV BAHIA. Você disse bem. E entre os interesses políticos escusos da TV BAHIA e a baixaria sem precedentes da TV ITAPOAN e da TV ARATU, fico com a primeira opção: lá eles ainda ajudam os desaparecidos e os desempregados. Texto perfeito, amigo. É um grito, na verdade. Salvador precisa abraçar essa causa.

RF
Gabriel França disse…
É um absurdo, realmente! Esses programas sensacionalistas chegam a dar nojo! Usam imagens apelativas para atrair o público, sem contar o horário inadequado em que são passados. A hora do almoço deveria ser respeitada, pelo menos.
Além de tudo isso, ainda tem a demora de apresentar a droga da matéria. Ficam mais de meia hora enrolando, repetindo uns trechos da matéria pra prender o 'povo' frente à TV.
Dessa forma, prefiro aturar a muito atrapalhada Adriana Quadros.
Valeu, velho, pelo texto. Há muito tempo já estava indignado com isso, e você fez bem em externar uns sentimentos e idéias que eu acredito que muitos também tem.

Abraço!
tio bay disse…
É isso aí Tiguinho!

Profissionalismo é um atributo inexistente na maioria dos nossos representantes na mídia...

Quando se caminha pela imprensa esportiva o sentimento de revolta se agiganta... ouvir 'pobrema' é tão comum quanto ouvir Varela dizer que "o jogo é jogado nas quatro linhas."

Breve Rafa estará ensinando na prática como se faz jornalismo com decência.

Aproveito para parabeniza-lo Rafa. A sua conquista é de todos nós!
Parabéns Tiago pela coragem de encarar o problema.

tb
Joás Designer disse…
Graças a Deus não tenho contato com esses programas aqui da bahia!!! porém, sei que é ridícula a forma que são transmitidas as notícias da nossa capital!!

parabéns pelo texto!! está 10!!!
Anônimo disse…
Começo lhe parabenizando Tiago,pois,o seu texto é ótimo.Realmente,hj em dia,não temos mais programas de bom conteúdo em nossa capital bahiana.Antes tinhamos Casemiro Neto no Bahia meio dia,que era até meio interessante,e hj o tranformaram em um tremendo palhaço,apresentador de um programa chamado Q venha o povo,onde o o assunto mais comentado do programa é uma tal de "GATA MALVADA",temos também Zé Eduardo,antes apresentador de um Se liga bocão com conteúdo,e agora um Se liga bocão de repetições,enquanto o Na mira mostra três casos diferentes,ele ainda fazendo a chamada do mesmo. Bom, aí vem esse tal de Na mira,que não é o programa da Xuxa, e mt menos a Disneylândia,lá o sistema é bruto.Esse aí eu prefiro nem comentar. PARABÉNS NOVAMENTE!!!
Analu disse…
A muito não assisto os programas daqui.. Boa parte porque cansei dos escândalos, e os canais pagos são extremamente mais atrativos e ligeiramente instrutivos que esses programas..

Mas volta e meia escuto alguém falando sobre algumas dessas 'reportagens' sensacionalistas absurdas.. abusos, assaltos, desrespeito.. enfim todas as variações que possam girar em torno da violência, expondo de forma irresponsável a história das vítimas, e chocando "sem necessidade" e de forma igualmente irresponsável famílias inteiras.. Isso quando não mostram a 'cultura popular' da bahia(com mulheres semi-nuas, e homens semi-analfabetos cantando refrões monossilábicos)!
Excelente texto! Parabéns..
mesmo não estando ciente de tudo o que se transmite na mídia baiana, partilho das tuas opiniões!

bom, beijo!
;*
Anônimo disse…
Os programas já citados no texto e por vocês realmente enojam qualquer pessoa de bom senso. Obrigado pela participação de vocês!

Taise, obrigado pelo comentário! Você e Joás são benvindos.

