Pular para o conteúdo principal

Eles estão de volta

Depois de quase um ano ausente dos nossos olhares, eles voltaram de forma ainda mais inovadora e atraente. O reality show intitulado ‘Big Brother Brasil’ – programa de grande sucesso da televisão brasileira- vem sempre acompanhado do seu inseparável companheiro: o racismo. Desde a primeira edição eles não se separaram por motivo algum. Talvez seja a ‘regra’ número um do programa: Apenas um negro por edição. Mas não levemos tão a sério esse fato, pois existem outros tantos que podem nos intrigar ainda mais.
Detentora da maior audiência no meio televisivo, a Rede Globo é realmente sensacional. Com seus programas jornalísticos – que levam a notícia ao telespectador da maneira que acham melhor, escondendo o que não quer que os mesmos saibam, para impor, de alguma forma, o modo ‘Globo’ de pensar – e esportivos se destaca em relação às demais emissoras. Para termos uma idéia, o melhor programa de humor e cultura, da Rede Globo, passa em um horário pouco convencional, à meia-noite, que é o Programa do Jô.
Voltemos à euforia do BBB. Parece que há sempre um padrão para os convocados, se é que existem realmente convocados. De 12 participantes, os perfis são sempre os mesmos: no mínimo umas quatro gostosas, um lutador de alguma coisa, uma barraqueira, um fumante, um cara malhado, um idiota, uma nordestina – que é sempre ridicularizada -, um negro e uma pessoa de mais idade. Seria isso um absurdo? Absurdo porque, já que tudo é previamente armado? Há quem pense que o Big Brother não tem qualquer tipo de preconceito, pois ‘pelo menos colocou um negro’. Santa paciência! Quem eles pensam que são? E o mais curioso de tudo, é que o telespectador está lá, toda noite acompanhando aquilo. O que é aquilo, afinal? A emissora ainda tem cara de pau de colocar no slogan algumas vezes assim: “Cultura, a gente vê por aqui.”
Algo está muito errado, pois esse é o programa que mais tira o dinheiro do povo curioso e o que mais dá audiência.
Eles voltaram sim: o Big Brother, o racismo (de volta no Big Brother, pois na TV ele está sempre presente) e toda a corja que só faz alienar cada vez mais o povo!
É lastimável perceber que uma emissora com o estatuto da Rede Globo não faça nada que preste em prol da educação do nosso país.
Bem, se você não mandou sua fitinha de inscrição, é uma pena, pois os ‘convocados’ já foram selecionados e você vai ter que acompanhar essa ‘BIG’ história pela televisão. Fica pra próxima.
Agora é só espiar, se você quiser, é claro!

GF

Comentários

Quéren disse…
BBB, big bosta no Brasil. Sendo grotesca? Talvez.
Mas é quase isso.
Confesso q já perdi meu tempo assistindo essa comédia da vida ridicularizada, mas fazer o q? os tempos mudaram, as opniões, os pensamentos...por tanto te apoio 101%, de besteirol já basta.
Amei seu texto primo, ñ para ñ que sua obra prima ta vindo por aí.
BJ
Rafael França disse…
Sinto muito, meu irmão, mas acho que você está equivocado... O BBB neste ano vem com uma outra cara: o apelo contra a pobreza e contra a insuficiência da educação em nosso país serão as principais atrações dos "paredões". Você não viu? Ah, é verdade, você não estava no meu sonho. rs... Estamos novamente subjugados a presenciar à exploração humana através da tevê, amigo. Você acha que o famigerado "criança esperança" arrecada muito? Então você precisa ter acesso à conta do "big bosta" para entender a "importância do negócio" para a emissora mais altiva do meio televisivo nacional. Foi muito importante o seu texto; me fez lançar a você, num efeito bumerangue, as palavras que você utilizara outrora para aclamar a um dos meus textos: "você continua a surpreender". Parabéns! Infelizmente, teremos de conviver, inevitavelmente, com as transmissões diárias ao lado das nossas amáveis mãe, irmã e prima - elas gostam muito do showzinho. Torço para que haja entre os participantes um suicida para mandar todos tomarem no "uc" por todos os ângulos diferentes.

RF
Anônimo disse…
Não tenho nem comentários a fazer! O besteirol que o BBB demonstra ratifica todas as críticas. Uma pena mesmo é que o povo gosta. Para aqueles que dizem assistir por falta de opção (como eu já fiz um dia), aqui vai uma programação completa.

SEGUNDA: RODA VIVA na TVE e CQC na BAND

TERÇA: se o flme de CINEMA ESPETACULAR no SBT não prestar, assista ao OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA na TVE

QUARTA: desligue a TV e vai ler um livro

QUINTA: OPINIÃO NACIONAL NA TVE

SEXTA: PROVOCAÇÕES NA TVE ou TELA DE SUCESSOS no SBT

SÁBADO: sai um pouco para passear

DOMINGO: desligue a TV e vai fazer um programa em família, como assistir a um bom filme locado.

Valeu pelo texto primo! Vamos manter o ritmo do INTITULÁVEL em 2009!

Um abraço
Gabriela Farias disse…
Excelente texto.
De fato é preciso concordar com você. O BBB é um programa totalmente fútil, com participantes totalmente vazios que conseguem a fama de um maneira extremamente vulgar e não como grande êxito por um trabalho artístico bem realizado, como deveria ser.

