Pular para o conteúdo principal

Mais um doce novembro

Levei 336 dias à sua espera. Acaba de chegar um dos meses mais importantes e apaixonantes do ano. Talvez o segundo ou o terceiro: dezembro é sempre muito atraente por causa das festividades e das projeções realizadas por todos os homens quando o ano seguinte já começa a ganhar corpo; e janeiro por causa da esperança por um mundo melhor e da ligeira sensação de renovação espiritual e psicológica. Mas, na verdade, o mês de novembro dispensa comparações: é o mês ideal para avaliar os sucessos e/ou insucessos na vida profissional e/ou acadêmica e é o mês que traz à tona o resultado dos amores ardentes de fevereiro.
Em 2001, Pat O’Connor dirigiu – com maestria – a regravação de um dos filmes mais elogiados pela crítica na época – a sua primeira versão chegou às telas de cinema em 1968: “Sweet November” (Doce Novembro). O drama, estrelado por Keanu Reeves (Nelson Moss) e Charlize Theron (Sara Deever), revela uma história de um amor incomum, interpretada por atores de forte integração e alimentada por um foco romântico importantíssimo para a caracterização do romance. Esta história de um atarefado executivo que se apaixona por uma jovem e lhe propõe um namoro de apenas um mês e que, posteriormente, passa a viver sob a inevitável tentação de quebrar a promessa, acaba de me jogar de volta às recordações dos últimos novembros que vivi.
Eu, levado pelas lembranças mais recentes, me senti protagonista do filme ao encontrar-me perdido com a minha namorada pelos cenários da bela cidade em que vivo, durante o mês em questão. Íamos a pé e de mãos dadas pelas ruas quase desertas, com ela a me contar histórias da época da sua inusitada adolescência e a sorrir docemente a cada declaração apaixonada que escapava livremente da minha boca e eu – com os olhos quase fixados em seu corpo - a cultuá-la deliberadamente. Envolvido pelo emaranhado das inéditas sensações que o momento me proporcionava – mesmo depois de alguns meses de namoro – encontrei nela, desde os nossos primeiros passos quase sem destino, novas feições e colorações que somente o mês de novembro – logo concluí – seria capaz de revesti-la com inigualável magnitude. Ela – silenciosa e instintivamente - acabava de me fazer um desafio: como suportar a sua doce companhia e não me atentar contra o pudor existente numa sociedade civilizada?
O silêncio que sucedeu à pergunta acima serve também para acalmar os ânimos. O forte calor – típico do décimo primeiro mês do ano – me impediu de continuar a descrever uma das cenas mais felizes da minha vida. Como de costume, ontem comemorei a chegada deste mês que sempre me trouxe grandes alegrias e já passei a buscar no meu amor - como quem procura a nova fantasia que a época mais mágica do ano reservou para nós – os místicos vestígios de uma incomensurável paixão. A cada novo encontro, uma nova descoberta. Já me flagrei - em apenas dois dias - envolto e irremediavelmente entregue a toda a sua magia.
Acompanhado da indicação – para quem ainda não viu – do filme citado no texto, deixo registrada a transcrição de um convite feito por uma época cheia de realizações: “notar o sol, a natureza e a vida é como encarnar “Nelsons” e “Saras” e buscar as nossas loucuras particulares há muito adormecidas e solidificá-las por durante estes trinta dias”. Sejam, portanto, bem vindos a mais um doce mês de novembro.

RF

Comentários

Anônimo disse…
Mais um excelente texto! E esse foi caprichado! Mas eu discordo: SETEMBRO é o melhor mês do ano. Espero que esse mês de novembro seja realmente doce para todos nós!
Meu Deus... não consigo parar de ler esse blog e tudo culpa de Gabriel. Parabéns pelo texto, muito bom! E principalemnte: me identifiquei bastante com a história. Os textos de vcs são belíssimos, com conteúdo, um leitura extremamente agradável. Agora posso dizer q minhas horas vagas na internet se tornaram proveitosas graças ao blog. Abraços e beijos para todos os membros.

Gabriela Farias
Rafael França disse…
Tiagãaao, vc sacou o espírito da coisa né, véio?? rs... Mas, aniversários à parte, o mês de novembro é mesmo diferenciado. Gostei de ver vc puxando a coisa pro seu lado... rs... Deixe eu agradecer a Gabriela Farias, que ultimamente tem ajudado a preencher as páginas de comentários dos posts e já nos deu mostras de que é gente inteligente como a gente também... Tens bom gosto, Gabriela... Seja muito bem vinda e o convite feito por Tiago agora eh reforçado: se quiser contribuir, passa o email pra Gabriel que ele te manda o link pra ser colaboradora e expandir esse negócio.