Abraços
Anônimo disse…
Eu concordo plenamente, afinal o jornalismo dessas emissoras so querem ridicularizar e ganhar audiencia, tornando um caso serio numa piada. Sempre que vejo o se liga, percebo que assuntos serios sao tratados como brincadeira, e penso que materia ridicula, eles brincam com a miseria alheia.
Quéren disse…
Programas sensacionalistas sem teor de informção, ética e descência.O pior é que o ibop sempre anda nas alturas.As pessoas se divertem em ver as desgraças alheias...pessoas em estado de miséria, crianças sendo maltratadas e abusadas por pais, familiares, é isso que alegra essa gama de irracionais. Fora a repetição, as palavras ambíguas, as frases bizarras que ficam gravadas nas mentes das crianças, mulheres semi-nuas dançando na frente das câmeras...É disso que o brasileiro gosta!Informção, competência, entretenimento de qualidade...ónde andam essas coisas?
Basta de tanta miséria!
E a diferença fazemos nós, não assistindo esses programas ridículos que só provam o quanto o ser humano tem decaido.

Parabéns Ti por mais um texto que nos leva a pensar em como mudar.

Postagens mais visitadas deste blog

EDMÉIA WILLIAMS - UM EXEMPLO DE FORÇA E CORAGEM

Vivemos em um mundo altamente egoísta. São raras as ações de humanitarismo e solidariedade. Por isso mesmo, elas merecem grande destaque. São poucos os relatos de pessoas que abandonam o seu cotidiano e a sua comodidade para contribuírem para o bem-estar do próximo. A “personalidade da semana” do INTITULÁVEL é uma dessas exceções da sociedade hodierna. Edméia Willians nasceu em Santarém, interior do Pará. Entretanto, sua família migrou para Salvador, na Bahia, onde ela passou a maior parte de sua vida. Aqui ela cresceu, realizou seus estudos, se casou, constitui família e obteve os bacharelados em Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Música. A sua vida era normal, como de muitos. Passou a morar no Rio de Janeiro, devido ao emprego de seu marido. Chegou até a morar no Iraque, ainda na época de Sadan, também por motivos profissionais relativos ao seu esposo. Tudo transcorria normalmente até que duas tragédias mudaram a história de sua vida. Em um período muito curto, Edméia perdeu o seu es

POR DENTRO DA CAIXA DE PANDORA

Mais uma operação da Polícia Federal. Seu nome: CAIXA DE PANDORA. Os resultados: corrupção, caixa dois, mensalão. Envolvidos: José Roberto Arruda (DEM) - governador do Distrito Federal , Paulo Octávio (DEM) - vice-governador, Durval Barbosa (o delator) - secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal e mais uma corja enorme de deputados distritais corruptos. E o que podemos aprender com tudo isso? Vamos começar pelo excêntrico nome da operação policial. Pandora é uma personagem da mitologia grega, considerada a primeira mulher, filha primogênita de Zeus. A famosa Caixa de Pandora era usada por ela para guardar lembranças e a sua mente. A tragédia aconteceu quando ela guardou lá um colar que seu pai havia dado a ela. A caixa não podia guardar bens materiais e por isso o colar foi destruído. Pandora entra em depressão e tenta dar fim na caixa, mas ela era indestrutível. Por fim, ela se mata, por não conseguir continuar vivendo carregando aquela maldição. Comumente, a expres

TELA AZUL

Meu recente deslumbramento com a qualidade dos livros de Fernanda Torres permitiu que eu olhasse o livro da Maitê (É duro ser cabra na Etiópia) com olhar caridoso, adquirindo-o para o longínquo voo. A leitura diferente e intrigante, com textos de vários autores desconhecidos, rememorou em mim que o meu prazer de ler sempre foi equivalente ao de escrever. Apesar da voracidade para acabar o livro, a rinite estava atacada. Além disso, os últimos dias haviam sido bem cansativos. Decidi, então, tentar cochilar. Fone no ouvido, voo de cruzeiro. O barulho das crianças no assento de trás não era mais tão perceptível. O avião estava acima da enorme nebulosidade e eu observei a luminosidade variando na asa para avaliar possíveis turbulências. Tudo planejado, era hora de tentar dormir, coisa rara para mim em voos. Entre as variadas cochiladas, a mente tentava conciliar o descanso exigido e a consciência plena da situação. Num dos lampejos, após tornar a fechar os olhos, vi tudo azul.