O que mais me deixa triste é que milhões de pessoas todas as noites estão lá dando ibope para essa pobreza intelectual que representa o BBB.

No mais, quero parabenizar "Bielo" pelo texto. Esse é o caminho, meu irmão.

Beijos

Gabriela Farias
Analu disse…
Concordo com alguns aspectos.. acho extremista demais a questão do racismo.. ahaaha acho tolice tentar 'sugerir' a nossa adorável Rede Globo qualquer forma de programa que auxilie na educação.. Afinal, isso não é rentavel, não pra eles! Nem a curto (as pessoas mudariam de canal) nem a longo prazo (depois de educadas, as pessoas desligariam esse pseudo-veículo de informações)..
Convenhamos, o programa é literalmente uma droga.. mas é uma jogada de mestre! É o tipinho de coisa idiota que aguça a curiosidade de mentes ociosas.. Fora que em um paredão eles ganham mais do que o que gastam durante todo o programa!
Obviamente, vai haver quem apoie sem pestanejar o que vc escrevu, os que defendam cegamente o BBB e programinhas afins..
Eu simplesmente acho que a programação da tv aberta, tudo nela.. é um impulso pra aumentarem as assinaturas dos canais fechados..
neles você até encontra volta e meia, coisas educativas ou opções mais aproveitáveis!
Anônimo disse…
Esse é o grande Gabriel! Com o seu "Eles estão de volta", ELAS AGORA ESTÃO DE VOLTA! Gabriela Farias andava sumida, mas reapareceu. Anaalu é neófita em comentários, mas acho q já deve nos acompanhar há algum tempo!Seja bem vinda também! Obrigado a vcs por lerem nossos textos e por comentarem também. Só GABRIEL mesmo para incendiar o INTITULÁVEL!

Abraços a todos
Gabriel França disse…
hehe... Queria eu puder incendiar alguma coisa, mas já que meu texto chamou o público feminino de volta, eu fico muito feliz.
Devo agradecer também à participação de "Analu", que contribui pela primeira vez com o nosso blog! Seja muito bem-vinda!
Valeu.
Abraço à todos.

Postagens mais visitadas deste blog

EDMÉIA WILLIAMS - UM EXEMPLO DE FORÇA E CORAGEM

Vivemos em um mundo altamente egoísta. São raras as ações de humanitarismo e solidariedade. Por isso mesmo, elas merecem grande destaque. São poucos os relatos de pessoas que abandonam o seu cotidiano e a sua comodidade para contribuírem para o bem-estar do próximo. A “personalidade da semana” do INTITULÁVEL é uma dessas exceções da sociedade hodierna. Edméia Willians nasceu em Santarém, interior do Pará. Entretanto, sua família migrou para Salvador, na Bahia, onde ela passou a maior parte de sua vida. Aqui ela cresceu, realizou seus estudos, se casou, constitui família e obteve os bacharelados em Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Música. A sua vida era normal, como de muitos. Passou a morar no Rio de Janeiro, devido ao emprego de seu marido. Chegou até a morar no Iraque, ainda na época de Sadan, também por motivos profissionais relativos ao seu esposo. Tudo transcorria normalmente até que duas tragédias mudaram a história de sua vida. Em um período muito curto, Edméia perdeu o seu es

POR DENTRO DA CAIXA DE PANDORA

Mais uma operação da Polícia Federal. Seu nome: CAIXA DE PANDORA. Os resultados: corrupção, caixa dois, mensalão. Envolvidos: José Roberto Arruda (DEM) - governador do Distrito Federal , Paulo Octávio (DEM) - vice-governador, Durval Barbosa (o delator) - secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal e mais uma corja enorme de deputados distritais corruptos. E o que podemos aprender com tudo isso? Vamos começar pelo excêntrico nome da operação policial. Pandora é uma personagem da mitologia grega, considerada a primeira mulher, filha primogênita de Zeus. A famosa Caixa de Pandora era usada por ela para guardar lembranças e a sua mente. A tragédia aconteceu quando ela guardou lá um colar que seu pai havia dado a ela. A caixa não podia guardar bens materiais e por isso o colar foi destruído. Pandora entra em depressão e tenta dar fim na caixa, mas ela era indestrutível. Por fim, ela se mata, por não conseguir continuar vivendo carregando aquela maldição. Comumente, a expres

TELA AZUL

Meu recente deslumbramento com a qualidade dos livros de Fernanda Torres permitiu que eu olhasse o livro da Maitê (É duro ser cabra na Etiópia) com olhar caridoso, adquirindo-o para o longínquo voo. A leitura diferente e intrigante, com textos de vários autores desconhecidos, rememorou em mim que o meu prazer de ler sempre foi equivalente ao de escrever. Apesar da voracidade para acabar o livro, a rinite estava atacada. Além disso, os últimos dias haviam sido bem cansativos. Decidi, então, tentar cochilar. Fone no ouvido, voo de cruzeiro. O barulho das crianças no assento de trás não era mais tão perceptível. O avião estava acima da enorme nebulosidade e eu observei a luminosidade variando na asa para avaliar possíveis turbulências. Tudo planejado, era hora de tentar dormir, coisa rara para mim em voos. Entre as variadas cochiladas, a mente tentava conciliar o descanso exigido e a consciência plena da situação. Num dos lampejos, após tornar a fechar os olhos, vi tudo azul.