RF
Gabriel França disse…
Cada um puxando pro seu mês de aniversário. E seguindo essa onda, eu digo que o melhor mês é Outubro!
Mais um belo texto do meu irmão, que não cansa de nos prestigiar com sua agradabilíssima escrita.
Um ótimo novembro para todos nós.
Preciso discordar dos caros, para dizer que julho, por motivos óbvios, é o melhor mês do ano. Mas novembro tbm é fascinante. Rafael parabéns pela escolha do tema! Esse texto já me fez enxergar novembro com outro olhos. Obrigada por essa visão!

Gabriela farias
Adson Erlo disse…
Mais um belo texto de Rafael !
Concordo sim... novembro é melhor mês do ano..rs
Parabéns pelo texto, continue assim velho.
Anônimo disse…
Você está realmente demais, RAFAEL! Não resisti e loquei "DOCE NOVEMBRO" ontem. Assisti hoje com Amanda! São inúmeras lições nesse filme e algumas delas estão presentes em seu texto. Continue assim. Um forte abraço,

Postagens mais visitadas deste blog

EDMÉIA WILLIAMS - UM EXEMPLO DE FORÇA E CORAGEM

Vivemos em um mundo altamente egoísta. São raras as ações de humanitarismo e solidariedade. Por isso mesmo, elas merecem grande destaque. São poucos os relatos de pessoas que abandonam o seu cotidiano e a sua comodidade para contribuírem para o bem-estar do próximo. A “personalidade da semana” do INTITULÁVEL é uma dessas exceções da sociedade hodierna. Edméia Willians nasceu em Santarém, interior do Pará. Entretanto, sua família migrou para Salvador, na Bahia, onde ela passou a maior parte de sua vida. Aqui ela cresceu, realizou seus estudos, se casou, constitui família e obteve os bacharelados em Pedagogia, Filosofia, Psicologia e Música. A sua vida era normal, como de muitos. Passou a morar no Rio de Janeiro, devido ao emprego de seu marido. Chegou até a morar no Iraque, ainda na época de Sadan, também por motivos profissionais relativos ao seu esposo. Tudo transcorria normalmente até que duas tragédias mudaram a história de sua vida. Em um período muito curto, Edméia perdeu o seu es

POR DENTRO DA CAIXA DE PANDORA

Mais uma operação da Polícia Federal. Seu nome: CAIXA DE PANDORA. Os resultados: corrupção, caixa dois, mensalão. Envolvidos: José Roberto Arruda (DEM) - governador do Distrito Federal , Paulo Octávio (DEM) - vice-governador, Durval Barbosa (o delator) - secretário de Relações Institucionais do Distrito Federal e mais uma corja enorme de deputados distritais corruptos. E o que podemos aprender com tudo isso? Vamos começar pelo excêntrico nome da operação policial. Pandora é uma personagem da mitologia grega, considerada a primeira mulher, filha primogênita de Zeus. A famosa Caixa de Pandora era usada por ela para guardar lembranças e a sua mente. A tragédia aconteceu quando ela guardou lá um colar que seu pai havia dado a ela. A caixa não podia guardar bens materiais e por isso o colar foi destruído. Pandora entra em depressão e tenta dar fim na caixa, mas ela era indestrutível. Por fim, ela se mata, por não conseguir continuar vivendo carregando aquela maldição. Comumente, a expres

TELA AZUL

Meu recente deslumbramento com a qualidade dos livros de Fernanda Torres permitiu que eu olhasse o livro da Maitê (É duro ser cabra na Etiópia) com olhar caridoso, adquirindo-o para o longínquo voo. A leitura diferente e intrigante, com textos de vários autores desconhecidos, rememorou em mim que o meu prazer de ler sempre foi equivalente ao de escrever. Apesar da voracidade para acabar o livro, a rinite estava atacada. Além disso, os últimos dias haviam sido bem cansativos. Decidi, então, tentar cochilar. Fone no ouvido, voo de cruzeiro. O barulho das crianças no assento de trás não era mais tão perceptível. O avião estava acima da enorme nebulosidade e eu observei a luminosidade variando na asa para avaliar possíveis turbulências. Tudo planejado, era hora de tentar dormir, coisa rara para mim em voos. Entre as variadas cochiladas, a mente tentava conciliar o descanso exigido e a consciência plena da situação. Num dos lampejos, após tornar a fechar os olhos, vi tudo azul.