Pular para o conteúdo principal

Alcançando a maioridade

No Brasil, a pessoa que completa seus 18 anos de vida, é considerada maior de idade. Nessa etapa, que evidencia o começo da maioridade, o indivíduo já se torna responsável pelos seus atos, adquirindo obrigações e se responsabilizando civil e penalmente pelos seus atos.
Não entrarei no mérito das questões civis e jurídicas da juventude ao alcançar a maioridade. Partirei para outro ponto. Irei para o âmbito social e familiar, focando nas novas responsabilidades e inquietações dessa faixa etária.
Muitos pensam que completar 18 anos é verem-se livres dos pais. Como se a família só tivesse obrigação de cuidar até os 18 anos, e a partir daí, deixá-los por conta própria. Conheço muitos que têm mesmo essa concepção e, dessa forma, se angustiam com sua pouca idade e fazem planos para quando alcançarem a idade desejada. Acredito que não tem idade para receber cuidados familiares. A família é o princípio de tudo. É a parte mais importante da nossa vida. Porque, então, desprezá-la? Em troca de que? De uma liberdade enganosa? Não, não vale à pena.
Com dezoito anos é possível pagar inteira, receber correspondências, fazer cartões de crédito, locar DVD, tirar habilitação, votar (obrigatoriamente) e fazer uma série de outras coisas. Encarar essa nova realidade, inicialmente, pode ser complicado, mas o ideal é que haja toda uma preparação psicológica pra enfrentar essa nova fase. Para alguns, é como se o mundo se abrisse, oferecendo inúmeras oportunidades, embora nem sempre sejam benéficas. É a idade de esquecer um pouco as molecagens e encarar a vida com mais seriedade. É o momento de perceber o que de verdade acontece no mundo, em relação ao mercado de trabalho. É uma nova e instigante etapa da vida.
Indo de lado inverso à maioria dos rebeldes adolescentes, eu não pretendo ocultar dos meus pais qualquer tipo de coisa, ou sentir-me livre de qualquer cobrança. Não é a idade física que nos isenta de sermos cobrados e, sim, a idade mental.
Mas, qual o porquê de tanta preocupação com as pessoas que completam 18 anos? Ora, pois dentro de poucas horas ingressarei nesse grupo. O dia 22 de outubro tem um significado muito especial pra mim. É a data em que nasci e que aprendi a gostar e valorizar. É uma bela data.
Pra ser bem sincero, acredito que não irá mudar muita coisa em minha vida. Acho que terei de ser um pouco mais responsável pelas minhas ações, pois já posso responder pelas mesmas. Será, também para mim, uma nova experiência, no qual espero estar preparado para enfrentar as eventuais dificuldades e poder continuar usufruindo da vida com sabedoria e responsabilidade.
Que esse rápido texto tenha servido para aliviar um pouco da minha ansiedade em completar mais um ano de vida. Essa foi a minha última postagem com 17 anos, embora não queira dizer muita coisa. Mas, de uma coisa eu tenho certeza: na próxima vez que eu postar, já serei ‘de maior’, portanto, me respeitem (rsrsrs).
GF

Comentários

Unknown disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse…
É veei, 18 anos significa muuita coisa, mas vc saberá o q fazer com ela, que com essa nova fase em sua vida, vc possa ter um olhar diferente sobre o mundo que te rodeia.
E completando a frase "Locar dvd" (Pornô)
Quéren disse…
Ah, que saudades que eu tenho da aurora da minha vida, da minha infância querida, que os anos não trazem mais... disse essa frase quando chguei no cinema e a atendente disse que eu pagaria inteira. R$17,00. A maior idade pode se tornar um pesadelo. Meu bolso que o diga.
FOra isso primo, FELIZ ANIVERSÁRIO antecipado, que você faça muitos anos de vida e tome vergonha na cara e volta a escrever no blog. Te amamos!
BJ
Quéren disse…
Este comentário foi removido pelo autor.
Tio Bay disse…
Meu querido sobrinho,

Tive muitos colegas de infancia que conseguiram chegar nessa idade... cada ano é um privilégio.

O que me deixou feliz foi a sua visão de família. QUE NADA MUDE ESSE SEU PENSAR.

FELIZ ANIVERSÁRIO.
Anônimo disse…
EU NÃO ESQUECI DE SEU ANIVERSÁRIO! Mas não tive como ligar. De antemão: meus PARABÉNS e que Deus possa prolongar os seus dias, te dando paz e saúde. Sobre a MAIORIDADE,não é só uma mudança cronológica. Realmente nos afeta psicologicamente. É hora de compromisso, definições, tomada de decisões. A partir de agora aos olhos da lei você já é imputável. E aos olhos dos que te cercam, você já está pronto para voar - viver a vida da sua maneira, mas conservando todos os princípios já adquiridos. Desejo a você tudo de bom em sua vida estudantil, amorosa e profissional. E que você não abandone os primos quando ficar atefado como eu estou hoje. Que você possa sempre alegrar o INTITULÁVEL com as suas palavras. UM FORTE ABRAÇO,

Tiago França (o primo q vai te ver e volta em 15 minutos pra tocar violão e lavar roupa...rsrs)
Rafael França disse…
Aproveite sempre, irmão. Viva intensamente. É isso o que deve ser feito nesta e em todas as outras fases de sua vida. E, no mais, vou lhe parabenizar pelo texto: achei válidas todas as divagações sobre os desafios desta idade, que também é muito tenra, acredite. Um abraço do seu irmão que, no dia 22/10, lhe deu outros tantos abraços de felicitações.

RF
Jaqueline disse…
Não direi parabéns... Até mesmo porque já estou atrasada lendo esse texto. Não consigo discordar de uma palavra que você se prontificou a escrever. De fato, chegar a maioridade nos assusta (pelo menos para mim foi assustador). Lembro-me de ter chorado muito qdo fiz 18 mas... passou... Qdo somos mais novos fazemos muitas cogitações do q será nossa vida futura. Mas qdo chegamos e não vemos tudo o q queríamos... nos decepcionamos.
Por isso nem conto mais q minha idade (rsrsrsrsrsrs).

BeijoO Bieeeel sabe que eu te amO neh?