Proponho uma pequena pausa na preocupação dos leitores a respeito dos problemas do nosso país, para tratarmos de um assunto que tem tirado o fôlego da maioria dos brasileiros: o futebol.
O que seria do nosso domingo sem o futebol? Qual seria a graça? O que seria do brasileiro sem esse esporte? Eu, particularmente, não sei responder. Verdade é que os nossos domingos divertidos e emocionantes estão se acabando. Não haverá mais aquela torcida, nem aquela contagem de pontos, muito menos os freqüentes xingamentos aos nossos craques.
Eu falo, mais especificamente, do campeonato brasileiro, que teve agora neste último domingo a sua penúltima rodada. O campeão ainda não está definido, nem todos os rebaixados. A torcida são-paulina continua eufórica, pois o título está muito próximo do Morumbi, porém, os Gremistas não desistem e ainda sonham com esse título. Esse campeonato brasileiro marcou a volta de um time grande, o Vitória. Adorado pelos blogueiros do INTITULÁVEL, o time de Salvador voltou a dar alegrias aos seus torcedores pela enorme personalidade demonstrada durante todo o campeonato. O plano era simplesmente não ser rebaixado, porém o ‘Vitória da Bahia (rsrs)’ conseguiu se classificar para sua primeira competição internacional, a Copa Sulamericana. Podemos destacar também, neste campeonato, a péssima atuação dos vascaínos, candidatos ao rebaixamento. A briga pelo acesso à Copa Libertadores continua intensa, com Flamengo, Cruzeiro e Palmeiras disputando as duas últimas vagas. Podemos dizer que o Grêmio foi a grande surpresa desse campeonato, pois tem um time mediano e obteve grandes feitos. E o que dizer então de Renato Gaúcho? Um treinador que foi vice-campeão da Libertadores, e no mesmo ano briga pra não cair? O mesmo Renato, em uma entrevista, declarou que nunca mais assumiria um time ameaçado de rebaixamento. Pobre Renato, só veio perceber agora que se deu mal.
Esse foi sem dúvida o campeonato mais disputado de todos os tempos. Não existiu time fraco e forte, o equilíbrio foi grande. Não temos realmente os melhores estádios do mundo, como os europeus, porém temos o melhor e o mais emocionante campeonato de todos.
Enquanto Muricy Ramalho e Celso Roth disputam o título de melhor treinador do Brasileirão, Kleber Pereira, Keirrison, Alex Mineiro e Washington disputam a artilharia do campeonato. Ipatinga e Portuguesa voltarão à segunda divisão no ano que vem, porém Vasco, Atlético Paranaense, Náutico, Figueirense e Santos lutam para não acompanhá-los nessa triste trajetória.
Vale à pena ficar ligado na telinha para acompanhar a próxima rodada que, com certeza, será muito emocionante. Torcer, secar o adversário, tudo isso é válido nesse próximo domingo. ‘Haja coração!’.
Meus domingos mudarão, é verdade. Terei de arranjar novas formas de diversão e emoção aos domingos. Tarefa árdua!
O futebol é a nossa paixão. Vamos torcer para que o próximo ano seja ainda melhor para nossos clubes prediletos.
O campeonato brasileiro vai levar embora, neste domingo, o nosso querido futebol, porém dos nossos corações ninguém o tira!
GF
Comentários
Parabéns meu primo. Ótimo texto!
RF
Abraços!